sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Mandalas - aprenda sobre essa arte milenar que alimenta a alma e embeleza a vida



Elas são geométricas, coloridas, instigam a imaginação e são como frutos de uma criatividade peculiar a cada ser. As Mandalas chamam atenção bela beleza, além de produzir muitos efeitos terapêuticos. A psicóloga e Terapeuta Holística, Alexandra Pinheiro tem ensinado muita gente a se beneficiar do poder dessa arte mágica que se propaga por gerações. O Blog Prisma Luz conversou com a Alexandra e traz uma entrevista bacana onde ela fala sobre mandalas. E, para quem se interessar tem um curso agendado que vai acontecer nos dias 15 e 16 de novembro.

Prisma Luz - Quem é Alexandra Pinheiro?

Alexandra Pinheiro. Foto: arquivo pessoal
Alexandra Pinheiro - Sou Psicóloga e Terapeuta Holística há 8 anos. Trabalho com Reiki, Aurículo Acupuntura , Argiloterapia ,
Ho´oponopono, enfim tudo que envolve o campo, a frequência energética, na intenção de cura seja por uma mudança de perspectiva, de olhar , de pensamento, frequência. Existe muito amor no que faço. Desde pequena comecei minhas pesquisas. Tudo o que é belo, geométrico, matemático, colorido me atrai. Antes das terapias integrativas, trabalhava com bijuterias e sempre curti trabalhos manuais e arte em geral como pintura, música, dança. Tudo isso tem um potencial de cura fora do comum. Sinto o benefício e sei de forma prática como promover esse bem estar. Como foi com a Psicologia, com as bijuterias, como é com as terapias ,a confecção das mandalas gera um poder curativo, reativa o potencial criativo e expande nossas possibilidades mentais , energéticas e psicomotoras.

PL - Mas o uso das Mandalas remonta muito tempo. Onde você se inspirou?

AP - O uso das Mandalas está em várias civilizações desde o início dos tempos, nas cavernas em desenhos rupestres, nas Mandalas tibetanas, nas formas de arte e meditações orientais , na arte tanto oriental com ocidental. Isso sem falar que as formas geométricas e mandálicas estão em tudo, na natureza , no espaço , no Cosmo. Já viram alguma foto do telescópio Hubble, das galáxias e nebulosas ? São, em sua grande maioria , lindas Mandalas. Fazem parte da geometria sagrada que está em nós em e em tudo na criação divina. Acho isso incrível e lindo !

PL - O que podemos entender sobre as técnicas?

AP - As técnicas mais comuns utilizadas nos processo terapêuticos com as Mandalas são as pinturas, e ou desenhos , colagens , mosaicos , visualizações. Nesta Oficina que estamos oferecendo o trabalho é realizado através da técnica de tecelagem dos indios Huichol do México, também conhecida como Ojos de Dios , Si'kuli. Depois que comecei a fazer as mandalas, simplesmente encantada com as possibilidade geométricas e o efeito meditativo e curativo que me trazia, comecei a pesquisar e achei o povo Huichol. Fiquei ainda mais encantada. As Mandalas deles são dedicadas à Naaliwa'mi Si'kuli Tti que é a Deusa protetora das crianças e das flores. Nesta tradição é considerada um talismã e se relaciona com os ciclos da vida na natureza aos ciclos do sol , da lua , da chuva do crescimento dos vegetais E o centro da Mandala, como em outras tantas tradições, que também fazem uso dela, está o nosso eu e a nossa conexão com o divino. Si' kuli na língua Huichol significa "O poder de ver e compreender as coisas desconhecida, ver as coisas como elas realmente são.

PL - Como será a próxima oficina?

AP - No curso, vamos aprender a tecer harmonia pra nossas vidas. A tecitura é sempre feita pra frente, neste sentido. Quero que as pessoas possam experimentar o aprendizado, sabendo que com essa tecitura, colocando a intenção, escolhendo cores, estão tendo ali uma projeção delas, do que querem curar em suas vidas, do amor que possuem e projetam aos outros, do estimulo ao potencial criativo que cada um tem e a nossa auto estima também, porque é incrível terminar uma mandala e ver a beleza de sua criação !!!

Propaganda eleitoral no rádio e na tv termina nesta sexta (24)

A dois dias do segundo turno das eleições, termina nesta sexta-feira (24) a propaganda eleitoral gratuita veiculada no rádio e na televisão. Também é a data limite para a divulgação paga de propaganda eleitoral na imprensa escrita e para a realização de debates. Nesse último caso, a transmissão não deve ultrapassar a meia-noite. É nesta sexta-feira o último dia para que os presidentes das mesas comuniquem à Justiça Eleitoral que não receberam o material destinado à votação de domingo (26).

Carros de alto-falante ou amplificadores de som para divulgação de propaganda estão permitidos até sábado (25), véspera da votação, entre as 8h e as 22h. A distribuição de material gráfico, a realização de caminhadas, passeatas e carreatas, além da divulgação de jingles ou mensagens dos candidatos podem ser feitas também até as 22h.

No segundo turno das eleições, neste domingo (26), cerca de 143 milhões de eleitores estão aptos a votar para presidente da República e governadores de 13 estados e do Distrito Federal. Apesar do horário de verão nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, a votação será feita das 8h às 17h, obedecendo o horário local.

Parques nacionais aparecem com rostos pintados em rochas nos EUA

Pintura em rocha no parque nacional de Crater Lake, no Oregon (Foto: AP Photo/Instagram)
Autoridades dos Estados Unidos investigam atos de vandalismo encontrados em ao menos cinco parques nacionais do oeste do país. Grandes pinturas de rostos foram feitas em rochas do parque de Crater Lake, no Oregon, assim como nos parques de Yosemite e Death Valley, na Califórnia, e nos de Canyonlands e Zion, em Utah.

Além desses, outros cinco parques podem ter sido alvo de atos parecidos e estão sob investigação – entre eles, o famoso Grand Canyon, no Arizona. O porta-voz do National Park Service (serviço de parques nacionais do país), Jeffrey Olson, afirmou que não pode informar o tipo e a extensão do vandalismo porque o caso está sob investigação.

Goiânia completa 81 anos nesta sexta-feira (24)

Goiânia (GO) contará com uma programação especial de comemoração ao aniversário de 81 anos da cidade, fundada em 24 de outubro de 1933. Com organização da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), as festividades incluem shows musicais, exposições fotográficas, saraus, feira de livros e o tradicional desfile cívico-militar programado para esta sexta-feira (24), na Avenida 24 de outubro.

A cidade de Goiânia se destaca entre as capitais brasileiras por ter um dos maiores índices de área verde por habitantes (94 m²), perdendo apenas para Edmonton, no Canadá, com 100 m².

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população da capital é superior a 1,3 milhão de habitantes, sendo que a região metropolitana ultrapassa os 2,2 milhões, de acordo com dados do ano passado.

Desde 2011, a cidade faz parte da Rede Urbelac de Cidades Sustentáveis, um grupo de municípios da América Latina, Caribe e Europa que se articulam para identificar estratégias e programas de desenvolvimento urbano alinhado a políticas de preservação do meio ambiente.

A rede da qual Goiânia faz parte inclui cidades estrangeiras como Florença, na Itália; Bilbao, na Espanha; Trujillo, no Peru; Bucaramanga, na Colômbia; além de Manaus (AM).

A cidade de Goiânia, embora com uma história recente, oferece uma diversidade de atrativos que encantam seus moradores e visitantes. Além do patrimônio histórico, também é referência na área de saúde. A capital goiana é polo de turismo de negócios e eventos e está entre as cinco cidades brasileiras com menor custo de vida e entre as sete com melhor qualidade de vida.

Para bem receber os turistas a cidade tem uma infraestrutura com boa rede hoteleira, restaurantes, bares, museus, teatros, boates, parques, cinemas, centros de compras, o Centro de Convenções de Goiânia, um dos mais modernos e completos da América Latina, e, ainda, o Centro Cultural Oscar Niemeyer, palco de eventos nacionais e internacionais.