segunda-feira, 4 de agosto de 2014

MEC lança portal do Plano Nacional de Educação

Wilson Dias/Agência Brasil
O Ministério da Educação e Cultura (MEC) lançou, nesta segunda-feira (4), o Portal do Plano Nacional de Educação (PNE), Planejando a Próxima Década. A cerimônia de lançamento contou com a participação dos ministros da Educação, Henrique Paim, e da Ciência, Tecnologia e Inovação, Clelio Campolina Diniz, de secretários do MEC e de representantes de entidades ligadas à área educacional.

O site foi idealizado com objetivo de fornecer aos gestores públicos, material de apoio que auxilie na elaboração dos planos estaduais e municipais. Nele é possível consultar dados dos municípios e estados, e acessar sugestões personalizadas de trajetórias para o cumprimento das metas.


Para o ministro da Educação, Henrique Paim, os planos têm que ser construídos a partir do trabalho integrado. “A pactuação [deve ser] entre União, estados e municípios na construção do plano. E também esse trabalho em rede, envolvendo todos os colaboradores com orientação técnica.”
O titular da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (Sase), Binho Marques, destacou que o portal representa a largada para a construção dos 5.570 planos municipais de educação, assim como dos 26 estados e do Distrito Federal. “Os planos serão resultado do pacto com cada unidade da Federação”, explicou o secretário.

Além de subsídios técnicos, o portal também é uma ferramenta para que a sociedade acompanhe a situação de estados e municípios em relação à meta nacional.


O portal ‘Planejando a próxima década’ está divido em três áreas. A partir da página inicial é possível acessar o menu ‘Conhecendo o PNE’, ‘Alinhando os Planos de Educação’, ‘Construindo as Metas’ e ‘Trabalhando Juntos’.



Fonte:
Portal Brasil com informações do Ministério da Educação e Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário