sexta-feira, 13 de junho de 2014

Rodoviários de Natal decidem manter greve em dia de jogo na Arena das Dunas

Os rodoviários de Natal decidiram manter a greve hoje (13), dia de jogo na Arena das Dunas, entre México e Camarões, às 13h. Apesar de manter a greve, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado do Rio Grande do Norte (Sintro-RN), Nastagnan Batista, garantiu que a categoria está cumprindo a determinação do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) de manutenção de, no mínimo de 70% da frota nos horários de pico (das 5h às 9h e das 16h às 20h) e 50% nos demais horários.

Charge feita para o jornal Amazonas Em Tempo, cedida ao Humor Político


Campos não pode exagerar nas críticas, diz Lula a jornal

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarca nesta sexta-feira no Recife para o lançamento da pré-candidatura do senador Armando Monteiro Neto (PTB-PE) ao governo estadual. É a primeira vez que Lula visita Pernambuco como adversário do ex-governador e hoje pré-candidato à Presidência da República Eduardo Campos (PSB), que segundo o ex-presidente “não pode exagerar nas críticas” ao governo federal.

 “Creio que o Eduardo não pode exagerar nas críticas porque ele sabe que é o mesmo projeto, o projeto do qual ele participou e que tantos avanços trouxe para Pernambuco e o Brasil”, disse Lula, em entrevista concedida por e-mail ao “Jornal do Commercio”, do Recife. Questionado sobre a crítica feita recentemente por Campos de que a presidente Dilma Rousseff não olhou para o Nordeste, Lula disse ter certeza que Pernambuco nunca recebeu tantos investimentos federais quanto nos últimos 12 anos. “E o Eduardo é testemunha disso, pois o avô dele era governador quando o PSDB estava na Presidência e o Estado sofreu muito”, disse.

Primeira etapa da Via Mangue será aberta nesta sexta-feira (13) com presença de Dilma e Lula

A Prefeitura do Recife vai liberar para o tráfego de veículos o primeiro trecho da Via Mangue, na Zona Sul da cidade, a partir desta sexta-feira (13). A pista oeste da via expressa está prevista para ser aberta às 16h com a participação da presidente Dilma Roussef. O ex-presidente Lula também estará na capital para o lançamento da pré-candidatura do senador Armando Monteiro Neto (PTB-PE) ao Governo de Pernambuco.

 A Via Mangue começa a funcionar já com fiscalização eletrônica de velocidade, que é regulamentada em 60 km/h no local. O monitoramento será realizado por seis câmeras distribuídas pelos 4,5 quilômetros da Via Mangue.

Carrefour da Torre é interditado pela segunda vez

A equipe do plantão do São João da Vigilância Sanitária do Recife interditou, na noite desta quinta-feira (12) o Supermercado Carrefour do bairro da Torre, por tempo indeterminado. Esta é a segunda vez que o estabelecimento é fechado em pouco mais de um mês – a última foi no dia 08 de maio.

Os inspetores voltaram ao supermercado após vistoria realizada nas barracas instaladas no Polo do São João do Sítio da Trindade e identificar 72 latas de bebida alcoólica sem prazo de validade. Um dos comerciantes vistoriados informou ter comprado a bebida no Carrefour da Torre e ao vistoriar a loja, a Vigilância Sanitária encontrou várias irregularidades.

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Justiça defere liminar contra greve de aeroviários no RJ

Divulgação/Infraerro
A Justiça Federal no Rio de Janeiro deferiu liminar contra a manifestação de aeroviários no Rio de Janeiro. A informação foi dada nesta quinta-feira, 12, pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A categoria decretou uma paralisação de 24 horas desde as 0h desta quinta-feira, quando se inicia a Copa do Mundo no País, em três aeroportos (Galeão, Santos Dumont e de Jacarepaguá). Eles reivindicam reajuste salarial que varia de 5,58% a 12%, dependendo da função, entre outros benefícios.

Bonecos gigantes recepcionam turistas nas ladeiras de Olinda

Foto/ Divulgação 

Um time formado por Neymar, Cristiano Ronaldo e Messi desfilou pelas ladeiras de Olinda na tarde desta quarta-feira (11), movido por uma orquestra de frevo. A iniciativa teve como objetivos recepcionar os turistas que chegam a Pernambuco para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 e, também, alertar as pessoas sobre os riscos da hepatite.

Outros grandes astros do futebol tiveram sua imagem retratada pelos tradicionais bonecos gigantes da Cidade Alta, como Ronaldinho Gaúcho, Falcão e Flávio Caça-rato, do Santa Cruz. Além deles, artistas (como Bob Marley e Luiz Gonzaga) e personagens dos quadrinhos (como Batman e Robin) também tiveram uma réplica.

CTTU monta esquema de mobilidade para a Copa 2014

A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) montou operações especiais para auxiliar na mobilidade dos recifenses e turistas durante a Copa do Mundo 2014. Diariamente, cerca de 130 agentes de trânsito irão trabalhar em ações montadas em pontos estratégicos da cidade. Além disso, a prefeitura assinou o Convênio Táxi Metropolitano com seis municípios da Região Metropolitana. A frota de táxis autorizada a trabalhar no Recife em um período estipulado terá um aumento de até 50%. Para o gerente geral de trânsito da CTTU, Agostinho Maia, as operações especiais de circulação e o Convênio de Táxi Metropolitano serão essenciais para garantir a mobilidade dos recifenses e turistas. “Nos dias de jogos e eventos da Copa, a rotina da cidade vai mudar. Além disso, vamos receber milhares de turistas, que estarão circulando pela cidade. Com isso, as ações organizadas pela CTTU são cruciais para garantir a mobilidade da população durante o evento”, comentou.

Confira o funcionamento dos serviços e comércio nos dias de jogos


Comércio e shoppings 

Nos dias de jogos na Arena Pernambuco o comércio de rua e dos centros de compras do Recife e da Região Metropolitana vão funcionar em horário normal. Já quando a Seleção Brasileira jogar (12, 17 e 23 de junho), o comércio deve fechar uma hora antes dos jogos e não reabre depois. No caso dos shoppings Recife, RioMar, Tacaruna, Plaza e Guararapes, o funcionamento será interrompido 30 minutos antes das partidas e retomado minutos depois do final. No dia 23 de junho (véspera de São João), o RioMar, o Plaza e o Tacaruna não reabrirão depois do jogo. No Shopping Boa Vista, o turno de trabalho será diferente: fecha 30 minutos antes dos jogos da Seleção e não reabre depois. Apenas no dia 17 de junho, o estabelecimento reabrirá 30 minutos após a partida.

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Metroviários decidem hoje se Copa começa com greve em São Paulo

Será que a Copa do Mundo vai começar com o retorno da greve dos metroviários em São Paulo? A categoria decide isso hoje e conta com uma boa negociação junto ao governador Geraldo Alckmin (PSDB) para retroagir na decisão de demitir os 42 grevistas demitidos. A greve está há dois dias, e, caso não feche um acordo será retomada a partir de amanhã (12), data da abertura da Copa do Mundo no Itaquerão, com o duelo entre Brasil e Croácia.

Previdência Social lança campanha para divulgar os Canais de Atendimento para a população

A Previdência Social lançou nesta terça-feira (9), em todo país, uma nova campanha publicitária destacando os canais de atendimento oferecidos aos cidadãos. A campanha traz como slogan: A Previdência tem trabalhado para que você seja atendido com mais conforto e não enfrente filas, pelo menos, não na Previdência. O objetivo da campanha é reforçar a importância dos canais de atendimento da Previdência Social.

 

Agências da Previdência e Central 135 funcionam até 12h30 em dias de Jogos do Brasil


O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), assim como as Agências de Previdência Social (APS) e as Gerências-Executivas encerrarão suas atividades às 12h30 (horário de Brasília) nos dias em que houver jogos da seleção brasileira. A exceção acontece nas unidades do INSS que estão localizadas nas cidades sedes. Nesses lugares, o horário de funcionamento do Instituto seguirá a programação de feriados, pontos facultativos e redução de expediente determinado pelo poder público municipal, estadual ou distrital para realização dos jogos (São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Recife, Natal, Fortaleza, Manaus, Cuiabá, Curitiba e Porto Alegre).

Receita libera consultas ao primeiro lote do IR 2014

A Secretaria da Receita Federal liberou nesta quarta-feira (11), a partir das 9h, as consultas ao primeiro lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2014. Também foi liberada a consulta de lotes residuais de anos anteriores (para quem caiu na malha fina). As consultas podem ser feitas no site da Receita, em: http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/Atrjo/ConsRest/Atual.app/index.asp . Também podem ser feitas pelo telefone 146 (opção 3) ou via aplicativo para dispositivos móveis (smartphones e tablets).

Pauta do dia: Polícia Federal apresenta estrutura para a Copa em Pernambuco

A Polícia Federal de Pernambuco apresenta na tarde desta quarta-feira (11) a estrutura montada para os dias do mundial. De acordo com o assessor de imprensa, Geovane Santoro, a imprensa vai conferir a demonstração de robô e conhecer as roupas anti-bombas, bem como a estrutura com várias salas de monitoramento por câmeras onde policiais federais vão trabalhar coordenando todas as ações durante a Copa. Também serão usados cães farejadores. A coletiva será às 14h, na sede da PF.

terça-feira, 10 de junho de 2014

Itep oferece 275 vagas para cursos técnicos de nível médio em cinco Centros Tecnológicos do Estado

O Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) abriu inscrições para o processo seletivo de alunos para os cursos técnicos de nível médio nos Centros Tecnológicos sob sua gestão. Estão sendo oferecidas 275 vagas em cinco CTs, para seis cursos: Comunicação Visual , Química, Modelagem do Vestuário, Alimentos, Zootecnia e Eletroeletrônica. Os interessados poderão se inscrever no site www.upenet.com.br até o dia 22 deste mês, mediante o preenchimento do formulário online de inscrição, indicando suas informações pessoais e o curso de sua preferência.

Robôs da Rede de Ensino do Recife entram no ritmo da Copa e disputam partida de futebol

Na véspera da Copa do Mundo, a Secretaria de Educação do Recife vai promover uma partida de futebol entre robôs, nesta quarta-feira (11), no Centro de Tecnologia na Educação e Cidadania (Cetec), na Soledade. Dezessete robôs humanoides vão desfilar com as bandeiras das 32 seleções que participam da Copa 2014. Todas foram pintadas por alunos da Rede de Ensino do Recife enquanto eles aprendiam sobre a história e a cultura dos países. Dez robôs humanoides, batizados de NAO (cérebro em chinês), vão jogar futebol e cinco vão fazer uma apresentação de maracatu.

Vereadora Aline Mariano debate a concessão dos títulos de posse dos moradores de Brasília Teimosa

A vereadora Aline Mariano (PSDB) ocupa a tribuna da Câmara de Vereadores do Recife onde debate a concessão dos títulos de posse dos moradores de Brasília Teimosa. " Estamos reunidos no Plenário da Câmara Municipal com representantes dos moradores, da PCR, Ministério Público Estadual, CEHAB e Superintendência do Patrimônio da União", diz na página do facebook.

Coluna Esplanada: Pernambuco virou o alvo dos presidenciáveis

Presidenciáveis Aécio Neves, Dilma Rousseff, Eduardo Campos e Pastor Everaldo (Fonte: Reprodução/Montagem)

Na terra de Eduardo Pernambuco virou o alvo dos presidenciáveis, diz o colunista Leandro Mazzini na Coluna Esplanada de hoje (10). Segundo o jornalista abandonado pelos tucanos locais, Aécio Neves se desdobra para arrumar um palanque. "Ontem, Pastor Everaldo (PSC) visitou o candidato ao governo Armando Monteiro (PTB) e fechou apoio. Nos próximos dias será a vez de a presidente Dilma desembarcar no Recife para anunciar que Monteiro, líder nas pesquisas, é o seu candidato. Dilma vai inaugurar trecho da Via Mangue, obra do PAC, com o prefeito Geraldo Júlio (PSB) — o principal aliado de Eduardo Campos", diz no texto.

Inglês sem Fronteiras recebe inscrições até 2 de julho

As inscrições para a nova seleção do programa Inglês sem Fronteiras estão abertas a partir desta segunda-feira (9) e seguem até o dia 2 de julho, no site do programa. Serão oferecidas 6.825 vagas para cursos gratuitos em 43 universidades federais de todo o País. A lista das instituições participantes pode ser consultada na portaria publicada no Diário Oficial da União.

Com carga horária presencial de quatro aulas de 60 minutos, que podem ser distribuídas em até quatro encontros semanais, os cursos terão duração mínima de 16 horas e máxima de 64 horas, variando de 30 a 120 dias. As aulas terão início a partir de 14 de julho de 2014.

Entrevista coletiva nesta terça (10) às 11h vai falar sobre o planejamento da segurança do País durante o Mundial

O Ministério da Justiça publicou uma portaria no Diário Oficial da União definindo instruções para impedir entrada no Brasil de torcedores envolvidos em casos de violência em estádios ao redor do mundo. Segundo o texto, os servidores com atuação no controle fronteiriço e em atividades de fiscalização migratória nos portos, aeroportos internacionais e pontos de fiscalização terrestre de migração aplicarão a medida de impedimento de ingresso no território nacional a todo estrangeiro cujo nome conste do Sistema Nacional de Procurados e Impedidos como "membro de torcida envolvido em violência em Estádios". Para garantir a segurança no Mundial em todo o Brasil, a Interpol recentemente fez um trabalho específico voltado para torcedores com histórico de violência em eventos esportivos.

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Participação do leitor: direto de Serra Talhada(PE)

A estudante, Ana Júlia Silveira, que está em Serra Talhada(PE), envia ao Blog vídeo que gravou do X Encontro Nordestino de Xaxado realizado de quinta (5) a domingo (8) no município do Sertão pernambucano. O evento foi gratuito e contou com apresentações de xaxado, shows, feira de artesanato e livros, além mostra de artes plásticas. O blog agradece a colaboração.



Alunos do Santa Maria visitam empresa BioLogicus e conhecem sobre probióticos

A pesquisadora Fátima Fonseca com alunos do Santa Maria
Um grupo de alunos do 7º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Sta Maria visitaram a empresa BioLogicus para conhecer mais sobre fungos na indústria. Os estudantes foram recebidos pela equipe de P&D que explicou a importância desses microrganismos para a saúde humana e como eles são aplicados na área de alimentos e de cosméticos.

Revista Pernambucana de Tecnologia recebe artigos para próximo número

A Revista Pernambucana de Tecnologia, editada pelo Instituto de Tecnologia de Pernambuco, abriu prazo para a submissão de artigos de docentes, pesquisadores e técnicos para publicação no terceiro número da RPT. Os interessados devem enviar seus trabalhos até o dia 31 de julho para o e-mail rptec@itep.br.

Recife: Enfermeiros decretam greve

Foto: Karla Vasconcelos/ Reprodução/ WhatsApp
Enfermeiros vinculados à Prefeitura do Recife, decretam estado de greve . A decisão foi tomada em assembleia geral da categoria, realizada na manhã desta segunda-feira no auditório da Hospital da Restauração (HR). Em greve de 48 horas, auxiliares e técnicos de enfermagem também ligados à Prefeitura do Recife (PCR) fizeram uma caminhada esta manhã, da Câmara Municipal até a sede da prefeitura, na Avenida Cais do Apolo, para participarem de uma nova rodada de negociação da campanha salarial.

Falta de conservação na PE 320


O flagrante é do blogueiro Júnior Alves (Radar do Sertão) e também mostrada no blog (http://nilljunior.com.br). A imagem mostra o mato invadindo o acostamento e margem da PE 320, encobrindo até placas de sinalização. "Em muitos pontos, elas estão totalmente encobertas pela vegetação dificultando a vida dos motoristas que precisam trafegar pela rodovia estadual.

Aécio diz que não vai perder tempo com "indelicadezas" de Campos

O senador Aécio Neves, candidato do PSDB à Presidência da República disse hoje (09) que não vai "dispersar energias" nem "perder tempo com indelicadezas", ao comentar críticas feitas por seu adversário na disputa Eduardo Campos, do PSB. Em entrevista a uma rádio local, Aécio foi questionado sobre declaração de Campos, feita em um jantar com amigos, de que gosta de trabalhar, insinuando que o tucano não gosta. "Não vou perder tempo com indelicadezas, espero que ele (Campos) possa fazer uma bela campanha, como fez um belo governo em Pernambuco", amenizou Aécio.

Leia o artigo da presidenta Dilma: “A Copa das Copas”


A partir desta quinta-feira, os olhos e os corações do mundo estarão voltados para o Brasil. Trinta e duas seleções, representando o melhor do futebol mundial, estarão disputando a Copa do Mundo, a competição que de quatro em quatro anos transforma a todos nós em torcedores.

É o momento da grande festa internacional do esporte. É também o momento de celebrarmos, graças ao futebol, os valores da competição leal e da convivência pacífica entre os povos. É a oportunidade de revigoramos os valores humanistas de Pierre de Coubertin. Os valores da paz, da concórdia e da tolerância.

Vídeo: Essa é a nossa Copa!

Cancelada vinda de Dilma ao Rio Grande do Norte

Em função de uma gripe, a presidenta Dilma Rousseff cancelou a viagem que faria na manhã de hoje (9), a São Gonçalo do Amarante (RN) para participar da cerimônia de inauguração do Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves. O ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco, irá representar a presidenta no evento. As informações são da secretaria de imprensa do Palácio do Planalto.

Secretaria de Transportes demite 60 metroviários em São Paulo

Um dia após a Justiça ter considerado abusiva a greve dos metroviários, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos iniciou processo de demissão por justa causa sob o amparo da lei. De acordo com a assessoria da secretaria, 60 cartas já foram remetidas. O critério de afastamento considerou inicialmente os servidores flagrados em ações de vandalismo ou de incentivo para que usuários pulassem as catracas. O sindicato dos metroviários fará outra assembleia para decidir os rumos do movimento hoje (9) às 13h.

domingo, 8 de junho de 2014

Bairro de Boa Viagem ganha novo espaço terapêutico, o Holomais

Um grupo de terapeutas de diversas especialidades se reuniu e fundou no bairro de Boa Viagem , no Recife, a Holomais, um espaço que tem como finalidade oferecer assistência à saúde integral, visando gerar bem-estar, equilíbrio e melhoria na qualidade de vida do indivíduo e da coletividade. “A Holomais é a porta de entrada para um caminho que conduz ao autoconhecimento com resultado real, a curto prazo, ativando as forças reguladoras do organismo e a expansão da consciência”, declara Neila Gusmão, coordenadora do espaço.

Brasília é a segunda cidade sede mais visitada da Copa


Brasília será, entre as 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, a segunda mais visitada por turistas nacionais e estrangeiros. Estimativas do Ministério do Turismo apontam que o DF receberá 490 mil visitantes durante o Mundial. A primeira é o Rio de Janeiro. Com tantos visitantes, a cidade se prepara para oferecer opções de hospedagem para todos os gostos. Uma das alternativas é o programa "Cama e Café", desenvolvido pelo Governo do Distrito Federal.

Chesf entra em greve a partir desta segunda (9)


Começa na manhã desta segunda (9), paralisação por tempo indeterminado de funcionários da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf). A greve foi decidida na manhã de quinta-feira (5), em assembleia da categoria, realizada na sede da empresa. Os trabalhadores rejeitaram a última proposta de pagamento do PLR (Plano de Lucros e Resultados) 2013, apresentada pela Eletrobras, em reunião com o Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE), ocorrida no dia 2 de junho.

Metroviários desafiam Justiça e mantêm greve

Marcos Bezerra/Futura Press
O sindicato dos metroviários decidiu enfrentar a Justiça, ignorar a multa de 500.000 reais por dia imposta pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e continuar a greve que paralisa as linhas de metrô de São Paulo desde quinta-feira. Uma nova assembleia da categoria foi marcada para esta segunda-feira, às 13h. O quinto dia de greve deverá repetir nesta segunda-feira o cenário caótico no trânsito da cidade – na manhã de sexta, foram registrados 251 quilômetros de vias congestionamento, recorde para o horário. A paralisação afeta estações das linhas 1-Vermelha, 2-Verde e 3-Azul.

Jennifer Lopez não estará na cerimônia de abertura da Copa

A Fifa informou neste domingo(8) que a estrela pop norte-americana Jennifer Lopez não participará da abertura da Copa do Mundo na próxima quinta-feira (12) em São Paulo, como estava previsto inicialmente. "Por problemas de produção, Jennifer Lopez, uma das artistas da música oficial 'We Are One', não poderá participar da cerimônia", afirmou a organização, sem dar maiores detalhes, a quatro dias do mundial. O evento de 25 minutos contará com a participação de 600 artistas, incluindo ginastas, acrobatas e capoeiristas. O ápice da festa será We Are One' acompanhada pelo grupo de percussão Olodum.

Filhos nascem prematuros e Aécio cancela viagem ao Recife

Está cancelada a vinda ao Recife do candidato do PSDB ao Planalto, o senador Aécio Neves (MG). O tucano receberia nesta segunda(9) o titulo de cidadão. Os filhos gêmeos do tucano, nasceram de forma prematura neste domingo (8). As crianças, que deveriam nascer em agosto, receberam os nomes de Julia e Bernardo. Os bebês estão em observação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital da zona sul do Rio de Janeiro.

Papa reza pela paz com líderes israelense e palestino

Em gesto histórico, o papa Francisco se reúne no Vaticano neste domingo com o presidente israelense, Shimon Peres, e o líder palestino, Mahmud Abbas, para uma oração pela paz no Oriente Médio. O convite para o encontro foi feito de forma inesperada durante a viagem de Francisco em maio à Terra Santa, como uma iniciativa para aproximar israelenses e palestinos, particularmente distanciados após o fracasso em abril das negociações de paz.

Aécio sem palanque em Pernambuco

A ameaça de Aécio Neves (PSDB) em lançar candidatura própria em Pernambuco não passa de.. ameaça. No Estado, cada tucano quer cuidar de seu palanque – os cotados são deputados que tentarão a reeleição. Ninguém quer se arriscar na terra de Eduardo Campos, que já fez de um ‘poste’ o prefeito do Recife, Geraldo Júlio, e agora levanta outro para o Palácio das Princesas, Paulo Câmara. Ciente das dificuldades, Aécio aposta cada vez mais no racha dos partidos da base, que podem apoiá-lo regionalmente.