segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Exposição de Manoel Quitério é atração no Barchef

Uma divagação sobre a fragilidade das crenças e sobre a relação do homem com seus objetos de culto e dogmas sociais. É o que promete a exposição “O falso despertar”, do artista plástico Manoel Quitério, que estará em exposição no Barchef no período de cinco a 31 de agosto. A exposição é formada por 30 obras em acrílica, tinta de restauro de arte sacra sobre madeira de demolição, e relicários.

Essa mostra é a segunda obra da trilogia denominada pelo artista de “A inércia do delírio”. A primeira foi “A paralisia do sono”. Nesta exposição, Manoel Quitério põe em questionamento o caráter estritamente mudo e contemplativo da arte sacra, repensa a relação tradicional de criador e criatura, e a noção de antropocentrismo como antônimo de teocentrismo.

Ao promover a intervenção de uma estética moderna sobre produtos tradicionais de madeira (janelas e portas de demolição, relicários, arcas e outros itens de decoração sacra), a exposição revela o diálogo do conservador e tradicional com uma linguagem nova. A proposta vai além da panfletagem ideológica e se concentra na experiência do questionamento individual sobre espiritualidade. Sob um ângulo menos dogmático e mais afetivo, temas como culpa, repressão e inércia são abordados, numa reflexão acerca do conflito religiosidade versus individualidade e sobre sua influência na formação de certos padrões psicológicos e sociais.

Tudo isso é expresso na arte de Manoel Quitério, um artista que e inspira em várias fontes. Sua obra remete às raízes da arte armorial - heráldica, arte bizantina e xilogravura – e apresenta elementos de muralismo mexicano, lowbrow e HQ, além de símbolos dos mais diversos credos e ícones da cultura pop.


A abertura da exposição “O falso despertar” será nesta terça-feira (05), às 20h, e vai contar com intervenções do artista. A visitação pode ser feita até o dia 31 de agosto, de terça a quinta das 18h às 2h, às sextas e sábados das 12h às 18h, e aos domingos das 12h às 18h.

Serviço:
Exposição “O falso despertar”, do artista Manoel Quitério
Local: Barchef
Av. 17 de agosto, 1983, Casa Forte
Visitação de 06 de agosto a 31 de agosto de 2014
Informações: 9282-5477 / 9233-0845

Com Assessoria - Caderno 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário