terça-feira, 10 de junho de 2014

Robôs da Rede de Ensino do Recife entram no ritmo da Copa e disputam partida de futebol

Na véspera da Copa do Mundo, a Secretaria de Educação do Recife vai promover uma partida de futebol entre robôs, nesta quarta-feira (11), no Centro de Tecnologia na Educação e Cidadania (Cetec), na Soledade. Dezessete robôs humanoides vão desfilar com as bandeiras das 32 seleções que participam da Copa 2014. Todas foram pintadas por alunos da Rede de Ensino do Recife enquanto eles aprendiam sobre a história e a cultura dos países. Dez robôs humanoides, batizados de NAO (cérebro em chinês), vão jogar futebol e cinco vão fazer uma apresentação de maracatu.


A ação faz parte do Programa de Robótica nas escolas municipais. Serão apresentadas as possibilidades de interação dos robôs NAO com os seres humanos, através de recursos de áudio, movimentos e identificação de imagens. Também será demonstrado o uso do humanoide como instrumento pedagógico motivador na sala de aula, por ser dotado de inteligência artificial, e como introdutor e facilitador no desenvolvimento de programação de alta complexidade para os estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.

O evento desta quarta será apresentado por Carlos Alberto Araújo, 12 anos, estudante da Escola Municipal Antônio de Brito Alves, junto com um robô humanoide que está sendo programado para fazer o cerimonial. Cerca de dois mil estudantes vão assistir a partidas de futebol dos humanoides, a apresentações dos robôs voadores (drones) e a disputas de futebol com duplas de robôs feitos com blocos de encaixe da LEGO. No total, estarão presentes 40 escolas, sendo dez de ensino infantil, 20 de anos iniciais (1º ao 5º ano) e dez de anos finais (6º ao 9º ano). A outra linha de robótica presente será o drone. Nesse espaço, os estudantes assistirão a apresentações dos robôs voadores, que farão imagens aéreas do evento.

Na área da LEGO ZOOM, uma das mais reconhecidas instituições no fomento de robótica educacional, será montado um minicampo de futebol. Com joysticks, os alunos vão controlar as duplas de robôs feitos de LEGO e que possuem um dispositivo para chutar a bola. Além do minicampo de futebol, a LEGO também montará uma miniestação de trânsito, com um simulador em que os estudantes percorrem um circuito como os de Fórmula 1. Os alunos irão controlar carros feitos de peças LEGO através de uma estação de controle, que é um cockpit de videogame adaptado. Até o momento, 1.066 educadores participaram de formações para uso da linha LEGO e 87 para a utilização dos robôs humanoides. Até o fim do ano, esses números passarão para 3 mil e para 650, respectivamente. Depois dos educadores, no mês passado foi a vez de os alunos terem contato com os humanoides.

Um grupo de 16 estudantes do 6º ao 9º ano participou da primeira aula prática com os robôs humanoides, no último dia 23. Os alunos foram escolhidos por terem se destacado na Mostra Cientifica Municipal, no ano passado, com projetos voltados para a área de robótica. No total, mais de 80 mil estudantes da educação infantil ao 9º ano do ensino fundamental serão beneficiados pelo Programa Robótica na Escola, que foi lançado em fevereiro de 2013. A ação chegará a 302 escolas e creches da rede, que utilizarão as novas tecnologias nas atividades em sala de aula. Com investimento de mais de R$ 20 milhões, o Robótica na Escola é realizado em três linhas de trabalho: a da metarreciclagem e ferramentas (na qual os robôs podem ser feitos com peças mecânicas recicláveis e programados pelos alunos), a dos blocos de encaixe e a de robôs humanoides.

Os estudantes da educação infantil e do Ensino Fundamental trabalham com a linha de blocos de encaixar da LEGO ZOOM, enquanto os alunos do 6º ao 9º ano aprendem a trabalhar com a linha de eletrônica e programação de computadores, além dos robôs humanoides. Serviço Pauta: Robôs da Rede de Ensino do Recife entram no ritmo da Copa e disputam partida de futebol Data: 11/06 Hora: 9h às 12h e 14h às 17h Local: Cetec – Rua Oliveira Lima, 824 (prédio do antigo colégio Nóbrega), Soledade.

Da Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário