sexta-feira, 13 de junho de 2014

Primeira etapa da Via Mangue será aberta nesta sexta-feira (13) com presença de Dilma e Lula

A Prefeitura do Recife vai liberar para o tráfego de veículos o primeiro trecho da Via Mangue, na Zona Sul da cidade, a partir desta sexta-feira (13). A pista oeste da via expressa está prevista para ser aberta às 16h com a participação da presidente Dilma Roussef. O ex-presidente Lula também estará na capital para o lançamento da pré-candidatura do senador Armando Monteiro Neto (PTB-PE) ao Governo de Pernambuco.

 A Via Mangue começa a funcionar já com fiscalização eletrônica de velocidade, que é regulamentada em 60 km/h no local. O monitoramento será realizado por seis câmeras distribuídas pelos 4,5 quilômetros da Via Mangue.
A abertura de toda a Via Mangue será feita em três etapas, além da implantação de uma Faixa Azul na Avenida Engenheiro Domingos Ferreira e um novo plano de circulação do território sul. A obra é considerada a maior intervenção viária das últimas décadas na capital pernambucana, com 4,5 quilômetros de extensão, e está sendo desenvolvida pela Prefeitura do Recife em parceria com o Governo Federal. Com a abertura da pista oeste, cerca de 49% do tráfego de automóveis que atualmente circula pela Avenida Engenheiro Domingos Ferreira deverá migrar para a Via Mangue.

O primeiro trecho liberado inclui o alargamento de duas faixas na Ponte Paulo Guerra, a Ponte Estaiada, a Ponte do Encanta Moça, o trecho do aeroclube, a via elevada e os viadutos sobre a Rua Antônio Falcão. A pista oeste funcionará no sentido subúrbio, da Ponte Paulo Guerra até a Rua Antônio Falcão. No pico da operação, a obra chegou a ter aproximadamente 2.200 trabalhadores, com um investimento total de R$ 431 milhões.

Na Via Mangue também haverá calçadas acessíveis e ciclovia em toda a sua extensão, favorecendo pedestres e ciclistas. Na Ponte Estaiada terá ainda um espaço de convivência, com bancos e área de contemplação. 1ª fase – abertura da pista oeste da Via Mangue Com a abertura desta etapa, no dia 13 de junho, os condutores que acessam a Zona Sul pela Avenida Herculano Bandeira com destino a Imbiribeira, Piedade, Ipsep e Jordão, poderão acessar a pista oeste a partir da Ponte Paulo Guerra. A pista oeste da Via Mangue não tem acessos ao longo de sua extensão.

Com a abertura da pista oeste, é esperado que até 49% dos 57.500 automóveis que atualmente circulam pela Avenida Engenheiro Domingos Ferreira deverão migrar para a Via Mangue. 2ª fase – Implantação da Faixa Azul na Avenida Engenheiro Domingos Ferreira No dia 16 de junho, o Recife irá ganhar mais um corredor exclusivo para ônibus.

Faixa Azul

A Faixa Azul na Zona Sul da cidade terá início na Av. Herculano Bandeira e se prolongará por toda extensão da Avenida Engenheiro Domingos Ferreira (até a Rua Barão de Souza Leão), somando mais 5,8 quilômetros de prioridade para o transporte público. A Faixa Azul vai permitir que os ônibus ganhem mais velocidade, reduzindo o tempo de viagem dos usuários do transporte público. No trecho que vai receber a Faixa Azul circulam 24 linhas de ônibus, que realizam até 160 viagens por hora e transportam até 17 mil passageiros no mesmo período. O corredor vai funcionar de segunda a sexta-feira, entre 6h e 22h, e vai permitir a ultrapassagem para o ônibus quando o outro estiver parado para embarque e desembarque de passageiros. Cerca de 130 placas de sinalização estão sendo colocadas em toda a extensão do corredor, além da sinalização horizontal.

No dia 1º de setembro, a Prefeitura do Recife inicia a terceira etapa da Via Mangue, com a abertura parcial da pista leste, no sentido subúrbio/centro. O trecho da pista leste da via que será inaugurado fica entre a Rua Félix de Brito e a Rua Henrique Capitulino, favorecendo, principalmente, cerca de 25 mil moradores desta área, que terão uma nova opção de trajeto.

Da Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário