quarta-feira, 4 de maio de 2011

Previsão do tempo para o Estado preocupa. Autoridades adotam medidas emergenciais


Foto: reprodução CPtec

A previsão de chuva para o Estado é preocupante. Nos últimos quatro dias, o volume de chuva acumulada é 77% da média para todo mês de maio. Se o tempo permanecer ruim, como indica do Instituto Nacional de Meteorolgia (Inmet) e do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPtec), aumenta o risco de alagamentos e deslizamentos no Estado, informa o JC.
Preocupados com a situação, as autoridades acionaram esquemas de emergência para o caso de ser necessário abrigar moradores de áreas da margem do Rio Capibaribe, que podem ser inundadas.

Boletins dos órgãos informam sobre a possibilidade de ocorrer chuvas intensas no Leste do Estado entre 0h e 18h desta quinta (5). Além disso, estão previstos picos de maré por volta das 4h54 (2,3m) e das 17h15 (2,2m).

Governo desmente boato de que a população não deve sair de casa após às 23h

A assessoria de imprensa do Governo do Estado desmentiu boatos de que a população não deveria sair de casa após as 23h por conta das fortes chuvas que estão previstas para as próximas horas no Estado. Populares afirmaram que o governador Eduardo Campos teria feito um apelo à população neste sentido no Centro de Convenções, durante o Festival de Cinema de Pernambuco (Cine-PE), na noite desta quarta-feira (4).

Apesar do esforço do Governo em desmentir os boatos, a organização do Cine PE preferiu não exibir o longa metragem "Estamos juntos" nesta noite. O filme deverá ser projetado na quinta-feira (5).

Outra afirmação atribuída ao Governo, mas que não procede, é a de que a barragem de Tapacurá seria aberta por conta de problemas decorrentes das chuvas. A assessoria de imprensa garantiu, no entanto, que nenhum serviço está previsto para a barragem.

(Da Redação do pe360graus.com)

Alerta: Previsão de mais chuvas nesta quinta-feira



Cidades pernambucanas em alerta e a população assustada com mais previsão de chuvas. No encontro que teve nesta noite, com a sua equipe e o prefeito do Recife, João da Costa, o governador Eduardo Campos revelou que recebeu informações da Agência Pernambucana de Água e Clima (APAC) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que apresentaram a previsão de chuvas intensas durante a noite de hoje e a madrugada de amanhã, que acarretariam um aumento significativo do nível dos rios que cortam a Região Metropolitana e a Zona da Mata. As duas áreas foram sobrevoadas e visitadas pelo governador durante o dia, informa o Blog do Magno.

“Estamos com toda a nossa equipe operacional mobilizada e acompanhando a situação em tempo real. Os prefeitos da Região Metropolitana e das cidades no curso do Rio Capibaribe estão sendo informados e nos ajudando a manter a população alerta para a possibilidade de transbordamento nas áreas ribeirinhas”, disse o governador.

De imediato, o governador acionou esquemas de emergência para o caso de ser necessário abrigar moradores de áreas da margem do Rio Capibaribe, que podem ser inundadas.“Têm ocorrido chuvas muito intensas, que exigem um nível de monitoramento especial, com utilização inclusive do sistema digital para a medição remota do nível dos rios”, explicou o secretário de Recursos Hídricos, João Bosco de Almeida.