sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Eleições 2014: falta honestidade!


Para uma eleição ser honesta, seria preciso mudar muita coisa. A principal seria o tempo que os candidatos possuem para se apresentar. Como pode um candidato sem muitas coligações de partido ter três vezes menos tempo que um candidato que tenha várias coligações e, com isso, vai acumulando tempo que seria de outros partidos?

Uma eleição honesta seria aquela em que todos os candidatos tivessem o mesmo tempo de rádio e televisão e onde poderiam desfilar seus projetos, verdades, mentiras, ataques. Caberia a cada um dos candidatos usar o seu tempo da melhor maneira possível.

Isso sim seria a eleição ideal, mas parece que o modus operandi de como tudo é feito segue à risca os candidatos, pois deveríamos ter também os candidatos ideais.

Quem sabe um dia, em outra encarnação?

Por Claudio Schamis
http://opiniaoenoticia.com.br/

PSB se reúne dia 20 para discutir substituto de Campos, diz deputado

O deputado federal pelo PSB de Pernambuco Gonzaga Patriota afirmou nesta sexta (15) que as definições sobre a substituição do nome de Eduardo Campos na chapa que vai disputar a Presidência só devem começar a ocorrer em uma reunião prevista para a quarta-feira (20), na sede do partido em Brasília. Patriota deu a declaração quando chegava à casa onde o ex-governador de Pernambuco morava, para prestar solidariedade à família. Eduardo Campos morreuna quarta-feira (13) em um acidente aéreo, em Santos.

 Patriota afirmou ainda que acredita em um consenso em torno do nome de Marina Silva para substituir o companheiro na cabeça de chapa. E disse que um socialista deve assumir a vice de Marina. “Eu creio que todos os socialistas apoiem o nome de Marina. Ela tem uma história muito bonita nesse país e essa história dela foi aceita por Eduardo e deve ser aceita por nós. Na hora em que nós concordamos com o nome de Marina escolhido por Eduardo para ser sua vice, eu não vejo como não concordamos que ela seja a substituta dele nessa eventualidade que houve”, aponta Patriota.

Do G1

FAB diz que gravação da caixa-preta de jato não era do voo de Campos

A Força Aérea Brasileira (FAB), responsável pela investigação do acidente aéreo que causou a morte do presidenciável do PSB, Eduardo Campos, informou nesta sexta-feira (15) que já foram extraídas e analisadas por quatro técnicos do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) as duas horas de áudio da caixa-preta do jato que conduzia o ex-governador pernambucano para o litoral paulista. Segundo a FAB, a gravação da caixa-preta do avião com prefixo PR-AFA não é do voo de Campos.

Com a queda do avião, na última quarta-feira (13), morreram, além do candidato do PSB, quatro assessores de campanha e os dois pilotos do jato. Confome o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, a liberação dos corpos pelo Instituto Médico Legal (IML) deve ocorrer neste sábado (16).
Em nota, a Força Aérea afirmou que, até o momento, não é possível determinar a data dos diálogos registrados na caixa-preta encontrada em Santos, em razão de o equipamento não arquivar esse tipo de informação.

“As razões pelas quais o áudio obtido não corresponde ao voo serão apuradas durante o processo de investigação”, advertiu o comunicado da FAB. Além da caixa-preta da aeronave, a Força Aérea disse que investigará alguns fatores relacionados aos pilotos do jato em que estava Eduardo Campos, como se eles haviam voado por mais horas seguidas do que a lei permite, documentação, exames recentes que foram apresentados, entre outros. Além disso, durante a investigação do acidente aéreo serão ouvidos familiares dos pilotos para apurar se os profissionais passavam por problemas pessoais.

A análise da caixa-preta da aeronave começou nesta quinta, após o equipamento ser levado de Santos para Brasília. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão vinculado à FAB, apura as causas do acidente.

Do G1

Brasil conquista medalha inédita em olimpíada internacional de astronomia

Divulgação/Portal da Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica
Na mesma semana em que Artur Ávila Cordeiro de Melo, matemático brasileiro, conquistou a Medalha Fields, o Brasil teve outra conquista na área de ciências exatas, protagonizada por alunos do ensino médio. Cinco estudantes conquistaram a medalha de prata em prova por equipe na 8ª Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica, conquista inédita no país. O evento, que terminou no último domingo (10), ocorreu na cidade de Suceava, na Romênia. O grupo brasileiro também obteve, nas provas individuais, duas medalhas de bronze e três menções honrosas.

A equipe desembarcou hoje (14) no Brasil, após viagem de 30 horas. “Essa competição tem nível muito elevado, e os alunos brasileiros se destacaram”, diz o coordenador de Educação em Ciências do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), no Rio de Janeiro, Eugênio Reis, que acompanhou os estudantes. Segundo ele, “esses jovens que voltam com a medalha mostram para os demais que isso é uma coisa possível; que basta se dedicar, que se tem chance”.

Ao todo, participaram da olimpíada 208 estudantes, de 39 países. O Brasil é um dos países que participa da Olimpíada desde a primeira edição. A prova de equipe varia a cada ano, e a elaboração fica a cargo do país que sedia o evento. Na última edição, os grupos tiveram 90 minutos para calcular a trajetória de dois mísseis que deveriam atingir um asteroide, em rota de colisão com a Terra, e salvar o planeta.

Para as contas, puderam usar apenas objetos contidos em uma caixa: réguas, massa de modelar, barbante e papel milimetrado. A medalha de ouro ficou com o Canadá e a de bronze com a Lituânia.

A preparação dos estudantes vem desde o ano passado, com a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, voltada para estudantes de escolas públicas e particulares. No ano passado foram 800 mil inscritos em todo o país. Os participantes que se destacaram foram convidados a continuar estudando.

Os selecionados passaram por várias etapas, que incluíram uma prova presencial. Além dos cinco estudantes que participaram da competição internacional, foram escolhidos cinco para participar da competição latino-americana, que será no Uruguai, de 10 a 16 de outubro. Haverá também cinco suplentes. Os finalistas tiveram aulas, participaram de oficinas e de observações astronômicas.

Anvisa proíbe venda de lote de água mineral

Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicada hoje (15) no Diário Oficial da União proíbe a distribuição e a comercialização, em todo o território nacional, do Lote 32966047S1 (validade: 23/10/2014) do produto Água Mineral Natural da marca São Lourenço, produzido pela Empresa Nestlé Waters Brasil – Bebidas e Alimentos Ltda.

De acordo com o texto, laudo emitido pelo Instituto Adolfo Lutz identificou a presença da bactéria Pseudomonas aeruginosa acima do limite estabelecido na legislação sanitária no lote. A resolução entra em vigor nesta sexta-feira.

De acordo com o Departamento de Química da Universidade de São Paulo (USP), a bactéria atinge principalmente os pulmões de pessoas que apresentam imunidade baixa.

Agência Brasil

Presidente do TSE nega pedido do PV para adiar horário eleitoral

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Dias Toffoli, indeferiu pedido apresentado pelo Partido Verde (PV) e seu candidato a presidente, Eduardo Jorge, para o adiamento por três dias do início do horário eleitoral gratuito no rádio e na TV, que começa na próxima terça-feira (19). A sigla e o candidato solicitaram o adiamento em razão do acidente aéreo que vitimou o candidato a presidente Eduardo Campos (PSB) e equipe, que ocorreu em Santos (SP) na quarta-feira (13).  

No pedido, o PV e seu candidato afirmaram que o objetivo da medida era “permitir que a coligação que tinha Eduardo Campos à frente possa ter um pouco mais de tempo e tranquilidade para se organizar e adaptar seus programas de divulgação política, previstos em lei”.

Em sua decisão, o presidente do TSE destaca que, “em que pese a relevância das razões apresentadas, não há como postergar o início da propaganda gratuita, pois a matéria é estabelecida pela legislação eleitoral e não por ato de vontade da Justiça Eleitoral”.

Garibaldi anuncia saída do Ministério da Previdência em eventual segundo governo do PT

"O senador licenciado e ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho (PMDB), declarou neste fim de semana em um ato de campanha que pretende deixar a Esplanada dos Ministérios em um eventual segundo governo da presidente Dilma Rousseff.

“Eu sou ministro da presidente Dilma. Acredito que ela ganhará a eleição, mas, a partir de janeiro, estarei de volta ao Senado e quero encontrá-lá ao meu lado, a guerreira Wilma de Faria”, disse, em ato de campanha da candidata do PSB ao Senado em São Paulo do Potengi.


Garibaldi exerce a titularidade do Ministério da Previdência Social desde o início do governo Dilma Rousseff. Em seu lugar no Senado está o suplente, Paulo Davim (PV).

Asa participa da Green Expo 2014

A Green Expo 2014 aporta no Pavilhão do Centro de Convenções de Pernambuco, esta semana, como a primeira feira de negócios do Nordeste voltada para equipamentos e serviços relacionados ao meio ambiente, reciclagem, limpeza pública e gestão de resíduos. A empresa Asa – Indústria e Comércio Ltda. foi selecionada pelos organizadores do evento para apresentar o premiado Programa Socioambiental Mundo Limpo Vida Melhor, que desenvolve através de um trabalho de resgate, o reaproveitamento do óleo de fritura.

Por conta da política de logística reversa, as indústrias de embalagens estão cada vez mais preocupadas com o destino final de seus produtos. Desde a primeira edição, a Embala Nordeste destaca a participação de empresas provedoras de soluções e tecnologia para o meio ambiente, reciclagem, limpeza pública e gestão de resíduos. Com a expansão do mercado na região, o setor de reciclagem da Embala, se fortaleceu e deu origem a Green Expo – Feira e Fórum, onde a ASA Indústria participa com a apresentação do Programa Mundo Limpo Vida Melhor.



quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Homenagem dos filhos feita durante aniversário de Eduardo Campos. Parabéns, pai!

NOTA OFICIAL DO PT

Foto: Ricardo Stuckert/PR
Como todos os brasileiros, estou profundamente entristecido com a trágica morte de Eduardo Campos. Um grande amigo e companheiro. 

Conheci Eduardo através de seu avô, Miguel Arraes, um memorável líder das causas populares de Pernambuco e do Brasil.

O país perde um homem público de rara e extraordinária qualidade. Tive a alegria de contar com sua inteligência e dedicação nos anos em que foi nosso ministro de Ciência e Tecnologia. Ao longo de toda sua vida, Eduardo lutou para tornar o Brasil um país mais justo e digno.

O carinho, o respeito e a admiração mútua sempre estiveram presentes em nossa convivência.

Nesse momento de dor, eu e Marisa nos solidarizamos com sua mãe, Ana Arraes, sua esposa, Renata, seus filhos e toda a sua família, amigos e companheiros.

Também prestamos solidariedade às famílias dos integrantes da sua equipe e dos tripulantes que faleceram nesse terrível acidente.


Luiz Inácio Lula da Silva


Decretado luto oficial de sete dias em Pernambuco

O governador de Pernambuco, João Lyra, conversou a pouco com os jornalistas no Palácio do Campo das Princesas. "A perplexidade tomou conta de mim. O luto oficial já foi decretado por sete dias e está sendo publicado amanhã no Diário Oficial. Vou agora conversar com Renata Campos e só depois falar sobre os detalhes do velório", disse muito emocionado.

" Perdemos o maior líder de Pernambuco", afirmou Guilherme Uchoa, presidente da Assembleia Legislativa de PE

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Guilherme Uchôa, disse que ainda está tentando acreditar no que aconteceu. Muito emocionado declarou que Eduardo era um grande amigo cuja liderança, inteligência, e lealdade não será fácil de substituir na política. " Era um homem muito inteligente, preparado, respeitado, excelente amigo e companheiro. Pouca gente sabe, mas Eduardo sabia até fazer leitura labial. Perdemos o maior líder de Pernambuco", afirmou.

Eduardo Campos


Nota de pesar da Presidenta Dilma Rousseff pelo falecimento de Eduardo Campos

O Brasil inteiro está de luto. Perdemos hoje um grande brasileiro, Eduardo Campos. Perdemos um grande companheiro. Neto de Miguel Arraes, exemplo de democrata para a minha geração, Eduardo foi uma grande liderança política.

Desde jovem, lutou o bom combate da política, como deputado federal, ministro e governador de Pernambuco, por duas vezes. Tivemos Eduardo e eu uma longa convivência no governo Lula, nas campanhas de 2006, 2010 e durante o meu governo.

 Estivemos juntos, pela última vez, no enterro do nosso querido Ariano Suassuna. Conversamos como amigos. Sempre tivemos claro que nossas eventuais divergências políticas sempre seriam menores que o respeito mútuo característico de nossa convivência.

Foi um pai e marido exemplar. Nesse momento de dor profunda, meus sentimentos estão com Renata, companheira de toda uma vida, e com os seus amados filhos. Estou tristíssima. Minhas condolências aos familiares de todas as vítimas desta tragédia. Decretei luto oficial de 3 dias em homenagem à memória de Eduardo Campos. Determinei a suspensão da minha campanha por 3 dias.

Dilma Rousseff

Presidenta da República Federativa do Brasil

Lista de mortos no acidente de avião que matou Campos

O Comando da Aeronáutica informou, por nota, que o avião, modelo Cessna 560XL, prefixo PR-AFA, caiu às 10h. “A aeronave decolou do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com destino ao aeroporto de Guarujá (SP). Quando se preparava para pouso, o avião arremeteu devido ao mau tempo. Em seguida, o controle de tráfego aéreo perdeu contato com a aeronave”, diz nota da Aeronáutica. A lista oficial é: Eduardo Henrique Accioly Campos Alexandre da Silva, fotógrafo Carlos Augusto Leal Filho (Percol), assessor Geraldo da Cunha, piloto Marcos Martins, piloto Pedro Valadares Neto Marcelo Lira.

Blog do Magno

Imprensa internacional repercute morte de Eduardo Campos

Veículos internacionais de imprensa repercutem nesta quarta-feira (13) a morte do ex-governador de Pernambuco e candidato à Presidência da República pelo PSB, Eduardo Campos, após o jato em que estava cair em cima de uma casa em Santos, no litoral de São Paulo.

"The Telegraph"

O site do jornal britânico "The Telegraph" noticiou a morte de Eduardo Campos.
A publicação relatou como foi o acidente, com base nas reportagens da imprensa local, e falou sobre o desempenho de Campos em sua candidatura à presidência. A reportagem está destacada na capa da subeditoria de "Notícias de Mundo" do portal.

"BBC"

O site da agência BBC também publicou uma reportagem com foto sobre a morte do candidato Eduardo Campos.
As informações foram passadas por Rodrigo Rollemberg, membro do PSB. A agência AFP também foi citada.

"Bloomberg"
O site da agência de notícias Bloomberg noticiou a morte de Eduardo Campos, com base em informações da Globo News e do jornal "Folha de S.Paulo".
Há um breve histórico sobre a vida política de Campos, bem como seu desempenho na campanha à Presidência da República até então.
A reportagem está destacada no topo da capa do portal.





 Do G1

Prazo para solicitar voto em trânsito termina na próxima semana

O prazo para o eleitor que pretende votar fora de sua cidade nos dias 5 e 26 de outubro, primeiro e segundo turno das eleições gerais, fazer o pedido à Justiça Eleitoral termina no dia 21 de agosto. O voto em trânsito permite que ele vá às urnas em municípios com mais de 200 mil eleitores, mas só para escolher o presidente da República.

Para estar apto a votar em outra cidade, o eleitor deverá procurar o cartório eleitoral, indicando onde estará no dia da votação. Para fazer o pedido, é preciso levar um documento oficial com foto. Após o cadastramento, o cidadão fica impedido de votar na seção de origem, mas poderá pedir o cancelamento até o fim do prazo.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, 86 cidades terão voto em trânsito. A lista das cidades pode ser verificada na página do tribunal na internet (www.tse.jus.br).

Agência Brasil

Rejeitada denúncia de crime de responsabilidade contra senador Cícero Lucena

O relator do Inquérito, ministro Dias Toffoli
Por maioria de votos, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou denúncia por suposta prática de crime de responsabilidade (art. 1º, II, do Decreto-lei nº 201/67), apresentada contra o senador Cícero Lucena (PSDB-PB). No julgamento do Inquérito (INQ) 3719, em que o senador era acusado de utilização indevida de recursos federais, os ministros entenderam que os elementos elencados pelo Ministério Público Federal não foram suficientes para a abertura de ação penal.

Segundo a acusação apresentada pelo procurador-geral da República, o senador, quando prefeito de João Pessoa no início dos anos 2000, firmou convênio com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), no valor de R$ 233 mil, para a construção de 237 banheiros (módulos sanitários). A acusação é de que foram construídos apenas 107 módulos, muitos deles sem funcionalidade, levando a uma taxa de execução de 30% do contratado.

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Ministério do Turismo investe R$ 2 mi para Pernambuco divulgar suas praias no exterior

Foto: Divulgação
Vinte cidades de seis países de destaque na emissão de turistas para Pernambuco vão receber ações promocionais do Estado. O Projeto de Promoção Internacional do Polo Costa dos Arrecifes, apresentado na manhã desta terça-feira (12), recebeu R$ 2 milhões do Ministério do Turismo. A ideia é incrementar o fluxo turístico de visitantes e captar novas parcerias de comercialização e comunicação. Pernambuco é o único Estado brasileiro a receber esse tipo de ação da pasta federal.

Com o projeto aprovado pelo Ministério, a Secretaria de Turismo de Pernambuco, por meio da Empetur - órgão responsável pela gestão do Turismo no Estado - pretende promover o Polo Costa dos Arrecifes, que inclui Cabo de Santo Agostinho, Sirinhaém, Tamandaré, Ipojuca, no Litoral Sul; Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Recife, na Região Metropolitana; Goiana, Igarassu, Itapissuma, Rio Formoso, no Litoral Norte; e Fernando de Noronha.

A Empetur selecionou os lugares em função do ranking de países que emitem mais turistas para Pernambuco. As visitas acontecerão de 9 de setembro a 13 de novembro deste ano. EUA será o primeiro a receber a missão, que inclui palestras e rodadas de negócios para cerca de 100 operadores e agentes de viagem, companhias aéreas, autoridades e formadores de opinião daquele país. "Além de ser o país que mais emite turistas para Pernambuco, os EUA possuem um voo que liga diretamente o Estado a Miami", comentou o secretário estadual de Turismo, Romeu Baptista.

Abertas inscrições pera o programa de faculdade aberta à terceira idade, do Sistema Fecomércio de Pernambuco

Começaram nesta terça-feira (12) as inscrições pera o programa de faculdade aberta à terceira idade, do Sistema Fecomércio de Pernambuco. São cursos gratuitos de extensão e livres, além de disciplinas de cursos de graduação, oferecidos exclusivamente para idosos a partir de 60 anos no Sesc Ler Goiana, na Mata Norte, e na Faculdade Senac Recife. As inscrições seguem até a sexta (15) e podem ser feitas nos dois locais.

São três áreas que os candidatos podem escolher. O curso Viver Melhor, que fica dentro do projeto “Maturidade”, tem disciplinas de tecnologia, inglês, atualidades, turismo, sustentabilidade, literatura e recreação. São cinco meses de aulas, nas segundas, quartas e sextas, das 14h às 16h. A primeira aula será no dia 22 deste mês, no Sesc Ler Goiana.

O projeto “Alvorecer” oferece cursos, oficinas, palestras e apresentações culturais. Já o projeto “Integrar” conta com as disciplinas do curso de graduação. Todas as aulas dos projetos “Alvorecer” e “Integrar” acontecem no Senac Recife. Para os cursos livres e de extensão é necessário ter a alfabetização completa.

PF e Receita desarticulam grupos que cometiam crimes com CPFs falsos

 (Foto: Divulgação / Polícia Federal)
A Polícia Federal em Pernambuco e a Receita Federal do Brasil deflagraram, nesta terça, uma operação para desarticular quadrilhas especializadas em fraudar bases de dados da Receita Federal. De acordo com a investigação, os criminosos -- entre os quais há servidores da Receita e dos Correios -- usam Cadastros de Pessoa Física (CPFs) falsos para a abertura de empresas e obtenção de empréstimos bancários.
Chamada de Alter Ego, a operação teve foco na Região Metropolitana do Recife, com sete mandados de prisão preventiva, 17 mandados de buscas e apreensão, 14 mandados de (condução coercitiva o suspeito pode ser levado à força para prestar depoimento), e 19 ordens de identificação criminal. Sete agentes públicos também devem ser afastados de suas funções, sendo quatro da Receita e três dos Correios.

Projeto Domingo Treloso leva alegria e diversão a parques do Recife

Três domingos de muita alegria e diversão para a criançada. É o que promete o projeto Domingo Treloso, desenvolvido pela Vitarella. A iniciativa faz parte da campanha Rede Social de Verdade e vai promover atividades recreativas em três parques do Recife com o objetivo de fazer com que as brincadeiras alimentem as redes sociais dos pequenos. O Domingo Treloso será realizado nos dias 17, 24 e 31 de agosto, à tarde, e conta com a participação da Prefeitura do Recife.

A iniciativa surgiu porque o biscoito Treloso acredita que a Internet, principalmente as redes sociais como fonte de entretenimento, faz parte da realidade das nossas crianças cada vez mais cedo. Mas acredita também que é preciso incentivar relacionamentos pessoais e valores como amizade. Por isso, criou a campanha Rede Social de Verdade, que tem como objetivo levar a garotada a gerar conteúdos “de verdade” para as suas redes sociais virtuais.

Para que a iniciativa não se resuma aos comerciais de TV, foi criado o projeto Domingo Treloso, que vai acontecer em três domingos nos parques da Jaqueira, Santana e Dona Lindu. Esses encontros contarão com atividades de recreação dirigidas a crianças na faixa etária de 3 a 12 anos. A participação é gratuita e para entrar na roda basta fazer o credenciamento, através da identificação, no próprio local do evento.

Governo abre sindicância para apurar alteração de perfis na Wikipédia

O governo federal publicou nesta terça-feira (12) no "Diário Oficial da União" a abertura de uma sindicância para investigar alterações nos perfis da Wikipédia dos jornalistas Carlos Alberto Sardenberg e Miriam Leitão. Reportagem do jornal "O Globo" publicada na última sexta (8) mostrou que as alterações, que incluíam críticas aos profissionais, partiu de computadores ligados à rede do Palácio do Planalto.Os dois jornalistas são colunistas e comentaristas da TV Globo, do jornal "O Globo" e da rádio CBN.

O governo já havia anunciado que abriria a sindicância. Os profissionais que foram selecionados  para atuar nas investigações terão 30 dias para apresentar os resultados. No sábado, um dia após o episódio vir à tona, a presidente Dilma Rousseff chamou de inadmissível o uso de uma rede do Planalto para promover as alterações no perfis. "A minha opinião é que [o episódio] é absolutamente inadmissível, por parte do Planalto, por parte do governo federal ou por parte de qualquer governo", ressaltou a presidente da República na ocasião.

Do G1

PF faz operação contra tráfico internacional de drogas em 5 estados

A Polícia Federal (PF) realiza uma operação contra o tráfico internacional de drogas desde a madrugada desta terça-feira (12) no Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e São Paulo.  Até as 13h, sete pessoas tinham sido presas, entre elas o chefe da quadrilha. Uma pessoa está foragida. Ao todo, devem ser cumpridos nove mandados de prisão, 13 de busca e apreensão e 42 mandados de busca e apreensão de veículos.
De acordo com o delegado-chefe da PF em Londrina, Nilson Antunes da Silva, as investigações começaram a partir de dados coletados em outra operação deflagrada em dezembro de 2013. A quadrilha começou a ser monitorada a partir de março de 2014.

Antiguidades são vendidas em exposição no Portal de Gravatá

Neste fim de semana, visitantes e hóspedes do Hotel Fazenda Portal de Gravatá puderam apreciar as peças exclusivas em exposição do VIII Salão de Antiguidades. Em um dos salões anexo ao terraço do hotel, seis dos principais representantes de antiquários de Recife, Gravatá e João Pessoa colocaram à venda e em exposição objetos de decoração e utilitários de época, como móveis, centros em madeira de lei, castiçais em prata, esculturas em bronze e bustos de mármore.

Na entrada do salão, uma decoração composta por peças de diferentes estilos e utilidades, dos séculos XVIII à XX anunciava a realização de mais uma exposição de época. A beleza dos cristais e da porcelana importada teve como uma de suas representantes Vera Costa que, além de expositora, é também uma das organizadoras do evento, junto com Fernando Villa Chan. Além dessas antiguidades, ela expôs mesas de jacarandá, cadeiras em estilo manuelino, um console do estilo berangeé e um par de criados mudos francês. Outras peças que chamaram a atenção foram as do Antiquário Old Style Antiguidades, de Rose Marie Spinelli, que trouxe esculturas em mármore, bandejas de prata, garrafas e taças decorativas.

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Concursos: Confira as oportunidades que chegam até R$ 24 mil

Foto: Ed Alves/CB/D.A. Press
Vários concursos estão com inscrições abertas por todo o país e oferecem 28 mil vagas para quem quer seguir a carreira pública. Alguns salários chegam a R$ 24 mil, como o da seleção para o Ministério Público junto ao Tribunal de Contas de Santa Catarina, que tem 26 oportunidades de níveis superior e médio. Na Defensoria Pública do Rio Grande do Sul, os rendimentos também são bastante atrativos. O salário para os 28 postos de defensor público é de R$ 19,3 mil.

O Ministério do Desenvolvimento Agrário começa a receber inscrições nesta segunda-feira (11) - que se estendem até 7 de setembro - para preencher 40 vagas temporárias de nível superior para os cargos de administrador, analista em diversas áreas e gerente de projetos. Os vencimentos vão de R$ 6,1 mil a R$ 8,3 mil. A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) realiza certame para preencher 143 postos em diversos cargos. Mas é bom ficar atento. As inscrições se encerram na quarta-feira e podem ser feitas pelo site www.cespe.unb.br. Os salários são de R$ 5,4 mil para nível médio e de R$ 11,4 mil para quem tem curso superior completo.

Grupos defendem: " Pago R$ 3,50, mas não voto"


Sair de casa, enfrentar o trânsito e as filas são sacrifícios que custam muito mais do que R$ 3,50 – valor máximo da multa para os eleitores faltosos que não justificarem o voto até 60 dias depois do segundo turno. Com isso em mente, o consultor Vitor Hotz, de 26 anos, e outros milhares de eleitores engrossam o coro “pago R$ 3,50, mas não voto” na internet, movimento que tomou conta das redes sociais desde os grandes protestos de junho do ano passado.

Arquivo pessoal
“É a primeira eleição que decidi fazer isso, antes escolhia um representante ou votava em branco. Neste ano não vou perder tempo indo para a urna. Pago R$ 3,50, mas não voto. Minha vida vai continuar e não participo dessa falcatrua”, disse Hotz, de São Gonçalo (RJ), que em 2013 criou um grupo no Facebook convidando seus amigos a fazer o mesmo. Além do descontentamento com o cenário político atual e a segurança pública, a desconfiança em relação à urna eletrônica e a obrigatoriedade do voto reforçam a escolha dos brasileiros que vão ignorar o dia 5 de outubro, data do primeiro turno das eleições.

Se antes era comum encontrar grupos e eventos nas redes sociais estimulando o voto branco ou nulo como protesto, hoje impera o chamado para boicotar as eleições. O movimento poderia ter adesão nacional considerando que 61% dos eleitores afirmaram que são contra o voto obrigatório, segundo uma pesquisa Datafolha divulgada em maio. A falta de informação (sobre a simbólica multa eleitoral) e um possível medo do Estado, porém, fazem a proposta de abandonar as urnas ser vista como uma ação perigosa.

Do IG

Dilma chama escândalos da Petrobras de ‘factoide político’

 (Reprodução/Estadão Conteúdo)
A presidente Dilma Rousseff classificou a crise da Petrobras no último domingo, 10, como “factoide político” para prejudicar a empresa, em entrevista coletiva concedida no Palácio da Alvorada, em Brasília,  como candidata à reeleição. Após a confirmação da contadora do doleiro Alberto Youssef, Meire Poza, de que a empresa teria sido usada para lavar dinheiro, segundo a Veja.

“Se tem uma coisa que a gente tem de preservar, porque tem que ter sentido de Estado, de nação e de país, é não misturar eleição com a maior empresa de petróleo do país. Isso não é correto, não mostra nenhuma maturidade. Eu acho fundamental que, na eleição e nesse processo que nós estamos, haja a maior e mais livre discussão. Agora, utilizar qualquer factoide político para comprometer uma grande empresa e sua direção é muito perigoso”, comentou Dilma.