sexta-feira, 31 de julho de 2015

Turismo: Recife está de volta com passeios gratuitos

Parque das Esculturas - (Foto: Inaldo Lins/ PCR)
Depois de quase um mês e meio em recesso, está de volta, neste fim de semana, o Olha! Recife. O projeto de sensibilização turística da Prefeitura do Recife, realizado por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, tem como principal objetivo fazer com que o cidadão conheça sua cidade. Com uma alteração no horário de inscrição, passando agora a ser uma hora mais tarde, os interessados devem se inscrever sempre a partir das 9h, nas sextas-feiras que antecedem os passeios. O Olha! Recife proporciona tours gratuitos e acompanhados por guias de turismo em quatro segmentos: a pé, de bicicleta, de ônibus e de catamarã.

A partir das 9h deste sábado (1), saindo do Catamaran Tours, no Bairro de São José, os inscritos no passeio de barco irão conhecer atrativos turísticos da cidade por uma perspectiva diferente, direto do Rio Capibaribe. A embarcação vai passar pelas principais pontes da cidade, que ligam os bairros de Santo Antônio e São José.

Ainda no sábado, com saída às 14h da Praça do Arsenal, no Bairro do Recife, o passeio de ônibus vai levar os participantes para um roteiro religioso. Serão contemplados locais como o Convento de São Félix de Cantalice, no Pina, local que abriga o túmulo de Frei Damião e é também motivo de intensa peregrinação religiosa; Largo Dom Luís, em Casa Amarela, onde os participantes vão desembarcar do ônibus e seguir a pé até o Santuário do Morro da Conceição. Neste trajeto será possível observar a paisagem da Zona Norte da cidade, as famosas escadarias do Morro e a imagem da Nossa Senhora da Conceição.

Saindo do Recife, o ônibus vai levar os inscritos ao Santuário Mãe Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt, em Ouro Preto, em Olinda. Este templo segue o modelo do original na Alemanha e está no alto de um morro, com aconchegante capela e vista panorâmica desta cidade que é Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, segundo a UNESCO.

No domingo (2), a partir das 9h, quem optar pelo passeio a pé vai conhecer o tradicional Circuito dos Poetas, com saída Praça do Arsenal. O tour passa por estátuas como a de Joaquim Cardozo, na Ponte Maurício de Nassau; Manuel Bandeira e Capiba, na Rua da Aurora; Capiba, na Rua do Sol; Ascenso Ferreira, na Rua do Bom Jesus; e Chico Science, na Rua da Moeda.

Já aqueles que preferem conhecer a cidade pedalando farão um passeio em homenagem ao pintor, escultor e ceramista pernambucano Francisco Brennand. A saída também acontece às 9h, saindo da Praça do Arsenal. Os participantes poderão contemplar algumas das obras do artista que estão espalhadas pela cidade. Passarão pelo Parque de Esculturas, no Bairro do Recife; Mural Batalha do Riachuelo, na Avenida Cruz Cabugá; Mural Mandala, na Biblioteca Pública do Estado; Painel Grande Floral, às margens do Rio Capibaribe; Mural Homenagem a Pelé, na Federação Pernambucana de Futebol; e Mural Florais, na Rua Oliveira Lima.

Aqueles que desejam participar do Olha! Recife, devem se inscrever pelo site www.olharecife.com.br, a partir das 9h desta sexta-feira (31). Os passeios são gratuitos, sendo solicitado apenas que os inscritos levem um quilo de alimento não perecível que será doado para instituições de caridade.

Serviço

Olha! Recife no Rio
Tema: Volta à Ilha
Quando: Sábado (1), às 9h
Saída: Catamaran Tours, Bairro de São José

Olha! Recife de Ônibus
Tema: Circuito das Romarias
Quando: Sábado (1), às 14h
Saída: Praça do Arsenal da Marinha, no Recife Antigo

Olha! Recife a Pé
Tema: Circuito da Poesia
Quando: Domingo (2), às 9h
Saída: Praça do Arsenal da Marinha, no Recife Antigo

Olha! Recife Pedalando
Tema: Murais e Esculturas de Francisco Brennand
Quando: Domingo (2), às 9h
Saída: Praça do Arsenal da Marinha, no Recife Antigo


Nenhum comentário:

Postar um comentário