sexta-feira, 6 de junho de 2014

É tempo de forró!!!

Chegou uma das melhores épocas para o nordestino que gosta do chiado da chinela. O forró já toma conta de ruas, avenidas, praças, pátios. Sanfona, triângulo, zabumba fazem o tripé de um ritmo que tem cheiro de gente, e pó de alegria. Em Pernambuco a festa é grande, assim como na Paraíba e outros estados. Um forró plural que conquistou grandes arraiais.  As novas gerações se incorporam a esse ritmo que faz parte de uma cultura enraizada. É tempo de dançar mais, e degustar as delícias de milho. É uma festa contagiante e que presta reverência a Santo Antônio, São João e São Pedro. É tempo também de simpatias e crendices populares. Tempo de balões e fogos.


Tamanha valorização fez cidades ganharem destaque por fazer a maior ou melhor festa junina. Assim é entre Campina Grande (PB) e Caruaru (PE).  Quanto ao título? A gente deixa isso para lá porque o bom mesmo é aproveitar as festas gigantes, que duram 30 dias e com programação diversificada. Dos trios às bandas e artistas famosos os palcos só aumentam.

Nos arraiais as quadrilhas exibem o estampado dos vestidos e o jeito caipira dos rapazes embalados pelo anavantur” (en avant tout) e “anarriê” (en derrière). São damas e cavalheiros a trocar passos sob o comando do narrador.

E assim, a festa se faz de todos!!!

(Denise Martins)


Para divulgar a programação em Pernambuco a Folha de Pernambuco organizou um especial que pode ser acessado no endereço:

http://www.folhape.com.br/cms/opencms/folhape/pt/cotidiano/SAO_JOAO2014/RECIFE.html














http://www.folhape.com.br/cms/opencms/folhape/pt/cotidiano/SAO_JOAO2014/RECIFE.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário