sexta-feira, 31 de julho de 2015

Fernando de Noronha comemora 512 anos

Além das praias, baías e natureza de tirar o fôlego, Fernando de Noronha também reserva outras surpresas para os turistas. A riqueza histórica do lugar torna o arquipélago, além de um patrimônio natural, um verdadeiro patrimônio histórico que merece ser visitado, e, sobretudo, preservado. Neste mês de agosto, a ilha completa 512 anos de descobrimento, tempo marcado por diversas presenças e acontecimentos. Para comemorar a data, a Administração da Ilha, com apoio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, por meio da Empetur, realizará uma grande festa.

Nos dois dias que antecederão o aniversário de Noronha, a Administração apoiará atividades esportivas desenvolvidas pela comunidade. No sábado (08), acontece a Corrida dos 512 anos, organizada pelo pedestrianista Renê Jerônimo. Já no domingo (09), será o dia das bikes, com o circuito Pedala Noronha, com largada na Vila do Trinta, às 7h. No dia 10, segunda-feira, ocorre uma grande festa popular, que neste ano tem novo local: a Praça São Miguel, na Vila dos Remédios (anteriormente acontecia no Porto de Santo Antônio).

Um culto ecumênico, com a participação de oito igrejas, abrirá a programação, às 18h. Em seguida, às 19h, a Banda Marcial da Escola Arquipélago se apresenta com canções, melodias e os hinos de Pernambuco e de Fernando de Noronha. Após o corte do bolo, às 21h, o Maracatu Nação Noronha tocará. As atrações do continente prometem tornar a festa um caldeirão cultural, com forró, brega e samba.


Às 21h30, a banda recifense Magnatas do Forró se apresenta, com o melhor do forró pernambucano. Logo após, às 23h30, o fenômeno do brega romântico, a Banda Sedutora sobe ao palco. No repertório, as canções do álbum mais recente, Você mente - como Tem dó de mim e do bebê e Garoto -, além de clássicos da carreira, como Bateu a química e No dia do seu casamento. O Grupo Patusco, de Olinda, assume a festa a partir das 01h30, com o melhor do samba.

História

Descoberto em 1503, pelo navegador Américo Vespúcio, participante da expedição de Gonçalo Coelho, viria a ser doada a FERNÃO DE LORONHA, financiador daquele expedição, como a primeira Capitania Hereditária do Brasil. Daí surgiu o nome do arquipélago e o de sua principal ilha, jamais ocupada pelo seu donatário. Abandonada por mais de dois séculos e situada na rota das Grandes Navegações, foi cobiçada por muitos povos, sendo ocupada temporariamente no século XVII por holandeses e no século XVIII por franceses, que a chamaram Île Delphine.

Esse ponto vulnerável a invasões motivou a definitiva ocupação por Portugal, através da Capitania de Pernambuco, a partir de 1737, sendo construído o sistema defensivo com dez fortificações – “o maior sistema fortificado do século XVIII no Brasil” – dentre as quais a Fortaleza de Nossa Senhora dos Remédios, a única tombada pelo IPHAN.

Segundo a historiadora Marieta Borges, alguns desses fortes estão parcialmente de pé ainda hoje e, dos demais restam evidências arqueológicas. “Na mesma época, o arquipélago transformava-se num presídio comum para presos condenados a longas penas. Foram esses presidiários a mão de obra que ergueu todo o patrimônio edificado e o sistema viário que interliga vilas e fortes”, afirma.

O Arquipélago de Fernando de Noronha, Patrimônio Mundial Natural (UNESCO, 2001), é um santuário ecológico que encanta, por sua beleza exuberante e exemplo de preservação ambiental. Com uma população de apenas 2630 habitantes (censo 2010), entre moradores permanentes e temporários, o turismo é desenvolvido de forma sustentável, criando a oportunidade do encontro equilibrado do homem com a natureza.

Programação

08 de Agosto

07h – Corrida “512 anos”
Local – Academia das Cidades – Vila do Trinta

09 de Agosto

07h – Passeio Ciclístico “Pedala Noronha 512 anos”
Local – Academia das Cidades – Vila do Trinta

10 de Agosto

18h – Culto Ecumênico
19h – Banda Marcial da Escola Arquipélago
20h – Corte do Bolo com apresentação do “Canta Noronha”
21h – Maracatu Nação Noronha
21h30 – Magnatas do Forró
23h30 – Banda Sedutora
01h30 – Patusco
Local: Praça São Miguel – Vila dos Remédios

http://www.noronha.pe.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário