segunda-feira, 9 de junho de 2014

Alunos do Santa Maria visitam empresa BioLogicus e conhecem sobre probióticos

A pesquisadora Fátima Fonseca com alunos do Santa Maria
Um grupo de alunos do 7º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Sta Maria visitaram a empresa BioLogicus para conhecer mais sobre fungos na indústria. Os estudantes foram recebidos pela equipe de P&D que explicou a importância desses microrganismos para a saúde humana e como eles são aplicados na área de alimentos e de cosméticos.
As informações foram repassadas pelas pesquisadoras Roberta Neves( mestre em Química), Clarissa Brito (mestre em Biotecnologia Industrial), Luciana Pereira (doutora em Biologia molecular ) e Fátima Fonseca, uma das sócias-fundadoras da empresa e doutora em Engenharia Química, Ciência e Tecnologia de Alimentos e do Meio ambiente, sendo a Diretora técnica da empresa e coordenadora de P&D.



A pesquisadora Fátima Fonseca adaptou adaptou as bebidas de leite para sucos tropicais - bebidas probióticas da Biologicus, assim como desenvolveu com sua equipe, que inclui a farmacêutica Eliane Magalhães ( que faz linhas de tratamentos empregados por Ivo Pitangui) os dermocosméticos probióticos.




O trabalho dos alunos consta de uma monografia publicada pelo colégio a ser examinada por uma banca formada por professores universitários. Caso seja aprovada, será apresentada na Feira de Ciências com o título Fungos e Biotecnologia, ainda esse ano.

Conheça a BioLogicus:

A BioLogicus é uma empresa de biotecnologia que utiliza probióticos e matéria-prima natural e orgânica para desenvolver produtos em três diferentes linhas: alimentos funcionais, dermocosméticos e produtos dermatológicos. Não realiza testes em animais e persegue a meta do Carbono Zero, ou seja, não produzir resíduos tóxicos para o meio ambiente. Foi fundada em 2004 pelo médico Djalma Marques e pela engenheira química Fátima Fonseca, os quais dedicaram a vida ao estudo de terapias alternativas, realizando pesquisas em diversas partes do mundo. Em 1997, durante um pós-doutorado na Europa, estudaram os probióticos da região do Cáucaso e suas propriedades e aplicações, tanto em alimentos quanto em tratamentos da pele. É a primeira empresa brasileira a industrializar produtos fermentados a partir de um consórcio de microorganismos – lactobacilos e leveduras, principalmente – procedentes de probióticos do Cáucaso. A BioLogicus produz bebidas fermentadas de leite, kefir BioLogicus de leite, além de ser a primeira empresa do mundo a produzir Kefir de suco de frutas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário