terça-feira, 21 de junho de 2011

“ Feriadão junino''. Veja o que abre e fecha


Este ano os pernambucanos tiveram sorte, principalmente aqueles que gostam de curtir as festas juninas. O dia de Corpus Christi coincidiu com a véspera de São João (23) e, em vez de "trocar" o feriado religioso pelo dia 24 de junho, como acontece todos os anos no Estado, as repartições públicas e grande parte das empresas privadas resolveram ceder os dois dias de folga.
Os shoppings irão funcionar em horários especiais na quinta e na sexta, mas no fim de semana abrem normalmente. Os mercados públicos também funcionam em horário especial no feriado. As lojas do Centro do Recife e bairros abrem normalmente no dia de Corpus Christi (23), mas serão fechadas na sexta-feira, (24), feriado de São João. Os bancos não funcionam nos dois dias, retomando as atividades na segunda-feira (27). 

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Alceu Valença no arraial do Sítio Trindade


Quem decidiu passar o São João no Recife não vai se arrepender. A programação que a Prefeitura preparou está recheada de grandes nomes da música nordestina. Uma ótima opção é conferir os shows que vão acontecer no Sítio Trindade a partir desta quarta-feira (22). Alceu Valença, Paulinho Leite, Petrúcio Amorim, Cezzinha e Arlindo dos Oito Baixos são algumas das atrações que vão passar por lá.

Na quarta (22), o público vai poder conferir o show de Alceu Valença, Irah Caldeira, Paulinho Leite e outros. Na quinta (23), a Banda Seu Januário, Maciel Salu e o cantor Petrúcio Amorim fazem a alegria dos que estiverem presente. Benil e Siba e a Fuloresta são as atrações principais da noite de sexta-feira (24). No sábado (25), é a vez de Cezzinha mostrar sua habilidade com a sanfona. Ainda sobem ao palco o mestre Arlindo dos Oito Baixos e Camarão. Para encerrar o feriadão com grande estilo tem apresentação de Raminho do Acordeon, no domingo (26).

São João de Pernambuco:Grade de programação foi feita pela Secretaria de Cultura e Fundarpe, em parceria com as prefeituras do interior. Valor total do apoio é de R$ 5 milhões

São João de verdade é feito com música de sanfona, viola, coco pisado, forrós, quadrilhas, bacamarteiros, canjica e toda culinária do milho, fogueira e gente espalhada pelas cidades. Também pelos sítios e terreiros de comunidades tradicionais que sempre fizeram sua festa sem muita produção, mas com originalidade de sobra. O Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura e da Fundarpe, aposta num São João tradicional e descentralizado, que chegue à população das 12 Regiões de Desenvolvimento do Estado, ao mesmo tempo em que promova artistas independentes que têm sua estética musical formada a partir das matrizes do forró, gênero que abriga dezenas de ritmos e que é a base da música e da dança do São João.


No formato deste ano estão pelo menos 253 artistas espalhados por palcos de 29 municípios do estado, totalizando mais de 400 apresentações. Além dos nomes que comporão as grades das festividades de cada município, a Secretaria de Cultura e Fundarpe apoiam eventos especiais, alguns consagrados, como o São João da Casa da Rabeca e a Roda de Sanfona do Espaço Cultural Alberto da Cunha Melo; outros que são novidade, como o primeiro ano do projeto Pipoco no São João da Mata Norte. Cerca de R$ 5 milhões são investidos na festa.Mais do que centrado num único tema, o São João de Pernambuco foca num conceito que gira em torno da valorização do pé-de-serra e todas as danças e músicas juninas. “O pernambucano do século é Luiz Gonzaga. Precisamos cada vez mais investir na produção que traduza e consolide o caminho começado por ele. Gonzaga cantou tudo, a natureza, o amor, a culinária, o sertão, a sociedade, a política, os costumes. Depois, tem o fato da nossa produção artística nesse segmento ser uma das mais ricas do Brasil, o que se prova pela produção dos nossos compositores, poetas, cantores e cantoras, sanfoneiros, que são referência para todo país. Essa produção é nossa riqueza e tem que ser levada ao conhecimento geral”, afirma Fernando Duarte, secretário de Cultura de Pernambuco.

São João de Petrolina

Chegou uma das melhores épocas do Nordeste: o São João e o blog da Zotto Comunicação volta ao ar depois de muito trabalho externo que impediu a atualização. Aos nossos leitores pedimos desculpas. Estive na organização da Corrida da Maioridade e Caminhada da Melhor Idade do INSS realizada pela Associação Nacional dos Servidores da Previdência e Seguridade Social (Anasps). O evento foi muito bom e agradecemos o apoio da imprensa que ajudou e muito na divulgação. E como começamos falando sobre São João vamos entrar no ritmo dos arraiais com o clip institucional de Petrolina que está em festa. Confira:

http://youtu.be/CGM8jQE7qsY