sábado, 9 de agosto de 2014

JFPE condena ex-prefeito de Gravatá e ex-presidente de instituto de Previdência

A 5ª Vara da Justiça Federal em Pernambuco (JFPE) condenou Joaquim Neto de Andrade Silva, ex-prefeito de Gravatá, no Agreste pernambucano, e Geraldo Guidotti de Carvalho, ex-presidente do Instituto de Previdência dos Servidores do município (IPSEG). O juiz federal Felipe Mota entendeu que eles estão envolvidos em casos de improbidade administrativa. Ao G1, nesta sexta-feira (8), o advogado do ex-prefeito, Rodrigo Pereira, informou não estar ciente da decisão, pois, segundo ele, não está publicada. A defesa do ex-presidente não foi localizada.


Segundo a assessoria de imprensa do JFPE, em uma auditoria no Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), "foi constatado que os comprovantes de repasse [de contribuições previdenciárias] continham informações falsas de valores, geralmente maiores que os efetivamente repassados ou não repassados ao IPSEG" e que "a prefeitura deixou de repassar as contribuições ao Fundo de Previdência nos bimestres nov/dez 2005, jul/ago 2006, nov/dez 2006 e jul/ago 2008, totalizando um débito de aproximadamente R$ 516 mil".

Joaquim Neto e Geraldo Guidotti foram condenados à suspensão dos direitos políticos por três anos, ao pagamento de 30 vezes o respectivo salário da época em que cometeram irregularidades e à proibição de contratar com governos. No entanto, ainda segundo a assessoria do JFPE, cabe recurso junto ao Tribunal Regional Federal, no Recife.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário