sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Rio recebe Olimpíada Latino-Americana de Astronomia

Divulgação OBA

A partir do dia 28 de setembro o Rio de Janeiro recebe a 7ª Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (Olaa). O evento irá até 4 de outubro, com abertura oficial no Planetário da Gávea, onde os estudantes farão a primeira prova prática de reconhecimento do céu. Representarão o País os cinco melhores alunos da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) do ano passado, selecionados entre 100 mil estudantes do Ensino Médio. As delegações chegarão ao País no domingo (27) e ficarão hospedadas em um hotel no Flamengo, na zona sul da cidade. A Olaa ocorrerá também no município de Barra do Piraí, centro-sul do estado. Participam representantes da Argentina, do Paraguai, Uruguai, Chile, da Bolívia, Colômbia e do México, informou o  presidente do evento, o astrônomo João Batista Garcia Canalle, professor do Instituto de Física da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Ele disse esperar que, em breve, o Peru, a Venezuela, Nicarágua e o Panamá criem suas olimpíadas nacionais e, a partir daí, formem equipes para concorrer na etapa latino-americana.

A Olaa tem provas teóricas individuais e em grupos de três alunos de países diferentes. Isso serve, ressaltou Canalle, para mostrar a eles que ciência se faz de forma coletiva e multinacional. “Já é um primeiro recado que eles acabam aprendendo: discutir suas ideias para resolver um problema, falando línguas diferentes.”

Há uma prova individual de reconhecimento do céu dentro de um planetário e uma prova de céu real, “onde se aponta para dez estrelas e o aluno tem que escrever o nome delas”. A prova de céu real envolve o manuseio de telescópio. Outra prova em grupo, também multinacional, visa à construção de uma base de lançamento de foguetes, além do próprio foguete, e a simulação do lançamento. Tudo é feito com garrafas Pet. São concedidos prêmios para estimular os estudantes a se empenhar mais.

Governo desenvolve chip para cadeia de frutas e hortaliças

Arnaldo Alves/ ANPr

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio do Centro de Excelência em Tecnologia Avançada (Ceitec S.A.), desenvolveu microchips que permitem aperfeiçoar o gerenciamento da cadeia logística de frutas e hortaliças.

O objetivo é garantir a qualidade dos produtos, reduzir o desperdício de alimentos e diminuir as perdas que ocorrem pós-colheita, especialmente durante o transporte e o armazenamento dos produtos nas centrais de abastecimento do País. A tecnologia da Ceitec S.A. opera em três linhas: identificação automática, lacre eletrônico e registrador de temperatura.

Os chips são de ampla aplicação, incluindo o setor de frutas e hortaliças. O chip CTC13001 (identificação automática) é um "código de barras eletrônico" que atende a padrões internacionais de comunicação sem fio e permite a identificação automática de embalagens a que estiver afixado, sejam caixas, paletes e outras formas de armazenamento.

Esse chip permite a identificação e viabiliza o rastreamento e controle (local e tempo de armazenagem) de itens a partir de antenas de radiofrequência, construídas para esse fim, e controles informatizados.

Centenas de itens podem ser identificados e contados em um palete, sem que ele seja desmontado. Com isso, economiza-se tempo e a manipulação dos produtos é minimizada. A identificação pode levar em conta data de produção, embalagem, região de colheita e outros fatores.

Enem 2015 terá mudanças no horário de início das provas

Foto:divulgação
Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que terá provas em 24 e 25 de outubro próximo, devem ficar atentos às mudanças na edição deste ano. Entre elas, a do novo horário de início das provas. Os portões de acesso às salas serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h, sempre no horário de Brasília. As provas serão entregues aos candidatos às 13h30.

Os candidatos devem verificar as diferenças resultantes do horário de verão, que então estará em vigor. Ou seja, dos horários locais em relação ao da capital federal.

De acordo com o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Chico Soares, as alterações são uma questão de segurança.

“Com todos os alunos na sala, os detectores de metal podem ser passados de acordo com a conveniência dos fiscais”, disse. “E, principalmente, os malotes com as provas serão abertos apenas com os estudantes dentro das salas, com o testemunho de alunos e de fiscais; é uma mudança pequena, mas importante.”

Isenção de inscrição

Outra decisão importante refere-se aos participantes isentos da taxa de inscrição. Aqueles que não comparecerem nos dois dias de provas deste ano não terão como usufruir o direito à isenção no exame de 2016. O objetivo da mudança no critério é diminuir o índice de abstenções e evitar desperdício de recursos públicos.

Além disso, este ano, o cartão de confirmação do Enem terá formato digital. Com isso, os participantes devem buscar o acesso ao sistema de inscrição do exame pela internet — nas edições anteriores, o comprovante era enviado pelos Correios.

Provas

Os participantes farão quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma prova de redação. No sábado, 24 de outubro, serão realizadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos, contadas a partir da autorização do aplicador. No domingo (25), será a vez de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, com duração de 5 horas e 30 minutos.

Queiroz Galvão oferece ofertas de imóveis por 72 horas

A Queiroz Galvão está oferecendo uma oportunidade única para quem quer comprar o imóvel da sua vida. Nesta sexta, sábado e domingo a empresa participa do evento “72 horas incríveis”, que vai oferecer ofertas especiais e condições de compras diferenciadas. Estarão à venda imóveis residenciais, empresariais e de praia, em Pernambuco. O evento acontece no Shopping Rio Mar, ao lado da loja Tok&Stok, no horário de funcionamento do shopping.

Entre os produtos com condições especiais para compra estão os imóveis prontos para morar, onde o novo proprietário ganha seis meses de condomínio grátis. Várias opções de produtos estão dentro do pacote promocional, entre eles os edifícios Joel Queiroz, em Boa Viagem, Maria Rita e Maria Anita, em Candeias, e os residenciais Park Jardins, em Paulista, e Malawí Muro Alto Beach Houses, em Porto de Galinhas.