sábado, 9 de agosto de 2014

Aposentados vão ter empréstimo consignado online



Os empréstimos consignados do INSS começarão a ser liberados de forma instantânea pelos bancos, a partir de junho do ano que vem, conforme informou nesta sexta-feira o jornal “O Estado de S. Paulo”. Atualmente, os aposentados e pensionistas da Previdência Social são obrigados a aguardar de três a oito dias para receber o dinheiro. Outra novidade para quem é adepto dessa modalidade de empréstimo é a consulta ao histórico de empréstimos feitos e à margem disponível (índice de comprometimento do benefício com o financiamento). Por lei, o segurado não pode vincular mais de 30% ao crédito.
A mudança só será possível porque, com o novo modelo, a comunicação entre os bancos e o INSS será via web. Hoje, o procedimento é feito por meio da troca de arquivos, o que atrasa o processo. Os testes, segundo Luiz Adalberto, diretor de finanças da Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap), já começam este mês. A medida deve facilitar, ainda, a contratação de empréstimo por caixas eletrônicos. De acordo com dados do Ministério da Previdência Social, as condições do crédito não mudam: o prazo máximo continua sendo de até 60 meses e as taxas mínima e máxima de 0,74% e 2,14%, respectivamente. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as alterações são apenas um aperfeiçoamento do processo nessa modalidade de crédito, cujo objetivo é garantir mais segurança à operação.

 Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/economia/emprestimo-consignado-online-para-aposentado-do-inss-comeca-ser-oferecido-em-junho-do-ano-que-vem-13542840.html#ixzz39u3EQAeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário