sexta-feira, 25 de março de 2011

Entrevista: confissões de Cássio

O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) falou ao Parlamentopb, TV e FM Tambaú sobre os momentos mais difíceis de sua batalha jurídica pelo direito de assumir o cargo para o qual foi escolhido por 1.004.183 votos.
Em Campina Grande, depois de participar ontem de uma carreata pelas principais ruas da cidade, ele concedeu uma entrevista na casa do pai, Ronaldo Cunha Lima, e dedicou sua vitória ao humorista Shaolin, que continua internado no Hospital das Clínicas, depois de sofrer um acidente automobilístico no dia 19 de janeiro.

Cássio ainda previu manter "o melhor relacionamento possível" com seu colega de Senado, Vital Filho, e também com o senador Cícero Lucena e os deputados federais da Paraíba. O intuito seria o de sintonizar as ações em prol de projetos importantes para o Estado.
Confira alguns dos principais trechos da entrevista:

Arruda afirma que deputado petista lhe pediu verba de campanha

O ex-governador do DF José Roberto Arruda, acusado de ser o chefe do mensalão do DEM, afirmou à Justiça que o deputado distrital Chico Leite (PT) pediu dinheiro para campanha. Segundo o portal iG, Arruda disse em depoimento "que queriam um lugar absolutamente reservado para pedir coisas que não seriam razoáveis". "Vamos dizer, não é razoável um deputado de um partido de oposição pedir estrutura de campanha, o eufemismo que se usa para pedir dinheiro", disse Arruda de acordo com o iG.

Governo negocia fórmula nova para o cálculo da aposentadoria

O governo começou a negociar com as centrais sindicais uma nova fórmula para o cálculo das aposentadorias dos trabalhadores do setor privado, em mais uma tentativa de contornar resistências que elas impõem a mudanças na Previdência Social, informa a Folha Online.
A nova opção do governo é uma fórmula simples, que somaria o tempo de contribuição e a idade do trabalhador na hora da aposentadoria. Homens poderiam se aposentar sem sofrer redução dos seus benefícios quando a soma fosse 95. Mulheres poderiam fazer o mesmo quando a soma desse 85.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Uma marca: mil acessos

Neste momento, o total de acessos registrados por este blog passou de mil. É uma prova que estamos no caminho certo e podemos dizer que já temos uma marca.  E que venham mais novos mil acessos, milhares...
Muito obrigada!

Cássio é recebido com festa em Campina Grande

Uma multidão recepcionou o ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) em frente ao Aeroporto João Suassuna agora a pouco, em sua chegada em Campina Grande.  Cássio chegou de Brasília para comemorar a decisão do STF que aplica a Lei da Ficha Limpa apenas nas eleições de 2012. Com a decisão, ele assume a vaga no Senado Federal, quando foi eleito com mais de um milhão de votos. Os correligionários recepcionaram o ex-governador cantando as músicas da campanha.

Conar pune Nova Schin e Skol

O Conar determinou punições para as rivais Nova Schin e Skol. Todos os processos surgiram após reclamações de consumidores, informa o Radar on-line. Um Cervejão do Planeta, campanha da Nova Schin em outdoors, não poderá ser repetida pois extrapolou do direito de usar imagens de instrumentos musicais ao fundo. As normas do Conar autorizam apenas o uso da marca, produto e slogan da cerveja em anúncios de ruas.

Já a Skol terá que alterar a propaganda Geladinha – Redondinha. O comercial de TV fazia uma brincadeira mostrando torturadores com uma latinha da cerveja. O Conar mandou retirar as cenas de tortura do anúncio.

Escritório político de Cássio será instalado em Campina Grande

O ex-governador Cássio Cunha Lima PSDB) garantiu que irá instalar o escritório político em Campina Grande. Segundo ele, o Senado permite que os parlamentares instalem os escritórios nas cidades bases, e que a escolha dele foi Campina Grande, com o objetivo de estar mais próximo dos campinenses, informa o Paraiba Online.

Cássio enfatizou que ao assumir o mandato de senador irá honrar a confiança dos paraibanos, exercendo um mandato transparente e compromissado com as necessidades do povo. - Chega de briga, chega de desavenças, chega de confusão. Vamos unir esforços para construir uma Paraíba melhor – finalizou CCL, em entrevista à Rádio Campina FM, nesta quinta-feira, 24.

Multidão e trios elétricos aguardam Cássio no desembarque em Campina Grande

O desembarque do senador Cássio Cunha Lima (PSDB), no Aeroporto João Suassuna em Campina Grande, promete muita comemoração. O vôo da Gol que trará Cunha Lima de Brasília está previsto para chegar às 16h50, em Campina Grande e às 17h terá uma entrevista coletiva no aeroporto.

Segundo informações do portal Correio, dois trios elétricos, bandeiras, carros e fogos foram preparados por eleitores para a chegada do tucano na terra natal. Cássio vai desfilar em carro aberto e percorrer diversos bairros de Campina Grande e fará pronunciamento em frente à residência do tio Ivandro Cunha Lima, na Rua Dr. Severino Cruz, no Bairro do Açude Velho.
Políticos de todas as regiões da Paraíba foram para Campina Grande para prestigiar Cunha Lima.

Cássio Cunha Lima: coincidência irônica

O primeiro compromisso de Cássio Cunha Lima daqui a pouco é um encontro com a imprensa no aeroporto de Campina Grande. Ele desembarca às 16h50.  Ontem após sessão do Supremo Tribunal Federal que anulou a Lei do  Ficha Limpa para as eleições de 2010, o ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) garantiu a vaga no senado. Para comemorar ele saiu pra jantar num restaurante da Asa Sul, em Brasília, e acabou, numa daquelas coincidências irônicas, se encontrando com o senador Wilson Santiago (PMDB).
O blog do jornalista Luis Torres publicou com exclusividade que o clima de constrangimento  foi notável, mas os dois chegaram a se dividir a mesma mesa. De acordo com o blogueiro Santiago estava com o filho, deputado federal Wilson Filho e o deputado federal Hugo Wanderley, todos do PMDB. 

Kassab diz estar sem a 'camisa de força' do DEM

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, disse nesta quinta-feira, em palestra a empresários da Câmara de Portuguesa de Comércio, que hoje está sem a "camisa de força" do DEM. Essa foi a primeira manifestação mais incisiva do prefeito contra a legenda. Kassab deu início a um processo de desfiliação do DEM para fundar um novo partido, o PSD, informa a Folha Online.
Kassab tem dito que a nova legenda terá uma postura "independente" e que estará ao lado do governo federal nos projetos que considerar corretos e contra nos que não julgar pertinentes.

Dilma troca comando da Caixa Econômica Federal

A presidente Dilma Rousseff decidiu mudar o comando da Caixa Econômica Federal, como antecipou a Folha em sua edição de 2 de março. A atual presidente do banco, Maria Fernanda Ramos Coelho, entregou seu cargo ao Ministro da Fazenda, Guido Mantega.

Reportagem da TV Globo denuncia caso de funcionários-fantasma em Moreno

Subiu para dez o número de prestadores de serviço que estavam no cadastro de funcionários fantasmas no município de Moreno. A Prefeitura garante que nenhum dinheiro foi desviado e que todos esses supostos servidores foram excluídos dessa lista.

Após as denúncias, a Câmara de Vereadores de Moreno decidiu instalar, na última terça-feira (22), uma CPI para apurar a existência ou não das irregularidades. Nesta quarta-feira (23), o Ministério Público informou que também vai investigar o caso. 

Câmara de Santa Cruz terá nova eleição

O presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz do Capibaribe, Fernando Aragão (PDT), foi afastado do cargo através da decisão do juiz Tito Lívio, que entendeu que o processo eleitoral que elegeu Fernando para a presidência foi irregular, já que o vereador já havia ocupado o cargo e não poderia concorrer à reeleição. 

A sentença do Mandado de Segurança que afasta toda a mesa diretora eleita na última eleição saiu há poucos instantes.

Assume a presidência um substituto legal ou regimental até que seja realizada nova eleição.

(Do Blog do Magno)

Na Paraíba, correligionários comemoram vitória de Cássio Cunha Lima

Com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), desta quarta-feira (23), de aplicar a Lei da Ficha Limpa apenas nas eleições de 2012, o ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB), da Paraíba, deve assumir uma vaga no Senado Federal. Ele recebeu mais de um milhão de votos na eleição do ano passado, mas não foi empossado exatamente porque seu histórico esbarrava na Lei da Ficha Limpa, que rendeu muitas polêmicas desde que foi criada em junho de 2010.
Logo que os ministros terminaram a votação, paraibanos iniciaram as comemorações em várias partes do Estado.

Os tratores estocados em Serra Talhada

O secretário de Agricultura, Ranilson Ramos, enfim, encontrou, ontem, em Brasília, uma solução para o impasse gerado pelo não pagamento de 47 tratores estocados na sede do IPA em Serra Talhada, há seis meses. Pelo que ficou acertado, o Ministério irá liberar R$ 16,5 milhões no começo de abril.  Os recursos provêm de uma emenda de bancada subscrita pelos deputados Inocêncio Oliveira e Eduardo da Fonte.

Câmara aprova acordo entre Brasil e Argentina

A Câmara dos Deputados aprovou, em votação simbólica, nesta quarta-feira projeto de decreto legislativo sobre o acordo entre o Brasil e Argentina. O texto ainda segue para o Senado, informa a Folha Online.

Celebrado em 2005, o acordo diz que a Polícia Federal brasileira e o departamento de migrações argentino emitirão uma Carteira de Trânsito Vicinal Fronteiriço que dará acesso a serviços públicos e gratuitos de educação e saúde, além de permitir o exercício de trabalho com os mesmos direitos trabalhistas e previdenciários dos nacionais do outro país.

Um médico brasileiro de uma cidade de fronteira poderá clinicar do lado argentino, explica o deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS). Segundo ele, a ideia é "simplificar a vida das pessoas".

quarta-feira, 23 de março de 2011

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luiz Fux afirmou que "se fez justiça" após o julgamento que anulou a validade da Lei da Ficha Limpa nas eleições de 2010. "A Lei da Ficha Limpa está valendo. Mas, por melhor que seja o direito, ele não pode valer contra a Constituição", afirmou o ministro, segundo a Folha Online.
Para Luiz Fux, a aplicação da Lei da Ficha Limpa em 2010 desrespeita o artigo 16 da Constituição Federal. "Eu sempre julguei com muita consciência, com muita serenidade, muita técnica, muita sensibilidade. Espero ter conseguido isso. Foi um processo difícil, tivemos uma pauta pesada. Acordei às 3h da manhã para elaborar as ideias do voto."A decisão altera o resultado das urnas e adia a restrição à candidatura de políticos condenados em segunda instância.

A última 'twittada' de Elizabeth Taylor


Minutos após o anúncio da morte da atriz Elizabeth Taylor, nesta quarta-feira (23), celebridades já divulgavam no Twitter seus sentimentos sobre a perda da estrela veterana e faziam homenagens, informa o JH. Taylor morreu aos 79 anos em Los Angeles. Ela enfrentava desde 2004 um quadro de insuficiência cardíaca congestiva, doença que impede o coração de bombear sangue o suficiente para suprir as necessidades dos demais órgãos do corpo.

Ficha limpa: Cunha Lima e Capiberibe podem ganhar vaga


Barrados pela Lei da Ficha Limpa, alguns políticos de expressão no cenário nacional podem conquistar vagas no Congresso dependendo de como o Supremo Tribunal Federal (STF) vai se posicionar sobre a lei nesta quarta-feira (23), informa o G1. 
Se prevalecer a avaliação de que a lei não vale para 2010, a base de Dilma no Senado perderá Wilson Santiago (PMDB-PB), mas ganhará Paulo Rocha (PT-PA). Na oposição, sairia Marinor Brito (PSOL-PA) e entraria Cássio Cunha Lima (PSDB-PB). No Amapá, sairia Gilvam Borges (PMDB) e entraria João Capiberibe (PSB). Na Câmara, Marcivânia Rocha (PT-AP) daria lugar a Janete Capiberibe (PSB-AP). Em Santa Catarina, mudança nos votos daria uma vaga a João Pizzolatti (PP) no lugar de Odacir Zonta (PP).

Coligação pede cassação do governador Cid Gomes

A coligação "Para Fazer Brilhar o Ceará", que apoiou o candidato derrotado Lúcio Alcântara (PR), entrou com recurso no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) contra a expedição de diploma ao governador reeleito do Ceará, Cid Gomes (PSB), e seu vice, Domingos Gomes de Aguiar Filho (PMDB), por suposto abuso de poder econômico, conduta vedada e propaganda irregular nas eleições de 2010, informa a Folha Online.

Segundo a ação, os eleitos montaram um esquema de propaganda irregular antes mesmo do período destinado à propaganda eleitoral com várias condutas ilegais. O esquema, conforme a coligação consistia em propaganda institucional com a utilização de outdoors e placas em todas as 3.800 obras públicas, com o objetivo de mostrar "um futuro bem próximo em face de tais obras".

A denúncia ainda diz que, na imprensa escrita, foram feitas publicações em páginas inteiras nos jornais de todo o Estado demonstrando que o Ceará estava no rumo certo economicamente. Também na televisão, a coligação afirma que a campanha de Cid Gomes utilizou a TV Cidade de Fortaleza para a realização de propaganda eleitoral direta e indireta em seu favor e para fazer propaganda negativa para o candidato Lúcio Alcântara.

A coligação de Lúcio Alcântara afirma que, no horário eleitoral gratuito, a campanha de Cid Gomes fez propaganda das empresas Grendene, "com o claro objetivo de obter recursos financeiros" para a campanha eleitoral, entre outras denúncias.

terça-feira, 22 de março de 2011

Justiça Federal de 1ª instância gasta em média R$ 4.368 para julgar processo


A Justiça Federal de 1ª instância gasta, em média, R$ 4.368 para julgar um processo de execução fiscal, excluído os custos com embargos e recursos. O tempo médio de tramitação é de oito anos, dois meses e dois dias. É o que revela estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ),informa a Agência Brasil.

A ação de execução fiscal é usada para cobrança de impostos, taxas, contribuições e tributos. Conforme cálculos do Ipea, se o sistema judiciário fosse mais eficiente, o gasto médio poderia cair para R$ 1.854,23.
Em relação ao tempo de tramitação, umas das etapas mais demoradas é a localização do devedor. De acordo com a pesquisa, a Justiça leva, em média, quatro anos para encontrar quem está sendo processado.

INSS regulamenta comprovação de vida e renovação de senha

As instituições financeiras que pagam benefícios aos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vão ampliar os filtros para a comprovação de vida dos beneficiários. Antes, os bancos só tinham a obrigação de renovar a senha daqueles que recebiam o pagamento de benefício por cartão magnético. Agora, será exigida, anualmente, essa comprovação para quem recebe por conta-corrente e conta-poupança.

Tanto a comprovação de vida como a renovação de senha serão identificadas pelo funcionário da instituição financeira ou por meio do sistema biométrico dos caixas de autoatendimento que tenham essa tecnologia. A renovação de senhas pode ser feita pelo representante legal ou pelo procurador do beneficiário legalmente cadastrado no INSS.

Essa medida pretende facilitar o atendimento ao segurado da Previdência Social e, ainda, aprimorar o controle dos pagamentos pelas instituições financeiras. Com as informações atualizadas anualmente, os bancos transmitem ao INSS, por meio da Empresa de Tecnologia e Informação da Previdência Social (Dataprev), os registros relativos à prova de vida e renovação de senha.

Recadastramento - Todo os segurados que receberem um benefício do INSS terão de passar por recadastramento nos bancos onde o dinheiro for depositado, todos os anos. O recadastramento será feito em até 180 dias, segundo o acordo fechado entre o Ministério da Previdência e a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), que envolve o pagamento dos 27 milhões de beneficiários. Antes, o recadastro era feito somente a cada cinco anos.

De acordo com o Ministério da Previdência, isso garantirá a permanente atualização dos dados cadastrais --o que evitaria possíveis fraudes. O acordo ainda permitirá que os segurados de todo o país que recebem benefícios da Previdência tenham mais serviços gratuitos na conta bancária em que recebem o benefício do INSS.

Com a extensão da obrigatoriedade, os quase 28 milhões de segurados terão que renovar senhas e comprovar que estão vivos para continuar a receber os benefícios.

Carro do lixo transporta carne em Tabira

A denuncia foi feita pelo ex-vereador Marcilio Pires à Rádio Cidade FM: trabalhadores que batiam uma laje bem na frente do açougue público testemunharam o carro do lixo transportando carne bovina para o Açougue Público Municipal. Dr. Marcilio Pires cobrou uma providencia da administração municipal diante da gravidade da denúncia.

Não é a primeira vez que o abate e transporte de carne bovina são alvos de reclamações graves. Há poucos dias, a Prefeitura teve que explicar porque estava sendo autorizado abate de vacas prenhas no matadouro. Não muito antes as críticas foram da péssima qualidade sanitária do matadouro municipal.

Do site de Nill Júnior.

STF retoma julgamento da Ficha Limpa nesta quarta

O Supremo Tribunal Federal (STF) julga nesta quarta-feira um recurso que vai definir o futuro da Ficha Limpa. Na pauta da Corte está o caso de Leonídio Bouças (PMDB-MG). Ele concorreu a uma cadeira na Assembleia Legislativa de seu Estado, mas não teve seus 41 mil votos validados devido a uma condenação por improbidade administrativa – o que o fez cair na nova lei de inelegibilidades, informa o IG.

Com o recurso, será a terceira vez que o STF tenta decidir o destino da nova lei. Nas duas outras ocasiões a Corte terminou num empate em cinco a cinco. O 11º voto, de desempate, não foi proferido, uma vez que a cadeira que pertencia a Eros Grau ainda não havia sido ocupada por Luiz Fux, que tomou posse no início do mês.

Com ele, a Corte terá de dizer se a Ficha Limpa foi válida para as eleições de 2010 ou, como as demais normas eleitorais, deve esperar um ano de sua publicação para ter efeitos – o que possibilitaria a aplicação da legislação somente nas eleições municipais de 2012.

Sarney : “ Cortes feitos pelo Senado já ultrapassam os R$ 8 milhões”

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), afirmou hoje (22) que os cortes feitos pela Casa antes da divulgação do contingenciamento orçamentário pelo governo já absorvem a redução de R$ 8 milhões, prevista para este ano. O anúncio de ampliação dos cortes com um ajuste de R$ 577 milhões nos orçamentos do Legislativo, Judiciário e Ministério Público da União foi anunciado ontem (21) pelo governo, informa a Agência Brasil.

Segundo Sarney, o governo não cortou recursos do Legislativo e do Judiciário, apenas contingenciou parte dos orçamentos dos dois poderes “como determina a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF)”.

Para Sarney, o Executivo cumpre a LRF uma vez que a receita que bancaria os orçamentos dos dois poderes não se concretizou. “A Lei de Responsabilidade Fiscal manda, nesses casos, que o governo faça o contingenciamento daquilo que não correspondeu à receita”.

o caso do Senado, o presidente destacou que só a decisão de não construir os túneis que ligariam o prédio principal à gráfica e ao depósito somaram valores acima dos R$ 8 milhões contingenciados pelo governo federal.

Receita desarticula quadrilha acusada de fraudar imposto de renda

A Receita Federal e a Polícia Federal deflagraram hoje (22) a Operação Hiena com o objetivo de desarticular uma quadrilha acusada de fraudar declarações do Imposto de Renda de Pessoa Física. Segundo a Receita, o intuito da quadrilha era receber restituições indevidas do imposto de renda, informa a Agência Brasil.

As investigações já duravam mais de um ano e identificaram indícios da prática de vários crimes como a falsificação de documentos públicos, falsidade ideológica, formação de quadrilha, sonegação fiscal e crime contra a ordem tributária. Os valores restituídos indevidamente eram sacados por integrantes da quadrilha que usavam documentos e procurações falsas.

A operação contou com a participação de 15 servidores da Receita Federal e 120 policiais federais que cumpriram 34 mandados de busca e apreensão e cinco mandados de prisão no Piauí.

Alerta: Mais da metade dos municípios podem ficar sem água em 2015

Dono do maior potencial hídrico do planeta, o Brasil corre o risco de chegar a 2015 com problemas de abastecimento de água em mais da metade dos municípios. O diagnóstico está no Atlas Brasil – Abastecimento Urbano de Água, lançado hoje (22) pela Agência Nacional de Águas (ANA).

O levantamento mapeou as tendências de demanda e oferta de água nos 5.565 municípios brasileiros e estimou em R$ 22 bilhões o total de investimentos necessários para evitar a escassez, informa a Agência Brasil.

Considerando a disponibilidade hídrica e as condições de infraestrutura dos sistemas de produção e distribuição, os dados revelam que em 2015, 55% dos municípios brasileiros poderão ter déficit no abastecimento de água, entre eles grandes cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Porto Alegre e o Distrito Federal. O percentual representa 71% da população urbana do país, 125 milhões de pessoas, já considerado o aumento demográfico.

De acordo com o levantamento, as regiões Norte e Nordeste são as que têm, relativamente, os maiores problemas nos sistemas produtores de água. Apesar de a Amazônia concentrar 81% do potencial hídrico do país, na Região Norte menos de 14% da população urbana é atendida por sistemas de abastecimento satisfatórios. No Nordeste, esse percentual é de 18% e a região também concentra os maiores problemas com disponibilidade de mananciais, por conta da escassez de chuvas.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Fumaça cobre reatores 2 e 3 de Fukushima, no Japão

Colunas de fumaça branca subiam na manhã desta terça-feira (no horário do Japão) dos reatores 2 e 3 da central de Fukushima Daiichi, epicentro da crise nuclear provocada pelo tsunami que atingiu o nordeste do Japão há 11 dias, informou a agência de notícias Kyodo. Os trabalhos de reparo no sistema de refrigeração dos reatores foram interrompidos, do mesmo modo que a operação para esfriar o sistema com a ajuda de canhões d'água, revelou a Kyodo.

O reator 3 é o mais danificado, após a explosão que destruiu o teto do prédio na semana passada devido ao acúmulo de hidrogênio. É também o reator, dos seis existentes na central, que mais preocupa as autoridades, já que em seu interior há combustível MOX, uma mescla de óxidos de plutônio e urânio.

O tsunami que atingiu a central nuclear japonesa Fukushima Daiichi tinha ao menos 14 metros de altura, revelou nesta terça-feira a Tokyo Electric Power (Tepco). Até o momento, a estimativa do tamanho da onda que varreu o complexo nuclear, situado na costa japonesa (250 km a nordeste de Tóquio), era de 10 metros.

Alimentos

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse nesta segunda-feira que a radiação nos alimentos após o terremoto que danificou uma usina nuclear no Japão é mais "séria" do que anteriormente imaginado, deixando em segundo plano as notícias de sinais de avanço na batalha para evitar um derretimento catastrófico nos reatores.

"Está claro que a situação é séria", disse Peter Cordingley, porta-voz do escritório regional do Pacífico Oriental da OMS sediado em Manila, à Reuters em uma entrevista por telefone. "É muito mais sério do que qualquer um pensava nos primeiros dias, quando achávamos que este tipo de problema pode estar limitado a 20 ou 30 quilômetros... é seguro supor que uma parcela de produtos contaminados tenha saído da zona de contaminação."

Do IG
Foto: Reuters

Eduardo cumpre agenda na Itália

O governador Eduardo Campos desembarca na Itália nesta terça-feira (23), para uma série de compromissos administrativos nas cidades de Roma e Milão. Acompanhado pelos secretários Geraldo Júlio (Desenvolvimento Econômico) e Maurício Rands (Governo), ele firmará parcerias com o Grupo Fiat e com universidades italianas, além de apresentar as potencialidades de investimentos em Pernambuco durante dois grandes encontros com empresários do país europeu.


A agenda prevê vários compromissos importantes. A comitiva do Governo do Estado chega à capital italiana por volta das 14h da terça-feira (23) e já às 16h30, na Embaixada do Brasil, assina uma carta de intenções entre o Governo de Pernambuco, o Grupo FIAT e a Universidade Politécnica de Turim para formação de estudantes na Itália através de bolsas de estudo. Logo depois, ainda na representação brasileira em Roma, Eduardo apresenta uma palestra sobre as oportunidades de negócios e investimentos em Pernambuco para mais de 150 empresários.

Na quarta-feira (24), Eduardo assina um memorando de entendimentos entre o Governo de Pernambuco e a Universidade de Bolonha para a formação de mão de obra e de intercâmbio científico e tecnológico. Também manterá encontros com empresários e lideranças políticas italianas, como o Diretor de Política Externa do Partido Democrático e candidato a prefeito de Turim, Pierro Fassino.

Em Milão, na quinta-feira, outra palestra para cerca de 200 empresários na Câmara de Comércio da cidade e a assinatura de um memorando de entendimentos entre o Governo de Pernambuco e a Câmara de Comércio de Milão para ampliação da relação comercial entre o estado e a cidade italiana. A programação ainda contempla uma reunião com formadores de opinião no Instituto de Estudos de Política Internacional (ISPI) e uma audiência com o presidente da Região da Lombardia, Roberto Formagoni.

Na sexta-feira, último dia de compromissos na Itália, Eduardo volta à Roma, para uma reunião com o ministro do Desenvolvimento Econômico da Itália, Paolo Romani. O encontro está marcado para as 15h, horário local.

Câmara Municipal do Recife recebe cônsul japonês

O cônsul do Japão no Recife, Akira Suzuki, participa amanhã (22) da reunião plenária na Câmara Municipal do Recife. O Grande Expediente, às 15h30, será dedicado à solidariedade ao povo japonês que sofre com as recentes catástrofes naturais. O requerimento é de autoria do presidente da Casa, Jurandir Liberal (PT).

“A realização do evento é importante pela gravidade da situação em que se encontra aquele país. Nós vamos ouvir o cônsul e prestar nosso apoio a um momento tão difícil como este”, ressalta Jurandir.