terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Estudo britânico diz que dieta mediterrânea é a melhor forma de combater a obesidade

Ao invés de contar calorias ou investir em um regime restritivo, o ideal é seguir a dieta mediterrânea para emagrecer. Essa é a recomendação feita pelo serviço oficial de saúde britânico, através de um estudo publicado no Postgraduate Medical Journal.

Como já se sabe, a alimentação que privilegia alimentos como peixes, nozes e azeite tem benefícios marcantes para a saúde e para a perda de peso. A novidade é que, de acordo com os pesquisadores, a dieta mediterrânea é melhor que regimes com pouquíssima quantidade de gorduras para emagrecer com saúde e definitivamente. Segundo o estudo, é preciso priorizar os alimentos saudáveis e deixar de lado a contagem de calorias.

Como é a dieta mediterrânea?

Enem será aplicado nesta terça e quarta a 38 mil privados de liberdade

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 para os candidatos privados de liberdade será aplicado nesta terça (9) e quarta-feira (10) em todo o país às 13h (horário de Brasília). Este ano estão inscritos 38.101 candidatos que cumprem medidas socioeducativas, crescimento de 25,65% em relação ao ano passado.

O exame segue o mesmo modelo e regras do aplicado aos alunos da rede de ensino regular realizado em novembro. No primeiro dia, os candidatos terão quatro horas e 30 minutos para responder as 90 questões de ciências humanas e ciências da natureza. No segundo dia, será a vez das provas com 90 questões de linguagens e códigos e de matemática, além da redação, no total de cinco horas e 30 minutos de duração.

As inscrições no Enem PPL foram feitas via internet pelos responsáveis pedagógicos de cada instituição. Eles também são encarregados do acesso aos resultados, da divulgação das informações do exame aos inscritos e do encaminhamento dos candidatos ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e a outros programas voltados para a educação superior.

Sonda da Nasa que hibernava acorda para começar missão rumo a Plutão

Concepção artísitca da espaçonave New Horizons, atualmente em rota rumo a Plutão, é mostrada nesta imagem divulgada pela Nasa (Foto: Reuters/Science@NASA)
Depois de nove anos e uma jornada de 4,8 bilhões de km, a sonda robótica New Horizons, da Nasa, foi acordada da hibernação para dar início à sua missão sem precedentes: o estudo do planeta anão Plutão e seu lar, o Cinturão de Kuiper.O "despertador" estava preparado para tocar neste sábado (6) e, 90 minutos depois, o veículo já começou a transmitir informações para a Terra sobre suas condições, incluindo o dado de que estava de volta ao modo "ativo".
A observação científica de Plutão, suas muitas luas e outros corpos no quintal congelado do Sistema Solar começam em 15 de janeiro, segundo o gerente do programa.
Plutão fica no Cinturão de Kuiper, uma região de miniplanetas congelados orbitando o Sol além de Netuno. É a última região inexplorada do Sistema Solar.


"É difícil subestimar a evolução que está acontecendo em nossa visão da arquitetura e do conteúdo de nosso Sistema Solar como resultado da descoberta do Cinturão de Kuiper", disse o cientista Alan Stern, líder da pesquisa. A sonda deve fazer sua maior aproximação de Plutão em 14 de julho.
Desde sua descoberta, em 1930, Pluão em sido um mistério, parcialmente por causa de seu tamanho relativamente pequeno. Cientistas lutaram para explicar por que um planeta com um raio de 1.190 km poderia existir além dos planetas gigantes de Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
Em 1992, astrônomos descobriram que Plutão, que fica 40 vezes mais longe do Sol do que a Terra, não estava sozinho em seu tamanho diminuto, o que levou a União Astronômica Internacional a reconsiderar sua definição de "planeta".
Em 2006, com a sonda New Horizons já a caminho, o título de "nono planeta do Sistema Solar" foi tirado de Plutão, que se tornou um planeta anão, categoria que tem mais de mil exemplares no Cinturão de Kuiper. Com a aproximação do New Horizons, cientistas estão ansiosos pela primeira espiada no domínio inexplorado.

Do G1

Cidade aprova lei contra doutrinação política na escola

Da Coluna Esplanada

Santa Cruz do Monte Castelo, no Paraná, será o primeiro município do País a adotar a Lei Contra Doutrinação Política e Ideológica nas escolas. A Câmara de Vereadores aprovou semana passada, por unanimidade, o Projeto de Lei Complementar nº 2/14, do vereador Armando Meira Garcia. O movimento é uma blindagem contra possíveis intervenções de secretarias municipais, estaduais ou até mesmo do Ministério da Educação que possam sugerir a ideologia de gênero ou política (socialismo, comunismo, bolivarianismo, contam os envolvidos) na grade curricular.