quinta-feira, 31 de julho de 2014

Inscrição para Feira de Mecânica tem desconto de 20% até esta segunda (4)


A 20ª edição da Fimmepe – Mecânica Nordeste, Feira da Indústria Mecânica, Metalúrgica e de Material Elétrico será lançada nesta segunda-feira (04), às 19h, no JCPM Trade Center. Até esta data, os interessados em participar da feira poderão fazer a inscrição com desconto de 20%. Um estande será montado no local para atender os empresários do setor.
A Fimmepe será realizada de 21 a 24 de outubro, no Centro de Convenções de Pernambuco, em uma área de 13 mil metros quadrados. A expectativa dos organizadores é que cerca de 150 empresas nacionais e internacionais, produtoras de máquinas, equipamentos e componentes para o setor industrial, participem do evento. O público visitante, formado por industriais, compradores, comerciantes e profissionais do setor, deve chegar a 11 mil pessoas. O telefone para contato é: 4062-9176. Mais informações sobre Fimmepe podem ser obtidas no site www.mecanicanordeste.org.br.

Dilma decreta aposentadoria de Joaquim Barbosa

Está publicado no Diário Oficial da União nesta quinta-feira o anúncio da aposentadoria do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa. Aos 59 anos, Barbosa decidiu pedir o afastamento por questões de saúde, já que poderia continuar no tribunal até os 70 anos, idade na qual servidores são aposentados compulsoriamente.

De acordo com o decreto assinado pela presidente Dilma Rousseff, a partir de hoje o ministro está oficialmente aposentado. Barbosa, atualmente, desfruta de férias no tribunal, que deve retomar os trabalhos já sem o ministro nesta sexta-feira.

Relator do processo do mensalão, Joaquim Barbosa já havia renunciado à relatoria da ação penal no dia 17 de junho, quando todas as decisões referentes ao caso foram repassadas ao então vice-presidente do Supremo, Ricardo Lewandowski.

Aécio Neves admite uso de aeroporto na terra do tio em Minas


Aécio Neves, candidato do PSDB à Presidência, admitiu ter usado o aeroporto de Cláudio (MG) para pousar em um avião de sua família "três ou quatro vezes" nos últimos anos, apesar de a pista não ter autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para operar. Até então, o tucano se negava a responder perguntas a respeito. "Eu já utilizei (o local) várias vezes antes dessa pista ser asfaltada nos últimos 30 anos, desde a minha juventude. Ele era usado por empresários, fazendeiros, pessoas da região. Depois da conclusão da obra, quando não era mais governador, usei algumas poucas vezes, pousei ali algumas poucas vezes em avião da minha família", afirmou. As informações foram publicadas no jornal Folha de S. Paulo.

Problema técnico suspende emissão de visto americano em todo o mundo

O serviço de emissão de vistos americanos em todo o mundo está suspenso por tempo indeterminado e a Embaixada dos Estados Unidos recomenda aos brasileiros que, se possível, adiem sua viagem para o país caso ainda não tenham obtido o visto de entrada.

De acordo com um comunicado divulgado pelo Bureau de Assuntos Consulares do Departamento de Estado, a emissão de vistos e de passaportes ocorre com capacidade reduzida “e será assim até que os documentos sejam processados”.  Um texto oficial em inglês afirma que uma atualização de software ligado à emissão de vistos e passaportes começou a apresentar problemas significativos de desempenho. A causa principal ainda não foi encontrada, mas, segundo o governo americano, “os esforços estão focados em trazer o sistema de volta às operações normais”. Uma página com perguntas e respostas foi elaborada pelo serviço americano para auxiliar o turista (leia, em inglês).

Dilma Rousseff e Alckmin participam da inauguração do Templo de Salomão

Parte da ambientação do templo inclui 12 oliveiras importadas do Uruguai
A inauguração do Templo de Salomão, da Igreja Universal do Reino de Deus, deve provocar problemas no trânsito nesta quinta-feira na região do Brás. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a partir das 15h serão feitas alterações em algumas importantes vias da cidade na região central. A primeira mudança, segundo a CET, ocorre na avenida Celso Garcia, sentido centro, que terá os pontos de ônibus desativados entre 15h e 21h.

Por volta das 17h, a companhia interdita a faixa de rolamento da Celso Garcia no sentido centro, entre as ruas Júlio Cesar Filho e Bresser, para concentração e preparação de cortejo. Dependendo do número de pessoas no local, a rua 21 de Abril também poderá ser bloqueada.

O Templo de Salomão, nova sede da Igreja Universal construída na região central de São Paulo, será inaugurada nesta quinta-feira - em cerimônia com a presença da presidente Dilma Rousseff (PT) e do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB). Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, o prédio será entregue sem o atestado do Corpo de Bombeiros que garantiria que o local segue as normas de segurança.
O Templo tem 126 metros de comprimento e 104 metros de largura e conta com 10 mil assentos
De acordo com a publicação, a obra ainda não obteve o AVCB - auto de vistoria que atesta existência de saídas de emergência, extintores de incêndio e rotas de fuga, entre outros itens. O templo também não tem o "Habite-se" definitivo da prefeitura e começará a funcionar com uma licença especial, que dura seis meses.

Ao jornal, a prefeitura afirmou que o atestado dos bombeiros não é obrigatório. Segundo a reportagem, o Habite-se definitivo do templo não foi emitido porque a Universal havia sido autorizada a reformar um edifício, mas construiu um prédio maior.

Agenda dos candidatos à Presidência

Aécio Neves (PSDB)

12h30 - Inauguração do Comitê da Coligação “Muda Brasil”, Hotel Del Rey, Av. Augusto de Lima, 30, em Belo Horizonte (MG)


Dilma Rousseff (PT)

8h15 - Entrevista à Rádio Sociedade, Bahia (BA)
8h30 - Rádio Metrópole, Bahia (BA)
16h30 - Evento de campanha da Dilma, em que ela recebe apoio da Central Única dos Trabalhadores (CUT), no King Club, Av. Monteiro Lobato 1.241, Guarulhos (SP).


Eduardo Campos (PSB)

10h - Painel com presidenciáveis promovido pela Famurs - Federação das Associações e de Municípios do Rio Grande do Sul, Centro Histórico de Porto Alegre (RS)
11h - Coletiva de Imprensa, Hotel Plaza São Rafael, centro histórico de Porto Alegre (RS)
11h45 - Caminhada no calçadão da Rua da Praia com a militância da coligação e majoritária do RS, Praça da Alfândega, Porto Alegre (RS)
14h - Encontro com dirigentes regionais da Fetag - Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul, Bairro Floresta, Porto Alegre (RS)
15h30 - Plenária com dirigentes de associações de bairros de 40 cidades do Rio Grande do Sul, Hotel Ritter, Largo Vespasiano Julio Veppo, Porto Alegre (RS)
17h - Palestra para servidores da área de segurança do Rio Grande do Sul, Centro de Tradições da Azenha, Aureliano Figueiredo Pinto, Praia de Belas, Porto Alegre (RS)
18h30 - Inauguração do Comitê Central Eduardo, Marina, Sartori e Beto, Avenida Padre Cacique, antigo Bar da Brahma, Porto Alegre (RS)

terça-feira, 29 de julho de 2014

Futuro governador de Alagoas terá de encarar o pior IDH do país

O futuro governador de Alagoas terá pela frente o desafio de administrar o estado com o maior índice de violência do país, com 64 homicídios para cada 100 mil habitantes, enquanto que a média nacional é 29 por 100 mil habitantes, segundo dados do Mapa da Violência.
Com 102 municípios e uma população estimada em mais de 3,3 milhões, o eleitorado apto a votar este ano soma 1.995.727, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A base da economia está na agropecuária, que tem como principais produtos a cana-de-açúcar e o coco-da-baía. O folclore é um dos mais ricos do país.
Na corrida pelo governo estadual, o policial militar Adroaldo Freitas Goulart Filho, o coronel Goulart, de 58 anos, é o candidato pelo PEN. Ele tem como companheiro de chapa o capitão Bulhões.
O senador Benedito de Lira, mais conhecido como Biu, é o candidato pelo PP. Com 72 anos, o senador, natural de Junqueiro (AL), já ocupou o cargo de deputado federal e, pela primeira vez, disputa o governo estadual, em uma coligação com nove partidos. Como companheiro de chapa, Biu tem Alexandre Toledo (PSB).
Nascido em Maceió, o servidor público federal e historiador, Golbery Lessa, 47 anos, concorre pelo PCB. Como vice, está o professor universitário Fernando Medeiros.
O professor universitário Jeferson Piones também está na corrida pelo governo do estado. Ele disputa o cargo pelo PRTB e tem como candidato a vice James.
Pelo PTC, disputa o governo alagoano o advogado Joathas Albuquerque, de 50 anos, junto com a servidora pública federal Marineide Messias, candidata a vice.
Representando o PMDB está o deputado federal Renan Filho, de 35 anos. Ele é filho do presidente do Senado, Renan Calheiros. Economista, foi prefeito do município alagoano de Murici por duas vezes, 2005 a 2008 e 2009 a 2010. Como candidato a vice está o engenheiro Luciano Barbosa.
O vereador Luciano Balbino tem 38 anos e é candidato do PTN. Natural de Satuba, Balbino tem o policial militar Pericles Cabral.
Pelo PSDB, Eduardo Tavares, de 59 anos, está na disputa. Integrante do Ministério Público e ex-secretário estadual de Defesa Social, Tavares tem Gilvan Barros em sua chapa. É natural de Traipu. Na semana passada, Tavares anunciou a desistência da candidatura. No entanto, sua candidatura ainda aparece registrada no sistema da Justiça Eleitoral.
Completando a lista de candidatos ao governo estadual está o representante do PSOL, o agrônomo Mário Agra, 58 anos. O candidato a vice-governador é Paulo Bob.

Exame

2,8 milhões de eleitores vão escolher em outubro o novo governador do estado da Paraíba

Com 223 municípios, população de mais de 3,9 milhões habitantes, e com um eleitorado de 2,8 milhões, a Paraíba terá seis candidatos na disputa pelo governo do estado nas eleições de outubro. Entre os concorrentes, estão ex-governadores, senadores, o atual governador e candidatos que entraram na corrida pela primeira vez para ocupar o Palácio da Redenção, sede do governo estadual.

O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) é um dos candidatos ao governo estadual. Cássio é advogado, tem 51 anos, já governou a Paraíba por duas vezes, mas teve o último mandato cassado em 2009 pela Justiça Eleitoral por abuso de poder econômico cometido nas eleições de 2006. Já foi deputado federal por dois mandatos e prefeito da sua cidade – Campina Grande – por três vezes. Ele tem como candidato a vice Ruy Carneiro. Cássio tem o apoio de uma aliança formada por 14 partidos.

O senador Vital do Rêgo disputa o governo estadual pela primeira vez, numa aliança formada pelo PMDB e PT. Vitalzinho, como é conhecido, é advogado e médico. Começou na política como vereador de sua cidade – Campina Grande – depois foi deputado estadual e federal. No Senado, presidiu a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Cachoeira (que investigou as relações do bicheiro Carlos Cachoeira com políticos). Atualmente, Vital preside a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, a CPMI da Petrobras, a CPI da Petrobras e é relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Ele tem como vice o empresário Roberto Paulino.

Página "Dilma Bolada" volta ao ar no Facebook


A página Dilma Bolada no Facebook voltou hoje (29) ao ar depois de ter sido desativada na semana passada por seu criador, Jeferson Monteiro. Na postagem comentado o retorno, a personagem desejou “bom dia para quem acordou linda e maravilhosa” e postou uma montagem escrita “voltei”, com a foto de Dilma fazendo o famoso gesto divulgado pelo jogador Neymar Jr.

Presidente do TSE anuncia aumento de 5,17% no eleitorado brasileiro


Nas eleições do próximo dia 5 de outubro, 142.822.046 eleitores brasileiros estão aptos a votar. O número representa um aumento de 5,17% em relação às eleições de 2010, quando havia 135.804.433 eleitores registrados na Justiça Eleitoral. O dado foi anunciado nesta terça-feira (29), pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Dias Toffoli.

A maior parte dos eleitores está localizada na região sudeste, que concentra 43,44%, somando 62.041.794 pessoas. O maior colégio eleitoral é o estado de São Paulo, com 31.998.432 eleitores. Na sequência aparecem Minas Gerais (15.248.681), Rio de Janeiro (12.141.145), Bahia (10.185.417) e Rio Grande do Sul (8.392.033). O menor colégio eleitoral é Roraima, com 299.558 eleitores. Já o município com o menor número de eleitores é Araguainha, em Mato Grosso, com 898 cidadãos aptos a votar.

Os dados estatísticos também mostram que a maior parte do eleitorado brasileiro é formada por mulheres. São 74.459.424 eleitoras representando 52,13% do total. Os homens representam 47,79%, sendo 68.247.598 eleitores.

Eleições 2014: Confira a lista dos candidatos por estado


Está disponível no site do TSE informações detalhadas sobre todos os candidatos que pediram registro à Justiça Eleitoral. Você poderá ver diretamente os dados de cada candidato selecionando a consulta do seu interesse no mapa ou na relação de siglas na parte superior. Se desejar consultar as estatísticas de candidaturas, acesse:

http://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-2014/sistema-de-divulgacao-de-candidaturas

Governo boicota evento do Santander

Foto: GGN

O Governo Federal resolveu boicotar o 3º Encontro Internacional de Reitores Universia, um evento de educação considerado "menina dos olhos" do presidente mundial do Banco Santander, Emilio Botín. O boicote do governo é considerado a primeira reação prática do Planalto contra o informe que o Santander encaminhou a seus clientes “vips” na última semana. O documento, enviado para correntistas de alta renda, apontava para o risco de deterioração da economia no caso da reeleição de Dilma Rousseff.
Realizado no Rio de Janeiro na segunda-feira (28) e nesta terça (29), o evento milionário da instituição reúne mais de 1 mil reitores de todas as partes do mundo - com representantes de Yale (EUA) a Moçambique - e uma centena de jornalistas.

Convidados para a abertura do encontro, a presidente Dilma e o vice-presidente Michel Temer não compareceram - Temer era esperado para abrir a conferência na segunda. Além da ausência da representação máxima do governo brasileiro, a alta cúpula do Ministério da Educação (MEC) também cancelou, de última hora, sua participação.

Alto clero da política é convidado para inauguração do Templo de Salomão

Foto/Divulgação - Bispo Edir Macedo

Sob o comando de um Edir Macedo barbudo, usando manto sobre os ombros e quipá na cabeça, a nata da política nacional promete dar as bênçãos ao maior espaço religioso inaugurado no Brasil, o Templo de Salomão, construído pela Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), no Brás, região central de São Paulo.

Dos pesos pesados da política, apenas a presidente Dilma Rousseff oficializou sua presença na solenidade marcada para a próxima quinta-feira (31), mas os convites também foram distribuídos aos 27 governadores, ministros de Estado, ministros do Supremo Tribunal Federal, para o presidente do Congresso, Renan Calheiros, e para o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad.

Além da presidente, apenas os parlamentares do PRB, partido da Universal e aliado do governo no Congresso, garantiram aparecer: dez deputados federais e o senador Marcelo Crivella, candidato ao governo do Rio de Janeiro.

Na cúpula da Universal, a ordem é fazer segredo sobre quem confirmou presença e sobre como será a cerimônia: a nenhum jornalista será permitido entrar na igreja. As únicas informações são de que os hinos de louvor serão ritmados por uma orquestra e que a palavra não será permitida nem à presidente: só Edir Macedo vai falar.

Aos que forem à cerimônia, a promessa é participar de um tour pela edificação, cuja altura é equivalente a um prédio de 11 andares -  até um museu foi construído no templo. O Memorial pretende contar a história detalhada das 12 tribos de Israel.

IG

“Aqui no Brasil o Santander ganha mais que em Nova York, Londres, Pequim, Paris, Madri e Barcelona”, disse Lula

Foto: Ricardo Stuckert / Instituto Lula
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira que “não tem lugar no mundo onde o Santander esteja ganhando mais dinheiro que no Brasil”. A declaração é uma resposta à recomendação dada pelo banco a correntistas de que uma eventual reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT) poderia prejudicar a economia do País. “Aqui no Brasil o Santander ganha mais que em Nova York, Londres, Pequim, Paris, Madri e Barcelona”, disse Lula durante a cerimônia de abertura da 14 Plenária Estatutária da Central Única dos Trabalhadores (CUT), em Guarulhos, na Grande São Paulo.

Na sequência, citando o presidente mundial do Santander, Emilio Botin, Lula pediu que a responsável pelo relatório fosse demitida – o banco pediu desculpas pelo envio das correspondências e afirmou que um analista divulgou a recomendação sem consultar superiores. “Botin, é o seguinte querido. Eu tenho consciência de que não foi você que falou, mas essa moça tua que falou não entende nada de Brasil e não entende nada de governo Dilma. Manter uma mulher dessa em um cargo de chefia? Pode mandar embora”, disse o ex-presidente.

Cristo Redentor se ilumina em azul contra tráfico de pessoas

Foto: Vladimir Platonow / Agência Brasil
O Cristo Redentor ganhou uma iluminação azul na noite desta segunda-feira,28, como forma de marcar a campanha Coração Azul, contra o tráfico de pessoas, desenvolvida pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) em vários países. Relatório lançado pelo governo brasileiro, com dados de 2012, mostra que 547 casos de tráfico de pessoas para trabalho análogo à escravidão ou exploração sexual foram registrados pelo Departamento de Polícia Rodoviária Federal (DPRF) em operações pelo País. O número é ainda maior, se forem consideradas outras bases de dados oficiais.

A campanha foi lançada no Cristo Redentor pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que ressaltou o aumento das notificações relativas aos delitos. “Isso mostra que está havendo uma conscientização maior de vítimas ou pessoas que sabem a existência desse crime, no desejo de informar às autoridades, o que tem permitido mais ações. Mas ainda há muito a fazer, pois sabemos que o universo de pessoas vítimas desse crime é muito maior, então precisamos nos esforçar e unir, cada vez mais, em relação a isso”, destacou Cardozo.

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Eduardo Campos defende construção de moradias para combater desigualdade social


O candidato à Presidência da República, Eduardo Campos (PSB), inaugurou hoje (28), ao lado da candidata à vice, Marina Silva, comitê eleitoral na comunidade do Jardim Aliança, em Osasco, na Grande São Paulo.

Questionado sobre o que pretende fazer para combater a desigualdade social e facilitar o acesso à moradia digna, Eduardo Campos disse que seu plano de governo prevê a construção de 4 milhões de casas, além da reurbanização de áreas onde foram erguidas moradias e legalização da posse dos imóveis. “Aqui percebemos, claramente, a falta de política habitacional no país, o quanto o novo urbanismo, que é um eixo central de nosso programa, é necessário”, disse, complementando que os locais onde vivem pessoas de baixa renda são formados “muitas vezes por pessoas fugindo do desemprego de regiões onde não tem uma dinâmica econômica “.

No local, onde foi inaugurado o comitê, mora o casal Edivaldo e Maria da Paixão, que cedeu a casa para a campanha do candidato, que fica situada à beira de um córrego de escoamento de esgoto.

Eleições 2014: 171 candidatos a governador disputam a preferência do brasileiro

No dia 5 de outubro, mais de 141 milhões de eleitores devem comparecer às urnas para eleger os governadores de seus estados. De acordo com o TSE, 171 candidatos vão concorrer a 27 vagas de governador – com uma concorrência de 6,3 candidatos por vaga. Nas eleições deste ano, cinco cargos estão em disputa. Além de governador, o eleitor brasileiro poderá eleger presidente, senador, deputado federal e deputado estadual (ou distrital, no caso do Distrito Federal).

De acordo com a Justiça Eleitoral, dos 171 candidatos ao governo dos estados, 42 (24,5% do total) tem entre 50 e 54 anos e 79,5% (136) concluíram curso superior. A profissão mais comum entre os candidatos é a de advogado. O partido que mais indicou candidatos aos governos estaduais é o PSOL (27), seguido pelo PMDB (18) e pelo PT (17).

Eleições 2014: Dilma particpa de Sabatina realizada pelo UOL, "Folha de S. Paulo", SBT e rádio Jovem Pan


A presidente e candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) admitiu, em sabatina realizada nesta segunda-feira (28) no Palácio Alvorada, em Brasília, que o governo federal minimizou o impacto da crise financeira internacional, iniciada em 2008, sobre a economia brasileira.

A sabatina é realizada pelo UOL, "Folha de S. Paulo", SBT e rádio Jovem Pan" A afirmação de Dilma foi feita em resposta a uma pergunta do jornalista Josias de Souza, blogueiro do UOL, que a questionou sobre a declaração do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva feita em 2009, na qual o padrinho político de Dilma disse que a crise global teria o efeito de uma "marolinha" no Brasil.

"Todos nós erramos porque a gente não tinha ideia do grau de descontrole que o sistema financeiro internacional tinha atingido", afirmou Dilma. "Nós minimizamos os efeitos da crise sobre a economia brasileira", disse.

GREVE DOS RODOVIÁRIOS: Transtornos do primeiro dia do movimento no Grande Recife

Pelo menos três ônibus foram depredados e um incendiado na manhã desta segunda-feira, durante a greve dos rodoviários, no Grande Recife. Os veículos foram danificados no terminal do Barro, na zona oeste da cidade.

Outro ponto da região marcado por confusões foi na PE-15, no bairro de Salgadinho, em Olinda. No local os passageiros fecharam a rodovia depois que um grevista baixou o pneu do ônibus em que estavam. Ainda no município alguns motoristas de ônibus abandonaram os veículos na rotatória da região, causando engarrafamentos.

CBN

Espetáculo "O Massacre de Angicos- A Morte de Lampião" - encerra temporada em Serra Talhada

A cidade de Serra Talhada assistiu ao espetáculo “O Massacre de Angicos – A Morte de Lampião”, de autoria de Anildomá Willans com direção de José Pimentel e produzidos pela Fundação Cabras de Lampião. Foi a terceira edição do espetáculo. Confira as fotos do evento que faz parte do calendário turístico de Serra Talhada e que é considerado o maior espetáculo ao ar livre sobre cangaço no Brasil. As apresentações começaram dia 23 e terminaram ontem, 27, na estação do forró.

Confira:
Fotos : Cláudio Gomes