quarta-feira, 18 de junho de 2014

Parlamentares trabalham menos de cinco dias em junho

O Congresso Nacional parou desde a semana passada e seguirá assim durante a Copa do Mundo de 2014. A perspectiva é de que os trabalhos retomem em julho. Nem mesmo o reduzido calendário de sessões previsto para junho e julho será cumprido. Estavam previstas 18 sessões deliberativas na Câmara de Deputados e 15 no Senado. Os salários, porém, serão pagos integralmente, ou seja, os 513 deputados e 81 senadores receberão normalmente os vencimentos de R$ 26,7 mil, mesmo sem trabalhar.

MP denuncia Odebrecht por trabalho escravo e tráfico internacional de pessoas

Da esquerda à direita, os operários Rafael Rocha Gomes, José Edval da Silva e Evaldo Barbosa Araújo (BBC Brasil), entrevistados na reportagem da BBC em outubro, disseram ter sido submetidos a maus tratos na construção da usina Biocom (Foto: BBC)
O Ministério Público do Trabalho (MPT) denunciou o grupo empresarial Odebrecht por, segundo o órgão, manter 500 trabalhadores brasileiros em condições análogas à escravidão na construção de uma usina em Angola. De acordo com a ação, iniciada após uma reportagem da BBC Brasil revelar denúncias de maus tratos na obra, a construtora teria praticado ainda tráfico de pessoas no transporte de operários até a usina Biocom, na província de Malanje. A denúncia, entregue na sexta-feira à Justiça do Trabalho de Araraquara (SP) pelo procurador Rafael de Araújo Gomes, pede que a Odebrecht pague uma indenização de R$ 500 milhões por danos coletivos aos trabalhadores.

Óculos inteligentes prometem ajudar deficientes visuais a enxergar

 (Foto: BBC)

Pesquisadores da Universidade de Oxford anunciaram ter conseguido grandes avanços no uso de óculos inteligentes para ajudar deficientes visuais a enxergar. Os óculos melhoram as imagens de pessoas e objetos que estejam próximos das lentes, o que dá ao usuário uma ideia mais clara do que o cerca. O aparelho permitiu, por exemplo, que os deficientes visuais vissem seus cães-guias pela primeira vez. Os óculos ainda são grandes e conectados a um laptop dentro de uma mochila. Mas os pesquisadores acreditam que poderão diminuir o tamanho até conseguir óculos de tamanho normal. Até o final de 2014, os pesquisadores vão produzir um lote inicial de cem aparelhos, que serão oferecidos a pessoas cegas ou parcialmente cegas. Se este período de testes for bem-sucedido, os cientistas vão produzir mais equipamentos nos próximos anos. E, no futuro, eles esperam até diminuir o preço do aparelho para os britânicos, fazendo com que o kit todo custe o equivalente a um telefone celular.

terça-feira, 17 de junho de 2014

Lua de Plutão pode ter abrigado um oceano subterrâneo

NASA, ESA and G. Bacon (STScI
A superfície de Charon, lua gigante de Plutão, pode ter tido um oceano subterrâneo de água líquida. Essa é a conclusão de um novo estudo financiado pela Nasa, agência espacial americana. A pesquisa afirma que superfície congelada de Charon está rachada. E este é um forte indício de que houve um oceano subterrâneo nessa lua. A análise das fraturas pode revelar, no futuro, um interior que foi capaz de manter um oceano subterrâneo. Charon tem um oitavo da massa de Plutão e está a cerca de seis bilhões de quilômetros do Sol. Com uma temperatura de superfície estimada em cerca de 229º C negativos, o ambiente de Plutão é muito frio para permitir a água líquida em sua superfície. E as luas de Plutão estão no ambiente gelado muito semelhante.

Solidariedade: Cirurgião plástico oferece tratamento para menina com cicatrizes no rosto que foi expulsa de restaurante nos EUA

Victoria Wilcher Foto: Reprodução / Facebook / Victoria's Victories

O caso da menina Victoria Wilcher, de 3 anos, que foi expulsa de uma unidade do restaurante da rede KFC por ser estar “assustando clientes”, em Jackson, no Mississippi (EUA), na última semana, não para de conquistar defensores. A pequena, que tem cicatrizes no rosto depois de ter sido atacada por um cachorro, recebeu de um cirurgião plástico norte-americano a oportunidade de ter tratamento médico e estético totalmente gratuitos até ela se tornar uma adulta.

Repórter musa de TV mexicana rouba a cena antes de jogo do Brasil

Repórter da TV mexicana Foto: YURI CORTEZ / AFP
A repórter musa da TV mexicana Azteca, Mariana Gonzalez, está roubando a cena antes da partida entre Brasil e México, nos arredores do Castelão, em Fortaleza. Mariana posou para fotos com torcedores mexicanos e brasileiros e mostrou muita simpatia.

Mariana Gonzalez tira foto com torcedores Foto: Reprodução Twitter

Voo atrasado leva argelinos e belgas às lágrimas no Aeroporto Santos Dumont

Argelinos e belgas aguardam seus vôos para Belo Horizonte no Santos Dumont Foto: Daniele Ramos

Dezenas de argelinos e belgas estão desolados no Santos Dumont, de onde deveriam ter partido esta manhã rumo a Belo Horizonte, local da partida entre as seleções dos dois países pela Copa do Mundo, às 13h. Vários voos, de diferentes companhias, estão atrasados por conta do fechamento do aeroporto para pousos e decolagens nesta manhã. Muitos torcedores não seguraram as lágrimas ao perceberem que vão perder o jogo no Mineirão. — Estou com muita dó, sofrendo por eles — conta a brasileira Daniele Ramos, que também tem ingressos para o jogo na capital mineira: — Muitos estão chorando. Você vem de outro continente para assistir a seu país jogar e o vôo atrasa horas, sem previsão. Estão todos arrasados. É muita sacanagem. Já saíram três vôos para São Paulo, por que não nos remanejaram?

Exposição no Museu da Cidade do Recife retrata as pioneiras do futebol

(Foto: Nasciso Lins)

O Museu da Cidade do Recife inaugura, nesta quarta-feira (18), às 17h, a exposição “Mulheres em Campo”, um retrato da luta pela inclusão feminina no futebol. A mostra, que tem curadoria da diretora do museu, Betânia Côrreia, reúne 30 fotografias de mulheres praticando o esporte nos anos 80, registradas por Narciso Lins e Raimundo Batista. A exposição segue aberta para visitação do público até o mês de agosto, de terça a sábado, das 9h às 17h, com entrada franca. Com textos em português e em inglês, a exposição faz um resgate da história da participação das mulheres no futebol, que inicialmente era praticado apenas por homens.

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Belezas do mundo: Conheça o bosque de Hallerbos, na Bélgica

O bosque de Hallerbos, na Bélgica, é um dos lugares mais bonitos que existem na Terra. Em abril, as pequenas flores azuis (bluebells) desabrocham e criam um tapete que cobre todo o parque, criando uma paisagem que parece ter saído diretamente de um conto de fadas medieval. Com cerca de 542 hectares, a floresta conta com um caminhos abertos, mapas, sinalizações, bancos e mesas para piqueniques, tudo para tornar o passeio nesse paraíso ainda mais aconchegante.

Aplicativo pode ser nova arma contra a dengue em Natal/RN

Médicos brasileiros esperam contar em breve com uma tecnologia própria para conter surtos de dengue, graças a um aplicativo para "smartphones" desenvolvido por cientistas brasileiros em Natal. Na capital do Rio Grande do Norte, uma das 12 cidades-sede da Copa do Mundo, o novo aplicativo poderá alertar os moradores sobre os locais onde há concentrações de mosquitos e casos de dengue com um simples toque.

O aplicativo foi desenvolvido pelo cientista acadêmico Ricardo Valentim, em colaboração com o epidemiologista Ion de Andrade, que trabalha para a prefeitura de Natal. "Se alguém identificar a dengue, a aponta no mapa (do aplicativo) e isso nos permite ver onde está se desenvolvendo e reagir imediatamente para impedir que continue se espalhando", disse Andrade. O aplicativo "Observatório da Dengue" está atualmente em fase de testes, mas espera-se que já esteja disponível online no fim do mês. Quando começar a funcionar, permitirá às autoridades saber exatamente onde agir. "Se forem mosquitos, podemos localizar e tratar a fonte de água. Se um caso suspeito for confirmado, podemos tratar a vítima", explicou Andrade.

P&D: O país que navega na contramão das patentes

Patentear um engenho no Brasil pode ser muito mais trabalhoso do que inventá-lo (Reprodução/Internet)

Um dos maiores gargalos do Brasil em Pesquisa e Desenvolvimento (P &D) é a sua burocracia. O registro de patentes no país se comporta como um elefante branco – alimentado pelo funcionalismo, pela incompetência e pela preguiça. A burocracia paquidérmica em verde e amarelo impede o crescimento tecnológico no país que tem no inventor Alberto Santos Dumont um dos maiores ícones em inovação do planeta, comparável a Leonardo da Vinci, Thomas Edison, Alexandre Fleming ou Alessandro Volta.

Patentear um engenho no país pode ser muito mais trabalhoso do que inventá-lo. É necessário o preenchimento de diversos formulários, o pagamento de taxas e anuidades (que são caras), além dos exames de inovação e emissão de carta patente. Depois de perderem pelo menos cinco anos – mas pode passar de dez e chegar a quinze anos – muitos inventores, simplesmente, acabam desistindo do empreendimento. Em dois ou três anos, americanos, europeus e coreanos (do Sul, claro) garantem a propriedade industrial sobre seus inventos. Com isso, o país comete a burrice de travar seu desenvolvimento tecnológico. O privilégio de enfrentar tais dificuldades não se restringe a micro e pequenos empreendedores.

Hubble capta nascimento de estrela

Reprodução/Nasa
O telescópio espacial Hubble da Nasa (Agência Espacial Americana) registrou o espetacular e violento nascimento de uma estrela. O novo corpo celeste, batizado com o nome técnico IRAS 14568-6304, aparece brilhante dentro de uma nuvem de gás, cercada por poeira cósmica dourada, na imagem divulgada pela agência americana. A estrela está situada no complexo de nuvens moleculares Circinus, local profícuo para a formação estelar, que fica a 2.500 anos-luz de distância da Terra.

Paraíba cria o primeiro condomínio fechado público exclusivo para idosos


A Paraíba saiu na frente e criou o primeiro condomínio fechado público exclusivo para idosos, inaugurado no bairro do Cidade Verde, em João Pessoa. São 40 unidades habitacionais . Cada casa tem área de 54m² adaptada às necessidades das pessoas idosas. O condomínio é todo urbanizado dentro das normas de acessibilidade. O Governo do Estado entregou a obra, realizada pela Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap) e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (SEDH).  O local ainda possui guarita de vigilância, uma praça, pista de caminhada, redário, sala de atendimento médico, centro de vivência e uma horta comunitária. A área é toda urbanizada dentro das normas de acessibilidade.

Ferramenta da internet permite visita virtual DE 360° às Cataratas do Iguaçu

(Foto: Reprodução)
O Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, passou a integrar a lista do projeto Park View, por meio do qual é possível visitar virtualmente locais de referência em várias partes do mundo. Com a ferramenta o internauta pode percorrer pela internet parte da Trilha das Cataratas e admirar as quedas d’água. O projeto é uma parceria entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Google que prevê a inclusão de outras unidades de conservação do país. Atualmente podem ser vistas também imagens em alta resolução do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães (MT) e da Estação Ecológica de Guaraqueçaba, no litoral paranaense.

Australianos que queriam viajar para Salvador vão parar em El Salvador

Orin e Melissa se decepcionaram ao perceber
que estavam viajando para o país errado
(Foto: Reprodução/Facebook/Melissa van Lingen)
Um casal de Darwin, no norte da Austrália, que viajou para realizar o sonho de assistir à Copa do Mundo no Brasil, ficou devastado ao descobrir que seu agente de viagens não havia marcado suas passagens para Salvador (onde acompanhariam Holanda x Espanha), mas para San Salvador, capital de El Salvador, na América Central. Segundo o jornal local “Sunday Territorian”, que falou com eles por telefone, Orin e Melissa van Lingen vinham economizando desde junho do ano passado para ver a Copa. O Caminho desde a Austrália é longo. Numa escala em Los Angeles, eles se deram conta do mal entendido.

Dia Internacional da Tartaruga Marinha é comemorado com programação especial em Noronha

O pesquisador Felipe Bortolon faz trabalho com as tartarugas (Foto: Ana Clara Marinho)
Nesta segunda-feira (16), quando se lembra o Dia Internacional da Tartaruga Marinha, a base do Projeto Tamar de Fernando de Noronha montou uma uma programação especial. As atividades vão desde a captura intencional até palestra e apresentação cultural. No início da noite, as 19h, tem música na Praça de Eventos do Tamar, no Boldró, com o DJ Tadeu. Em seguida, a partir das 20h, vai ser realizada uma palestra com a pesquisadora, Natália Albuquerque, no Auditório do Tamar, também no Boldró.

Logo após a palestra, é hora da apresentação do Circo Caracas e do corte do bolo na Praça de Eventos “O objetivo das atividades é envolver a comunidade local e os visitantes para despertar a importância da necessidade de preservar as tartarugas e também os oceanos”, afirmou Rafael Robles, coordenador do Tamar em Fernando de Noronha.

Foto: Ana Clara Marinho
Soltura na Praia do Forte-Bahia - A atividade celebrou a marca alcançada de 2 milhões de filhotes de tartarugas marinhas no mar por ano.