quarta-feira, 20 de abril de 2011

Véspera de feriado com chuva forte no Nordeste, Norte, RS e ES

Quarta-feira (20), véspera de feriado prolongado, e a chuva volta de forma intensa e generalizada no Rio Grande do Sul. Além disso, continua chovendo forte sobre o Nordeste e Norte e há previsão também de chuva forte no Espírito Santo.
No Rio Grande do Sul, a chuva intensa está associada à formação de uma nova frente fria. De acordo com a SOMAR Meteorologia, as chuvas mais fortes atingem a Metade Sul gaúcha, mas há previsão temporais também para a Capital Porto Alegre e para as cidades mais à noite, estas entre a noite e a próxima madrugada. Há risco de rajadas de vento de mais de 50km/h e de queda de granizo.

ACM Neto: "Não vamos aceitar retirar qualquer poder de fiscalização do TCU"

A oposição se articula para reagir no Congresso a ações do governo de tentar reduzir o poder de fiscalização do Tribunal de Contas da União (TCU) e flexibilizar as regras para licitações.

O líder do DEM na Câmara, ACM Neto (BA), anunciou que o partido vai obstruir os trabalhos na Comissão de Orçamento e que pretende levar a tática também para o plenário da Casa a partir da próxima semana, informa O Estado de S. Paulo.

Devido ao número reduzido de parlamentares da oposição no Congresso, porém, a obstrução poderá servir mais para marcar uma posição, arrastar algumas votações e forçar o debate do que para impedir o governo de aprovar suas propostas. 

Gasolina sobe 4,7% e pressiona meta de inflação

Depois dos alimentos, agora é a gasolina que pressiona a inflação. O preço do litro do combustível, que é misturado ao álcool, subiu em média 4,7% em quatro semanas, segundo a Agência Nacional do Petróleo. A alta pode levar a inflação de 12 meses a superar o teto de 6,5% em abril, informa a Folha Online
Ao se reunir hoje para definir a nova taxa básica de juros da economia --Selic--, o Copom (Comitê de Política Monetária) poderá levar em conta a recente disparada nas bombas. Desde o início do ano, esse etanol --que é diferente do vendido diretamente na bomba--dobrou de preço.

"O problema no etanol e agora na gasolina nos fez antecipar o estouro da meta", afirma o economista da corretora Máxima, Elson Telles.

João Paulo e a polêmica viagem de João da Costa

Em meio à polêmica viagem particular feita pelo prefeito do Recife, João da Costa (PT), no momento em que fortes chuvas atingem o município, o deputado federal João Paulo (PT) não perdeu a oportunidade de alfinetar o antecessor. Enquanto o gestor recebe críticas pelo seu afastamento por uma semana, o parlamentar ressaltou que, quando prefeito, tinha um princípio de não fazer viagens internacionais em situações propícias a emergências, mesmo em casos de compromissos oficiais.

“Qualquer viagem em que pudesse acontecer uma situação de emergência, eu repassava para o meu vice, Luciano Siqueira (PCdoB), ou algum outro representante. Eu tinha uma preocupação muito grande com isso”, destacou, em entrevista à Rádio Folha FM 96,7, ontem, informa o Blog do Magno.

Lula quer atrair nova classe média

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva quer que o PT abra o leque de alianças em São Paulo para conquistar o voto mais conservador da chamada nova classe média e dos “órfãos do malufismo e do quercismo”.

Em texto na semana passada, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso defendeu que o PSDB desista do “povão”, que já aderiu ao lulismo, e aposte na classe C, refratária ao petismo. Para “quebrar resistências” à sigla nesses redutos, o PT deve fazer alianças à direita e compor chapas com nomes conservadores no Estado, afirmou Lula ontem, em reunião fechada com dirigentes do partido.

“É importante escolher bons vices, que dialoguem com setores com os quais nós não conseguimos dialogar”, disse o presidente do PT-SP, deputado estadual Edinho Silva.
Fonte: Folha de S.Paulo

País tem mais 100 empresas notificadas por biopirataria

O Ibama notificou cerca de 30 instituições de pesquisa e 70 empresas – nacionais e multinacionais que atuam no Brasil – por biopirataria. As investigações se concentram em companhias de grande porte, que atuam nos ramos de cosméticos, medicamentos, alimentos e de biotecnologia. As notificações integram a segunda fase da Operação Novos Rumos, deflagrada em agosto de 2010.

Na primeira etapa, o Ibama fez 107 autuações no valor de R$ 120 milhões, mas nenhuma multa foi paga até agora. Em novembro daquele ano, a Natura foi multada em R$ 21 milhões, mas a empresa recorreu sob a justificativa de que a lei brasileira não era clara. Uma lei de 2001 proíbe o acesso não autorizado ao patrimônio genérico brasileiro, mas não estabelece como os royalties podem ser pagos, caso haja uso para fins comerciais.

terça-feira, 19 de abril de 2011

MST invade áreas no interior do Estado

Na madrugada desta terça-feira (19), foram ocupados seis novos latifúndios pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no interior do Estado. As ocupações fazem parte das ações do "abril vermelho", a jornada nacional de lutas do MST pela reforma agrária, que acontece em todo o Brasil, já soma 15 ocupações em Pernambuco, com 2.710 famílias acampadas, informa o blogueiro Nill Júnior.
 Confira o balanço das áreas ocupadas até o momento:

João da Costa faz turismo em Madri, enquanto Recife pede medidas emergenciais

A Coordenadoria de Defesa Civil do Recife (Codecir) registrou, até às oito horas de hoje, dezoito deslizamento de barreiras apenas no Recife. Enquanto isso, o prefeito João da Costa (PT) faz turismo em Madri com a mulher e o filho, aproveitando o feriadão da Semana Santa, informa o Blog do Magno. O feriado começa na quinta-feira, mas o prefeito embarcou domingo passado.
Os principais portais de notícias e blogs registram o tamanho do caos: queda de barreiras, vários pontos de alagamentos, escolas sem aulas, trabalhadores que não conseguiram ir trabalhar, casas e garagens de prédios tomados pela água, congestionamentos, canais transbordando.

Na Agamenon Magalhães, uma das principais avenidas do Recife, os motoristas estão desligando o motor dos carros por causa do enorme congestionamento. A via está completamente parada. O canal central da avenida transbordou nas imediações da Praça Otília, próximo ao Bompreço do Parque Amorim.

Chuva: Codecir registra 18 deslizamento de barreiras

É impressionante a falta de estrutura para enfrentar a chuva, seja na capital ou na Região Metropolitana do Recife. De acordo com a Coordenadoria da Defesa Civil do Recife (Codecir), pelo menos 18 barreiras deslizaram na capital pernambucana de ontem para hoje. Dos bairros com o maior número de deslizamentos, o órgão informou que três foram em Lagoa Encantada, três na UR-7 e outros dois no Jordão Baixo.

De acordo com o portal da Folha de Pernambuco, a  Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe), até às 8h30 desta terça-feira, registrou oito deslizamentos de terra, porém não informou os bairros onde ocorreram os incidentes. Os números da Codecipe, não batem com os da Codecir, da Prefeitura do Recife. Os dados ainda devem ser confrontados.