sábado, 2 de julho de 2011

Dilma: Itamar deixa trajetória exemplar de honradez


Nota da presidente da República, Dilma Rousseff, lamenta o falecimento do ex-presidente e senador Itamar Franco (PPS-MG) e destaca que ele deixa ao País "uma trajetória exemplar de honradez pública". Dilma diz que recebeu a notícia com grande tristeza, que o Brasil e Minas Gerais sentirão a falta de Itamar e transmite sentimentos aos familiares e amigos.
A presidente da República decretou luto oficial de sete dias, informou a assessoria do Palácio do Planalto.

Leia a íntegra da nota:
"Foi com tristeza que recebi a notícia do falecimento do senador e ex-presidente Itamar Franco. Dirigente do País em um momento crucial da nossa história recente, o presidente Itamar nos deixa uma trajetória exemplar de honradez pública. O Brasil e Minas sentirão a sua falta. Neste momento de dor, quero transmitir meus sentimentos a seus familiares e amigos.

Dilma Rousseff

(AE- Agência Estado)

Políticos lamentam a morte de Itamar Franco


Políticos e personalidades lamentaram neste sábado (2) a morte do senador e ex-presidente da república Itamar Franco. Itamar, que tinha 81 anos, estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde o dia 21 de maio para tratar de uma leucemia. De acordo com os médicos, o ex-presidente reagiu bem ao tratamento da leucemia, mas desenvolveu uma pneumonia grave. O político foi transferido para UTI e morreu na manhã deste sábado.
Em nota, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT-SP) disse que Itamar Franco foi “um grande democrata, com uma vida pública dedicada ao Brasil”. Para o senador Aécio Neves Itamar foi homem público completo. “Estou pessoalmente abalado”, disse.
Leia as declarações:

Lula e Cabral lamentam morte de Itamar Franco

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou uma nota em que lamenta a morte do ex-presidente Itamar Franco (PPS-MG). No texto, também assinado pela ex-primeira dama Marisa Letícia, Lula destacou o papel de Itamar na construção da democracia de um País "mais justo e sem pobreza". Veja abaixo a íntegra da nota:

"O senador e ex-presidente Itamar Franco foi um grande democrata, com uma vida pública dedicada ao Brasil. Mesmo nos momentos de divergência política mantivemos uma relação de profundo respeito e diálogo. Quando assumiu a presidência em um momento conturbado, em 1992, teve sabedoria para dialogar com toda a sociedade brasileira e ajudou o País a entrar em uma rota positiva na política, na economia e no social.

Jarbas Vasconcelos: ''Perdi um amigo'', lamenta

'Eu perdi um amigo, uma pessoa pela qual tinha grande respeito e admiração, por sua coerência, sua combatividade. Todas essas características ficaram evidentes nesses poucos meses em que Itamar esteve de volta ao Senado da República. O Brasil perdeu um grande homem público, alguém ao qual o País deve muito. Itamar assumiu a Presidência da República num momento difícil e se comportou com uma decência e uma honradez à toda prova. Foi um gigante. Não apenas assegurou a democracia, mas também legou o Plano Real. Itamar foi um dos pais da atual estabilidade política e econômica desfrutada por todos nós. Nesse momento no qual nem sempre a gente vê o exercício da política de forma positiva, Itamar vai fazer uma falta tremenda. Fica o seu legado, o seu exemplo pra todos nós, mas principalmente para os mais jovens."


Senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE)

Itamar Franco: vida e trajetória política


O ex-presidente Itamar Franco, falecido neste sábado, governou o país de 1992 a 1994, após a renúncia de Fernando Collor de Mello. Ele havia completado 81 anos no último dia 28 de junho. Itamar também governou o Estado de Minas Gerais entre 1999 e 2003 e foi eleito senador no ano passado, com 5.125.455 votos.

PERFIL
O engenheiro Itamar Augusto Cautiero Franco nasceu em 28 de junho de 1930 a bordo de um navio. Ele foi registrado em Salvador (BA). Sua carreira política teve início no MDB (Movimento Democrático Brasileiro), legenda pela qual foi eleito prefeito de Juiz de Fora em duas gestões, entre 1967 e 1971 e entre 1973 e 1974.

Nota do PSDB pela morte de Itamar Franco



A biografia de Itamar Franco atesta a falta que ele vai fazer ao Estado de Minas Gerais, ao Brasil e aos seus familiares. Nos deixa um exemplo de como se pode fazer política pensando no interesse público. O PSDB lamenta sua morte.

Deputado Sérgio Guerra
Presidente Nacional do PSDB

Brasília, 02 de julho de 2011

Eduardo decreta luta oficial em pesar pela morte de Itamar Franco


O governador Eduardo Campos decretou, neste sábado (02/07), luto oficial de três dias em respeito à memória e sinal de pesar pela morte do ex-presidente e senador Itamar Franco.

“O Brasil perde um homem público que dedicou toda a sua vida a fazer política de maneira decente e com espírito público. Pernambuco se solidariza com a família e os amigos do ex-presidente neste momento de perda”, disse o governador.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Avenida Dantas Barreto será interditada para a festa de Nossa Senhora do Carmo


A partir das 22h da próxima segunda-feira (04), a pista principal (Oeste) da Avenida Dantas Barreto, será bloqueada para o início da montagem da estrutura da festa de Nossa Senhora do Carmo - padroeira do Recife, que é celebrada pelos católicos no dia 16 de julho. Para isso, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) fará a interdição da via entre a Avenida Nossa Senhora do Carmo e a Rua Tobias Barreto.

Durante a interdição, a pista Leste da Dantas Barreto terá o estacionamento proibido e o trânsito de automóveis e ônibus apenas poderá ser feito pela mesma. Neste período haverá o monitoramento de agentes de trânsito na área com o objetivo de evitar transtornos no tráfego e auxiliar na circulação dos coletivos. A liberação da pista Oeste da Dantas Barreto está prevista para acontece às 5h do dia 18 de julho.

Informações (assessoria de imprensa da CTTU)