sexta-feira, 18 de março de 2011

TJPE lança Mãe Legal na Maternidade Barros Lima

O coordenador da Infância e Juventude de Pernambuco, desembargador Luiz Carlos Figueiredo, lançou hoje o Programa Mãe Legal, desenvolvido pelo Núcleo de Curadoria Especial e Proteção à Família (NUCE), da 2ª Vara da Infância e Juventude do Recife. O lançamento foi na Policlínica e Maternidade Professor Barros Lima, em Casa Amarela. O evento marcou a assinatura de um convênio firmado entre o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e a Prefeitura do Recife para ampliação do projeto.

Apoiar mães interessadas em entregar seus filhos para adoção, oferecendo amparo legal durante todo o processo. Este é um dos objetivos do Programa Mãe Legal. Além dos procedimentos legais, busca combater a visão preconceituosa acerca das mães que entregam seus filhos para adoção.

Táxis poderão circular nas faixas exclusivas de ônibus

Um projeto de lei do vereador Jairo Britto (PHS) autoriza a circulação dos táxis do Recife – apenas quando estiverem sendo utilizados por passageiros - pelos corredores exclusivos de ônibus da cidade. O projeto, que está sendo analisado pelas comissões permanentes da Câmara, também prevê restrições em relação aos horários. Os táxis só poderão trafegar por estas pistas em dias úteis, das 7h às 10h e entre 17h e 20h.

Para Jairo Britto, a iniciativa tem como objetivo colaborar com a melhoria do fluxo de veículos nas principais vias do Recife, poupando tempo e contribuindo com a qualidade de vida de milhares de recifenses que sofrem com os congestionamentos. O vereador também argumenta que o projeto segue exemplo de outras grandes capitais brasileiras, como São Paulo e Rio de Janeiro, onde ele foi implantado com sucesso.

“Com essa lei, os taxistas com passageiros poderão usar vias menos congestionadas e mais rápidas, colaborando para que o trânsito flua melhor”, justificou o parlamentar, acrescentando que “ao mesmo tempo as vias por onde circulam carros particulares, motos e bicicletas ficarão mais liberadas”. Jairo Britto disse ainda que, como consequência, motoristas e passageiros, de uma forma geral, vão enfrentar menos engarrafamentos, reduzindo o estresse e ganhando qualidade de vida.

(Informações da Assessoria)

Presidente da Compesa, Wolney e Pimentel no Frente a Frente

Os deputados Wolney Queiroz (PDT) e Raimundo Pimentel (PSB), além do presidente da Compesa, Roberto Tavares, estão participando neste momento do Frente a Frente, transmitido diretamente da Arari FM 90,3, em Araripina, onde o blogueiro Magno Martins acompanha o seminário Governo nos Municípios. A cabeça de rede é Rádio Folha 96,7 FM.

Alerta: Piauí confirma 1º caso de dengue tipo 4

Exames do Laboratório Central de Fortaleza (CE) confirmaram nesta sexta-feira o primeiro caso de dengue tipo 4 em Teresina, capital piauiense. Uma jovem de 17 anos foi internada com suspeita da doença e, após um mês, a Fundação Municipal de Saúde obteve o resultado do exame. Com a confirmação, a Prefeitura de Teresina decretou estado de alerta contra o mosquito aedes aegypti, informa o Terra.

O presidente da Fundação Municipal de Saúde, Pedro Leopoldino informou que a paciente, moradora do bairro Auto da Ressurreição, zona sudeste de Teresina, não saiu do Estado, portanto a infecção ocorreu no Piauí. A jovem chegou a ser internada, mas já teve alta e passa bem.

O Piauí é um dos 16 Estados brasileiros com risco de epidemia da dengue. Em Teresina, já foram registrados mais de 800 casos. A prefeitura enfrenta resistência de moradores e estuda a possibilidade de ingressar com ações judiciais. Na capital, 80% dos focos da dengue estão sendo encontrados dentro de casas. De janeiro até março, já foram notificados mais de 2.200 mil casos no Estado.

Com outros casos já confirmado em Roraima, Amazonas e Pará, a dengue tipo 4 reaparece no País após 25 anos

Epidemia de conjuntivite atinge 50 mil pessoas em São Paulo

A capital paulista teve 50.405 casos de conjuntivite registrados desde o dia 21 de fevereiro até esta sexta-feira. Segundo a secretaria municipal de Saúde, o monitoramento da doença passou a ser feito, desde o mês passado, pelo número de casos e não pelo número de surtos, como era anteriormente. Em nota, a prefeitura afirmou que se trata de uma epidemia, informa o Terra.

Na Baixada Santista, os casos da doença também estão aumentando. Em Santos, já foram registrados 4.048 casos. A cidade de Cubatão, que tinha 257 casos em fevereiro, contabilizou mais 936 nos 13 primeiros dias de março, totalizando nesse período 1.193 notificações. Em São Vicente, até o dia 5 de março, eram 980 casos, mas, segundo a secretaria municipal de Saúde, esse número deve dobrar.

Parque Dona Lindu homenageia Luiz Mendonça e Janete Costa

O Parque Dona Lindu, a ser inaugurado no próximo dia 26 de março pelo prefeito João da Costa, homenageará duas grandes personalidades da cultura pernambucana, que darão nome aos equipamentos culturais do centro de lazer.

O moderno teatro receberá o nome do diretor e ator Luiz Mendonça (1931 - 1995). Já o pavilhão de exposições terá o nome da arquiteta e designer Janete Costa (1932-2008), grande colecionadora de arte popular. O projeto de lei que nomeia os espaços será enviado pela Prefeitura do Recife para Câmara Municipal nesta sexta-feira (18).

(Do Blog do Magno)

Alagoas recebe reforço da Força Nacional de Segurança

O governo de Alagoas apresenta hoje o reforço policial garantido pela Força Nacional de Segurança Pública para conter a violência no estado. Para se ter uma ideia, em 2010 foram registrados 2.226 homicídios, o equivalente a 71,3 mortes para cada 100 mil habitantes. Essa taxa é quase três vezes mais que a média brasileira. Por isso o governo federal escolheu Alagoas como "laboratório de ações" contra a violência.

A Secretaria de estado da Defesa Social informou que parte dos 35 policiais - 10 militares e 25 da polícia judiciária - já estão em Alagoas, mas este não é o efetivo completo que só será fechado na próxima semana.

(Com informações do UOL)

Via Mangue: suspensa a abertura de propostas da 2ª etapa

Uma decisão judicial suspendeu por tempo indeterminado o processo para conhecimento das propostas para a segunda etapa de construção do sistema viário da Via Mangue, futuro corredor da Zona Sul do Recife, informa o Folha Digital. Hoje seriam abertas as propostas das empresas participantes no processo de licitação da 2ª e 3ª etapas da via. Após decisão judicial, a presidente da URB Débora Mendes, juntamente com a comissão de licitação, decidiu pela suspensão.

De acordo com o portal de notícias seis empresas estiveram no local : Odebrecht, Camargo Corrêa, Queiroz Galvão, Consórcio Constran e Egesa, Construbase e a Mendes Junior.

Discurso de Obama será no Theatro Municipal do RJ

Não mais Cinelândia. Agora é o Theatro Municipal do Rio de Janeiro o local escolhido para o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama fazer seu discurso para um público menor de cerca de 2.300 pessoas, na tarde de domingo. A informação é da Embaixada dos EUA em Brasília, segundo a Folha Online.

O governo americano não revelou a razão do cancelamento. Fontes da Prefeitura do Rio informaram que o motivo da mudança seria a previsão de chuva, mas há suspeitas de que tenha sido por cautela devido a tensão na Líbia.

De acordo com o UOL Notícias, a presidente do Theatro, a cineasta Carla Camurati disse que a notícia caiu como "uma bomba". Nesta sexta, o trabalho é grande na remoção dos materiais já preparados para a estreia da temporada 2011, marcada para a próxima segunda-feira (21) com o espetáculo Metrópolis.

Programação - Junto de sua mulher, Michelle, e das filhas Sasha e Malia, Obama chega a Brasília na manhã de sábado, 19. Ele será recebido no Palácio do Planalto pela presidente Dilma Rousseff, e deverá participar ainda de dois encontros bilaterais de empresários, informa a Folha Online.

Na noite de sábado, o presidente dos Estados Unidos e sua família seguem para o Rio. Na programação, estão previstas visitas ao Corcovado e à Cidade de Deus, favela que ficou internacionalmente conhecida após o filme de 2002, de Fernando Meirelles, indicado a quatro Oscars.

Cerca de 800 homens, entre militares do Exército brasileiro e policiais federais, militares e civis, além de integrantes da Guarda Municipal, serão empregados na segurança de Barack Obama no Rio.

João da Costa cria Comitê da Juventude

O prefeito João da Costa, assina logo mais às 14h30, portaria que institui o Comitê Intersetorial de Políticas Públicas de Juventude. Vão compor o comitê 22 representantes dos órgãos e entidades. O objetivo é integrar ações e projetos voltados para os jovens. A assinatura será durante o 1º Seminário de Formação e Planejamento do Conselho de Juventude, no Centro de Formação de Professores Paulo Freire, bairro da Madalena.

Agripino diz que declarações de Arruda são 'infundadas'

O novo presidente do DEM, José Agripino Maia, rebateu nesta sexta-feira a declaração do ex-governador José Roberto Arruda, suspeito de comandar esquema de corrupção no Distrito Federal, de que atendeu de "pequenos favores aos financiamentos de campanha" de integrantes da cúpula do DEM, informa a Folha Online.

"São informações totalmente infundadas que repilo à altura. Trata-se, provavelmente, de declarações de alguém profundamente magoado com parlamentares que exigiram sua saída imediata do partido por não tolerarem seu envolvimento com improbidades, algo inadmissível no Democratas", disse Agripino em nota.

Para não ser expulso do partido, Arruda abandonou o DEM em 2010. Ele perdeu o cargo em março do mesmo ano depois de passar dois meses preso, acusado de coagir testemunhas da investigação

Arruda não diz, na entrevista, se o dinheiro tinha origem ilícita ou não. E afirma que não sabe se os repasses foram declarados à Justiça Eleitoral. Declarou também que ajudava a "nomear afilhados políticos, conseguir avião para viagens, pagar programas de TV, receber empresários".

quinta-feira, 17 de março de 2011

Aprovada criação de 1.294 vagas para justiça trabalhista

O plenário da Câmara aprovou hoje quatro projetos de lei criando 76 Varas de Justiça do Trabalho, 1.294 cargos de juiz, analistas e técnicos em tribunais regionais trabalhistas e outros 553 cargos em comissão, sem necessidade de concurso público, e funções de gratificação que significam acréscimo salarial. O impacto anual do aumento de cargos nos cofres públicos é da ordem de R$ 182,11 milhões.

Os projetos, encaminhados pelo Tribunal Superior do Trabalho à Câmara no ano passado, atingem a justiça trabalhista em quatro Estados: São Paulo, Ceará, Maranhão e Rio Grande do Sul. A votação dos projetos foi simbólica, sem o registro de votos dos deputados no painel eletrônico, depois de um acordo fechado entre os líderes partidários.

A votação foi rápida e apenas o deputado Delegado Waldir (PSDB-GO) protestou contra o alto número de cargos comissionados, enquanto há no País estudantes se empenhando em busca de um concurso público. As Varas de Trabalho serão criadas nos tribunais regionais no Ceará (seis Varas), no Maranhão (2 Varas) e, na maior parte, em São Paulo. Serão 68 Varas distribuídas em 13 cidades do Estado. Na cidade de São Paulo serão em número de 40.

(Da Agência Estado)

Rádios comunitárias na mira da fiscalização

O Ministério das Comunicações vai aumentar o rigor da fiscalização nas rádios comunitárias, a fim de evitar que elas sejam usadas como palanque político ou para atender exclusivamente interesses de igrejas e grupos empresariais, informa a Agência Estado. Diante de denúncias de "desvio de função" das rádios comunitárias, o ministério está revendo os procedimentos de fiscalização, informou hoje o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. Ele defende que o melhor remédio para dar um basta nessa situação é a fiscalização.

"A Anatel vai fazer a ação fiscalizatória na área técnica de conteúdo e vai nos mandar os processos", disse. O ministro admitiu já ter recebido relatos de uso de rádios para fins políticos e empresarias. "Tem que ter uma fiscalização para verificar isso, assim como nos demais emissores de radiodifusão", ressaltou. Há também denúncias de descumprimento de outras normas, como patrocínio, o que é proibido pela legislação vigente. "O apoio cultural não pode ofertar produto. Ele indica a entidade que está apoiando, somente", explicou o secretário.

Em caso de comprovação dessas irregularidades, pode haver cassação das outorgas, segundo Genildo Lins de Albuquerque Neto, secretário de Serviços de Comunicação Eletrônica da pasta. Não há cobrança de nenhum valor nas outorgas de rádios comunitárias, mas quem recebe a concessão não pode aferir nenhum lucro em decorrência da atividade.

SBT contrata jornalista de JP que virou hit ao se indignar com o Carnaval

O SBT contratou a jornalista Rachel Sheherazade, da TV Tambaú (afiliada do SBT-PB), que ficou conhecida por criticar o Carnaval, como uma festa que “virou negócio dos ricos” e só traz “prejuízo” para o País. No começo do mês, a jornalista disse, em seu telejornal ao vivo, estar "indignada" com a festa e virou hit na internet. O contrato com a emissora foi assinado na última segunda-feira (14/3) e Rachel irá apresentar um telejornal nacional.

Segundo o blog do jornalista Daniel Castro, do R7, Rachel pode até substituir o apresentador Carlos Nascimento, que apresenta o "Jornal do SBT Noite". No entanto, a emissora ainda não divulgou de qual telejornal Rachel fará parte. Silvio Santos e Daniela Beyruti, diretora-geral do SBT, viram o vídeo com as críticas de Rachel ao carnaval e gostaram da sinceridade da jornalista.

Rachel foi um dos assuntos mais comentados do Trending Topics do Twitter. O vídeo da jornalista teve mais de 500 mil acessos. A maioria dos internautas concordou com os argumentos de Rachel.

(Do Comunique-se)

Governador se estressa com blogueiro

O governador Eduardo Campos se estressou hoje a tarde durante entrevista em Petrolina com o blogueiro Martins Martins. Veja como foi pela postagem do blogdomagno.com.br :

Cobrado por este blogueiro, há pouco, em Petrolina, sobre a situação das 47 máquinas paradas, sem uso algum em Serra Talhada, na sede do IPA, o governador Eduardo Campos se estressou. Acabou cometendo um equívoco, ao me acusar de estar sendo instrumentalizado pelo dono da empresa vendedora, que deseja, via mídia, receber o dinheiro que não foi pago pela compra do maquinário.

O diálogo com o blogueiro foi ríspido e presenciado por muita gente de peso, inclusive o vice-governador João Lyra Neto.

'Magno, disse o governador, você está sendo instrumentalizado', bradou.

Respondi o seguinte ao governador:

'O senhor está sendo injusto comigo. Não conheço e nunca ouvi falar deste empresário que vendeu as máquinas. Não sei de quem se trata. O que retratei foi o clamor do povo sertanejo contra o que está ocorrendo. O senhor acha correto que 47 máquinas estejam encostadas no sertão, região tão pobre, que precisa dessas máquinas para tantas necessidades básicas?

De pronto, o governador percebeu que havia exagerado e disse que eu não estava fazendo jornalismo marrom. E disse que não não tinha culpa alguma pelo que estava ocorrendo em Serra Talhada. Disse que a responsabilidade era da União, que não cumpriu o convênio, dos parlamentares responsáveis pelas emendas e os municípios.

'A minha contrapartida eu dei, de 10%. Se esse negócio não for resolvido, eu vou exigir o meu dinheiro de volta', desabafou.

Só queria dizer ao governador, mais uma vez, que não sou lobbista e que não me passaria por uma situação dessa, de ser instrumentalizado, porque tenho ética. O que fiz e faço é jornalismo.

(Blog do Magno)


Cúpula Empresarial Brasil Estados Unidos terá palestra de Barack Obama

A Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Conselho Empresarial Brasil Estados Unidos e a Amcham realizam no dia 19 de março a Cúpula Empresarial Brasil Estados Unidos, em Brasília. O evento, que contará com a presença do presidente Barack Obama, será transmitido ao vivo pelo site da CNI.

A programação começa às 11h, com abertura do presidente da CNI, Robson Braga de Andrade e o Presidente do Conselho Empresarial Brasil-EUA, Embaixador Anthony Harrington. Às 12h, será realizado debate sobre energia e sustentabilidade, com a presença de CEOs das maiores companhias de energia do Brasil e Estados Unidos, moderado pelo jornalista William Waack. Em seguida, às 15h30, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fará discurso.

(informações da Assessoria)

Afogados da Ingazeira ainda lidera ranking da dengue no Pajeú

Segundo dados da X Gerência Regional de Saúde, Afogados da Ingazeira é o município com o maior número de notificações de dengue no Pajeú, com 543 casos. Destes, 23 estão confirmados, segundo a Secretaria de Saúde. A cidade de Tabira também tem quadro preocupante, com 39 casos confirmados da doença, após 105 notificações.

(Do site de Nill Júnior)

Lula fica contrariado e adia a reunião com PT

O ex-presidente Lula adiou a reunião marcada para hoje com prefeitos do PT em São Paulo para discutir a estratégia do partido nas eleições municipais de 2012.Ele ficou contrariado com o vazamento do encontro, cuja organização foi revelada ontem pela Folha.

Lula manifestou irritação com a notícia e determinou ao presidente regional da sigla, Edinho Silva, que avisasse os prefeitos do adiamento. Ele ainda não marcou uma nova data para a reunião. Foram convocados cerca de 20 petistas, entre dirigentes da sigla e prefeitos de cidades acima de 100 mil habitantes.

Ontem, a assessoria do ex-presidente sustentou que a iniciativa da reunião não teria sido dele, e sim da direção estadual da legenda. A Folha apurou, porém, que partiu de Lula a decisão de convocar os prefeitos para traçar a estratégia do partido em 2012.

Ele quer comandar as articulações para minar a hegemonia do PSDB no Estado, governado pelos tucanos desde 1995. A aliados tem repetido que a conquista de mais prefeituras é essencial para barrar a reeleição do governador Geraldo Alckmin. Apesar de sua atuação nos bastidores, Lula tem evitado tratar abertamente de política desde a posse de Dilma.

Eduardo Campos fala sobre instalação de usina nuclear em PE

O governador Eduardo Campos, durante abertura do seminário " Todos por Pernambuco", hoje em Petrolina (PE) procurou tranquilizar a população sobre a possível instalação de usina nuclear na cidade de Itacuruba.

"Existem estudos, mas não existe nada definitivo, nem recursos no PPA, nem decisão política da presidente Dilma. Há estudos para a construção de mais 12 usinas nucleares no Brasil, sendo seis no Nordeste, mas o assunto não está na pauta. O programa nuclear é muito maior que uma usina nuclear e não se pode estigmatizá-lo. O programa nuclear brasileiro é bem mais amplo e beneficia a medicina, propicia curas como a do câncer e até mesmo ajuda a tratar pragas de lavouras", lembrou.

(Do Blog do Magno)

Tremor foi registrado Caruaru

Um tremor de terra atingiu o município de Caruaru, no Agreste, por volta das 17h da última quarta-feira (16). De acordo com técnicos do Centro de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o tremor atingiu dois pontos na Escala Richter, informa o PE360graus.

O abalo foi registrado na estação sismográfica da cidade de Gravatá. O sismólogo Aderson do Nascimento, do Departamento de Geofísica da UFRN, explica que o local do tremor coincide com uma estrutura já mapeada por especialistas, o chamado lineamento de Pernambuco, uma falha geológica que corta o Estado.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Augusto Martins pode assumir prefeitura seis meses antes da eleição

O Blog do Sertão postou esclarecimentos a respeito da sucessão em Afogados da Ingazeira, sertão do Pajeú. A seguir a notícia na íntegra:

Esclarecendo as milhares de dúvidas de alguns leitores, o nosso consultor jurídico, Denilson Mariano, detalha a situação do vice-prefeito, Augusto Martins, caso Totonho renuncie o mandato para Daniel Valadares ser candidato a vereador, vejamos abaixo:

O Blog do Sertão noticiou, em primeira mão, que Daniel Valadares está inelegível para concorrer ao cargo de Prefeito e Vice-Prefeito de Afogados da Ingazeira. Restaria então ao herdeiro político de Totonho Valadares, disputar uma vaga na Câmara de Vereadores, desde que seu pai venha a renunciar ao mandato seis meses antes do pleito.

Com a renúncia de Totonho, assume a titularidade do cargo de Prefeito Augusto Martins, atual Vice-Prefeito reeleito, cumprindo assim os seis meses restantes na condição de Prefeito, sem precisar de se afastar. Para o direito eleitoral, estes seis meses que Augusto possivelmente venha a assumir, caracterizam um primeiro mandato.

Assim, em 2012, mesmo estando à frente da prefeitura, poderá ser candidato ao cargo de Prefeito, caracterizando assim um segundo mandato, uma reeleição. O permissivo é legal e tem amparo na Constituição Federal, senão vejamos,art. 14, § 5º, in verbis:

O Presidente da República, os Governadores de Estado e do Distrito Federal, os Prefeitos e quem os houver sucedido, ou substituído no curso dos mandatos poderão ser reeleitos para um único período subsequente.

Vale lembrar ainda um caso recente em nosso Estado, quando Jarbas Vasconcelos, na época governador reeleito, renunciou ao cargo seis meses antes para concorrer ao senado, assumiu naquela ocasião o governo do Estado, o seu vice-governador reeleito, Mendonça Filho, que veio disputar a reeleição para governador do Estado, perdendo no primeiro turno.

A jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral é mansa e pacífica sobre o tema, vejamos:

Vice-governador eleito duas vezes para o cargo de vice-governador. No segundo mandato de vice, sucedeu o titular: Certo que, no seu primeiro mandato de vice, teria substituído o governador. Possibilidade de reeleger-se ao cargo de governador, porque o exercício da titularidade do cargo dá-se mediante eleição ou por sucessão.

Somente quando sucede o titular é que passou a exercer o seu primeiro mandato como titular do artigo. Inteligência do disposto no § 5º do art. 14 da Constituição Federal. (RE 366, Rel. Min. Carlos Velloso, DJ 28/10/05). Também o entendimento dos Tribunais Regionais Eleitorais, veja TRE-RS:

Consulta. Possibilidade de vice-prefeito, reeleito para o segundo mandato neste cargo, tendo assumido a prefeitura no presente ano devido a renúncia do titular, candidatar-se ao cargo de prefeito nas eleições de 2004. Vice-prefeito que assume o cargo de prefeito em face da renúncia do titular, sucedendo-lhe, pode candidatar-se à reeleição ao cargo de prefeito, para um único período subseqüente, sem a necessidade de se afastar do cargo (art. 14, § 5o, da Constituição Federal).

CICA apresenta projeto de digitalização dos processos de adoção

A coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) apresentou, nesta quarta-feira (16), o trabalho de digitalização dos processos de adoção que vem sendo realizado no Centro Integrado da Criança e do Adolescente (CICA).

Com a digitalização dos processos de adoção, os filhos adotados e seus familiares serão beneficiados com a facilidade de acesso às ações, garantindo aos envolvidos o direito de conhecer sua origem biológica, em observação à Lei Federal 12.010/2009, conhecida como Lei Nacional de Adoção. Desse modo, o Poder Judiciário de Pernambuco vem cumprir o que determina a referida lei, iniciando, assim, a digitalização de seus processos de adoção de uma forma sistemática e organizada.

Válido é também salientar que o referido projeto de digitalização dos processos de adoção do CICA destaca-se pela abrangência de sua intervenção, já que serão digitalizados processos sentenciados e com trânsito em julgado desde 1990. Assim, o projeto vai atender e, também, superar as determinações da Lei Nacional da Adoção, que se restringe à digitalização de processos julgados e transitados a partir da sua promulgação. A digitalização dos processos também atende as determinações da Instrução Normativa nº3/2009, da Corregedoria Nacional de Justiça, órgão do Conselho Nacional de Justiça.

De acordo com o desembargador Luiz Carlos Figueiredo, a meta do projeto é alcançar a digitalização de 13 mil processos de adoção e correlatos. Desse total, 4.500 processos são oriundos da 2ª Vara da Infância e Juventude da Capital e 8.000 das comarcas localizadas na Região Metropolitana e demais regiões geopolíticas do Estado.

(Informações da Assessoria)

Aline ameaça entrar com uma CPI das obras inacabadas

O resultado da audiência pública que discutiu as obras inacabadas do Recife não foi satisfatório. Esse é o pensamento da tucana Aline Mariano, responsável pelo debate. A parlamentar avisou que o próximo passo será a formação de uma comissão para acompanhar o monitoramento do Tribunal de Contas do Estado, aos serviços em execução na cidade.

“Saímos daqui (da audiência) sem as datas de conclusão de todas as obras em curso. A única agenda certa é a do Parque Dona Lindu, que deverá ser entregue à população agora no dia 26 (de março), conforme última promessa da gestão municipal. Afora isso, não temos mais nenhuma outra data fechada”, considerou Aline.

A vereadora informou que estará encaminhando um pedido à Prefeitura da Cidade do Recife (PCR) para que a mesma informe todo o calendário de conclusão. “Será nossa última cartada. Após isso, vamos buscar outros mecanismos, como a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI)”. Aline estará reunindo a bancada de oposição, na próxima segunda-feira, para discutir a possibilidade da criação da CPI.

Outro ponto polêmico da reunião foi à entrega da Avenida Norte. Para a PCR, a obra está pronta. Porém, o trecho que compreende o terreno da Marinha, próximo à Ponte do Limoeiro, ficou inacabado, não respeitando o projeto original. “Como a prefeitura diz que terminou a obra desse jeito? Ela é inconclusa. O usuário do transporte coletivo terá que aguardar seu ônibus na faixa da ciclovia, quando era para ter uma parada. Essa obra está mesmo concluída?”, catucou Aline.

Para enfrentar a artilharia de críticas acerca das obras inacabadas, quatro representantes da PCR estiveram presentes na audiência, são eles: o secretário de Desenvolvimento Urbano e Obras, Amir Schvartz; Eveline Labanca, da Secretaria Especial de Gestão e Planejamento; a Presidente da Urb, Débora Vieira, e o diretor de Manutenção Urbana, Fernando Melo. Também foram respaldar a gestão municipal vereadores que dão sustentação ao prefeito João da Costa, entre eles, Marília Arraes, Josenildo Sinésio e Jurandir Liberal.

(Informações da Assessoria)

Os rumos da política em Afogados da Ingazeira

Os vereadores ligados ao governo municipal de Afogados da Ingazeira estão radiantes, informa o Blog do Sertão. A notícia de que Daniel Valadares só poderá ser candidato caso o prefeito Totonho Valadares renuncie ao mandato caiu como uma luva nas pretensões de muitos deles.

A candidatura do filho do prefeito, segundo o Blog representava de fato um risco para muitos aliados, grande era a insatisfação em virtude de Daniel monopolizar algumas ações estratégicas na Prefeitura. Eles insistem em dizer publicamente que uma possível entrada de Daniel na disputa não mudaria o quadro, mas o que se comenta nos bastidores é que a situação incomodava muito.

Com a "novidade" anunciada pela Consultoria Jurídica do Blog do Sertão, o quadro mudou completamente. Para ser candidato a vereador, Daniel e Totonho teriam que se afastar dos cargos seis meses antes do pleito, algo pouco provável.

Se Totonho renunciar, Augusto Martins assume a Prefeitura e passa a disputar uma reeleição, com a "máquina" na mão fica complicado de segurar suas pretensões. Uma decisão difícil para a Frente Popular.

Polêmica: Maria Bethânia terá R$ 1,3 milhão do Minc para criar blog

A cantora Maria Bethânia conseguiu autorização do Ministério da Cultura para captar R$ 1,3 milhão e criar um blog, segundo a coluna de Mônica Bergamo. A ideia é que o site "O Mundo Precisa de Poesia" traga diariamente um vídeo da cantora interpretando grandes obras. A direção dos 365 vídeos seria de Andrucha Waddington.

Há três anos, Bethânia se envolveu numa polêmica ao ter um pedido de captação, de R$ 1,8 milhão para uma turnê, rejeitado pela área técnica do ministério. O então titular da pasta, Juca Ferreira ignorou o parecer e autorizou a captação de R$ 1,5 milhão.

Agora volta a polemizar. Ela entrou para os Trendings Topics Brasil do Twitter e já aparece até nos Trending Topics Mundial.

O cantor Lobão também manifestou indignação em seu twitter: @lobaoeletrico "Sugeriria fazermos uma campanha tipo: DEVOLVE ESSA PORRA, BETHANIA!!! E não poupou críticas ao Minc, que autorizou a captação do dinheiro para o projeto de Bethânia: "puta que pariu!! ô, Minc! eu quero um blog de poesia pra mim!”@lobaoeletrico.

Confira as atrações da festa de São José do Egito

Foi definida pela Secretaria de Cultura as atrações que vão embalar a Festa do Padroeiro de São José do Egito, cidade berço da poesia. Os shows começam dia 17, com a Banda Novo Som, Fernando Marques com Vozes do Campo, Sebastião Dias e Diomedes Mariano. Na sexta tem Irah Caldeira, Nádia Maia e Genailson do Acordeon.No sábado é a vez de Bia Marinho, Encanto e Poesia e Orquestra Anos Dourados. Na noite de São José a Missa será celebrada pelo Bispo Dom Egidio Bisol.

( Com informações de Nill Júnior)

Avança em direção ao oceano ciclone formado no litoral do Rio de Janeiro

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) descartou hoje (16) a possibilidade de o ciclone Arani, formado no litoral do Rio de Janeiro, oferecer riscos à população. O fenômeno, que ainda deixa o mar de ressaca, com ondas de até três metros, continua se afastando da costa fluminense em direção ao oceano, informa a Agência Brasil.

A Capitania dos Portos emitiu alerta para que as embarcações evitem navegar pela região atingida pelo ciclone. Segundo a meteorologista do Inmet Marlene Leal, o ciclone, que está sendo monitorado há uma semana e se formou a partir de uma frente fria durante o carnaval, já se deslocou em direção ao Espírito Santo e à Bahia. Ontem, segundo Marlene Leal, o ciclone provocou ventos fortes que chegaram a 42 quilômetros por hora (km/h) no Forte de Copacabana, na zona sul da capital fluminense.

Após o surgimento do fenômeno, classificado como incomum para a região e para a época do ano, o oceanógrafo David Zee alertou para os perigos das ressacas que, segundo ele, vão se intensificar. “A nossa previsão é que a temporada de ressacas seja mais agressiva. As edificações debruçadas no mar vão sofrer consequências mais graves. É preciso se preparar para essa nova temporada de ressacas”, disse Zee.

Fernando Bezerra visita áreas afetadas por chuvas no Sul

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, visita nesta quarta-feira as regiões atingidas por enchentes e alagamentos no Paraná e no Rio Grande do Sul. Em companhia do secretário nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, ele fará sobrevoos nas áreas mais castigadas pelas chuvas para avaliar a extensão dos danos e definir o tipo de ajuda que poderá ser dada pelo governo federal. De acordo com o portal Terra, a primeira inspeção é em São Lourenço do Sul (RS), onde o ministro chegou por volta das 9h30, reuniu-se com o prefeito e deve percorrer as áreas mais afetadas.

(Do Blog do Magno)

Protesto na BR-101 causa grande congestionamento

O Globocop do NETV acaba de mostrar imagens de um grande congestionamento na BR 101 Sul, no km 78, bairro de Prazeres em Jaboatão dos Guararapes. Moradores fecharam as duas pistas, nos dois sentidos, e queimaram pneus. Eles protestam contra a falta de abastecimento de água. A equipe da Polícia Rodoviária Federal está neste momento negociando com os moradores a liberação das vias para que tráfego seja normalizado.

terça-feira, 15 de março de 2011

Vereadora Aline Mariano ameaça CPI das obras

A situação real das obras e serviços iniciados pela gestão petista no Recife e os que ainda estão somente na promessa serão amplamente debatidos durante audiência pública, nesta quarta-feira (16/03). O assunto tem gerado polêmica e até corre o risco de parar numa Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), caso não seja esclarecido conforme espera a autora da audiência, a vereadora Aline Mariano (PSDB).

A parlamentar fez um Pedido de Informação à Prefeitura do Recife, de número 06/2011, o qual solicitava o detalhamento de todas as obras e serviços, com os valores referentes e os prazos de conclusões. Mas, segundo atesta, o documento não foi satisfatório. “Faltam datas e valores. O prefeito diz que tem cerca de três mil obras em curso, mas não é isso que encontramos quando andamos na cidade”, dispara.

A resposta da Prefeitura do Recife - ofício de nº 138, de 1 de março de 2011- será apresentada por Aline aos presentes durante a reunião desta quarta-feira. Ela diz que se trata apenas de uma pequena amostra sem maiores informações. “O conteúdo não traz, por exemplo, quando serão concluídas obras como o Capitão Temudo e a Via Mangue. Diz apenas o semestre e o ano. Também não informa outras intervenções importantes. Vale salientar que muitas delas estão com os prazos bastante estourados”, critica.

Caso o resultado da audiência pública não seja positivo, ou seja, não haja encaminhamentos concretos para a solução das pendências nas obras e serviços da cidade, Aline adiante que tomará medidas efetivas e mais duras. “Partiremos para uma CPI”.

Foram convidados ao evento, além de vereadores e sociedade civil, os representantes da gestão municipal das secretarias de Planejamento e Orçamento Participativo; Desenvolvimento Urbano e Obras; Serviços Públicos e Finanças. Também o Conselho do Tribunal de Contas do Estado e o Ministério Público de Pernambuco.

Vereador de Orocó ainda em poder dos bandidos

O vereador Galego Abílio (PTB), do município de Orocó, foi seqüestrado, ontem. A família prefere não passar mais detalhes do caso por precaução. Contudo, há a informação de que os seqüestradores já teriam pedido R$ 50 mil para liberar o parlamentar, informa o Folhape.

INSS em Caruaru abre vaga para estagiário de Jornalismo


Oportunidade: A Gerência Executiva do INSS em Caruaru/PE está com uma vaga para estagiário de Jornalismo. O valor é de R$ 632,00 (Bolsa estágio + auxílio deslocamento). Interessados enviar curriculo para acs.nordeste@gmail.com. A carga horária é de 6 horas diárias e a inscrição vai até 23/03.

ACM Neto e Paulo Magalhães trocam farpas

O deputado federal Paulo Magalhães (DEM) não gostou nada da declaração de seu primo de 2° grau ACM Neto (DEM) ao A Tarde desta terça (15). Ele afirmou que Magalhães só retornou à Brasília graças aos seus votos. 'Ele deveria era me agradecer”.

Segundo o site de Cláudio Humberto, a provocação foi uma resposta às movimentações do primo mais velho para sair do partido e ingressar no PDB, de Gilberto Kasssab, sob a justificativa de ter votos “roubados” por Neto na última eleição.

Em nota, Paulo Magalhães rebateu: “ACM Neto não pode reagir a nada, porque tem sido notoriamente desleal e mentiroso. Fui enganado e traído por ele. Eu e tantos outros deputados. Agora ele se arvora a dono dos votos de Paripiranga, município este que vota em mim há cinco eleições. Veja quanta pretensão”, disparou.

(Do Blog do Magno)

Alckmin testa sensibilidade da Dilma


Nesta semana, o tucano Geraldo Alckmin vai testar a sensibilidade da petista Dilma Rousseff. O Secretário de Saúde de São Paulo, Giovanni Guido Cerri disse que o governador vai à presidente para pedir verbas.

Deseja-se que Brasília reajuste o teto dos repasses feitos a São Paulo para o custeio da saúde.

Hoje, o pé direito mede R$ 5,7 bilhões. O secretário Giovanni estima em R$ 1,1 bilhão a almejada cota extra.

Embora o tic de Alckmin soe em descompasso com o tac de Dilma, o tucano parece confiar que, no vaivém do interesse público, prevalerá o vice-versa partidário.

(Do Blog Josias de Souza)

Tóquio pode ser atingida por nuvem radioativa

A informação é desta terça-feira e vem do governo do Japão. Um novo incêndio na usina de Fukushima fez a radiação subir "consideravelmente". Pela primeira vez as autoridades japonesas admitiram que há perigo para a saúde da população.
A embaixada da França no Japão disse que uma nuvem de radiação pode atingir Tóquio nas próximas horas, e pediu que todos os cidadãos franceses que estão na cidade fique em casa e não abram portas e janelas.

Fonte: Opinião e Notícia

Receita de criança para combater o Bulling


Olá. Tenho ocupado o Blog, e a intenção é essa, com notícias, seja de Pernambuco, ou de qualquer parte. A notícia pela notícia. Mas agora abro espaço para um texto que quero compartilhar com vocês. Ele foi escrito por meu filho, de 13 anos, numa prova de redação. Achei de uma criatividade muito grande e de uma sensibilidade que me contagiou. Se essa receita servir, se propagar ( me ajudem) vamos combater o bulling com uma simples receita de criança.

Receita Anti-Bulling

Eu já presenciei o bulling uma vez e não gostei do que vi. Eram três meninos do primeiro ano e um do quinto. Na discussão eu escutei palavrões, xingamentos e o pior de todos: as ameaças. Saí correndo e me lembrei de uma aula do professor de português que era sobre textos instrucionais. Fiz uma receita para acabar com isso de uma vez. Aqui está ela:

4 kg de valentões

700 g de solidariedade

1 kg de sinceridade

400 gramas de amor

800 g de castigo

Então, quando entreguei ao professor ele me interveio com um olhar e perguntou: Cadê o modo de preparo? Saí emburrado, mas fiz o modo e entreguei.

Aqui está:

Comece batendo os quilos dos valentões com os gramas de castigo, amor ao próximo e sinceridade. Quando a massa estiver bem molhada você aplica a solidariedade. Deixa assar a gosto até o castigo fazer efeito. Retire do forno e está pronta. A receita é um sucesso. Os agressores cessam seus ataques e os que sofrem são tratados.

Yan Levi Martins

8º ano

CBV

segunda-feira, 14 de março de 2011

Inadimplência do consumidor fecha primeiro bimestre com alta

O Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor apresentou crescimento de 25,4% no primeiro bimestre do ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo os economistas da Serasa Experian, essa alta reflete o maior endividamento do consumidor, com o acúmulo de dívidas e o encarecimento do crédito, em decorrência da política monetária para controle da inflação.

Por outro lado, a inadimplência do consumidor registrou queda de 2,3% em fevereiro ante janeiro de 2011, representando o segundo recuo mensal consecutivo. De acordo com os economistas da Serasa Experian, os recuos registrados nos primeiros meses do ano dão sinais de que a inadimplência está perdendo o fôlego, o que deve refletir na comparação entre iguais meses de 2011 e 2010 nos períodos a seguir. Na comparação anual – fevereiro em relação ao mesmo mês do ano passado – a inadimplência registrou alta de 25,9%.

Na decomposição do indicador, as dívidas não bancárias (cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como fornecimento de energia elétrica e água) foram as principais responsáveis pelo recuo mensal do índice, com queda de 1,9%. A inadimplência com os bancos também contribuiu para o declínio do indicador, com participação de 0,9%.

Fonte: Serasa

Paranaguá/PR restringe transporte público

Devido às fortes chuvas no último final de semana, a prefeitura de Paranaguá, no litoral do Paraná, decidiu nesta segunda-feira restringir o transporte público da cidade. A medida foi tomada porque já há escassez de combustível no município, em virtude dos bloqueios e da circulação parcial das estradas que chegam até Paranaguá, informa o Terra.

A principal delas, a BR-277, está com o tráfego liberado no sentido Curitiba para todos os veículos. Na ponte do km 26, a concessionária Ecovia limita a passagem de um veículo por vez. Mas o maior problema está no sentido Paranaguá, onde a pista foi liberada apenas para veículos leves. Caminhões pesados não estão autorizados a circular e a seguir viagem em direção ao litoral.

De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, a medida é necessária para racionar combustível, já que a empresa responsável pelo transporte público está com apenas 5 mil litros de óleo diesel. A restrição vigorará até que seja possível comprar mais combustível.

A assessoria informou ainda que o prefeito José Baka Filho (PDT) fez contato com a Ecovia e houve um acordo para a passagem de veículos que podem levar mantimentos e combustíveis para o município. Enquanto isso, o principal problema enfrentado pela cidade é o corte no fornecimento de água, que permanece totalmente suspenso. A empresa que faz a distribuição de água na cidade informou que hoje 25% do abastecimento seria reestabelecido, o que ainda não ocorreu. As enxurradas danificaram os dutos e os reservatórios da cidade.

Paranaguá é um dos sete municípios do litoral paranaense afetados pelas fortes chuvas do último final de semana, que causaram alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra. A cidade decretou situação de emergência. Nesta segunda, Paranaguá tinha 103 pessoas desalojadas, 147 pessoas desabrigadas, 75 residências danificadas e 40 casas destruídas, segundo informações da Defesa Civil estadual.

Em Morretes, a cerca de 40 km de Paranaguá, a prefeitura decretou situação de calamidade pública após uma morte em decorrência das precipitações ser confirmada. A cidade tem cerca de 5 mil desalojados e 680 desabrigados.

João Paulo: " Tenho que cuidar do meu mandato"

O deputado federal, João Paulo (PT) disse há pouco na rádio CBN que teve muita dificuldade financeira e política na campanha eleitoral, mas se esquivou de entrar mais profundo na questão e terminou sem afirmar se deixa mesmo o PT, partido pelo qual tem cerca de 40 anos de militância.

Por mais insistentes que fossem as perguntas o deputado foi escorregadio, manteve o discurso dialético e também não teceu detalhes sobre a questão central da briga com o prefeito João da Costa, companheiro de partido. “ Hoje tenho que cuidar do meu mandato”, afirmou.

Augusto Martins confirma que sairá candidato a prefeito em Afogados da Ingazeira/PE

Em entrevista ao Debate das Dez do Programa Manhã Total (Rádio Pajeú), o vice Prefeito de Afogados da Ingazeira, Augusto Martins (PTB) reafirmou sua candidatura à Prefeitura. “Não entrei na política para ser só vereador. Sempre tive o desejo de ser prefeito de minha terra”, informa o site de Nill Júnior.

Augusto disse que suas declarações afirmando ser candidato não representam uma afronta a outros nomes da Frente Popular. “Não estou afrontando ninguém.” Martins destacou o apoio de Armando Monteiro e disse não acreditar haver interferência do governador Eduardo Campos no processo (fala-se no apoio do governador a José Patriota, do seu partido). “O Deputado Armando Monteiro tem boa relação com o governador Eduardo Campos e também tem interesses políticos. Não acredito nessa possibilidade”.

Perguntado por ouvintes se poderia ser apoiado por Giza Simões, Augusto Martins não quis antecipar os fatos. “Vamos discutir o momento. O futuro a Deus pertence. Mas estou em um grupo e vou lutar para ser candidato pela Frente Popular”. Também disse ter namorado o PT local, mas que está bem hoje no PTB.

Augusto afirmou a boa relação que tem com José Patriota e disse “achar legítima” a sua intenção de disputar a Prefeitura. “Não aceitarei deslealdade. Quero um jogo limpo”.

Foto : Tito Barbosa

Fonte: Nill Júnior