terça-feira, 12 de agosto de 2014

Antiguidades são vendidas em exposição no Portal de Gravatá

Neste fim de semana, visitantes e hóspedes do Hotel Fazenda Portal de Gravatá puderam apreciar as peças exclusivas em exposição do VIII Salão de Antiguidades. Em um dos salões anexo ao terraço do hotel, seis dos principais representantes de antiquários de Recife, Gravatá e João Pessoa colocaram à venda e em exposição objetos de decoração e utilitários de época, como móveis, centros em madeira de lei, castiçais em prata, esculturas em bronze e bustos de mármore.

Na entrada do salão, uma decoração composta por peças de diferentes estilos e utilidades, dos séculos XVIII à XX anunciava a realização de mais uma exposição de época. A beleza dos cristais e da porcelana importada teve como uma de suas representantes Vera Costa que, além de expositora, é também uma das organizadoras do evento, junto com Fernando Villa Chan. Além dessas antiguidades, ela expôs mesas de jacarandá, cadeiras em estilo manuelino, um console do estilo berangeé e um par de criados mudos francês. Outras peças que chamaram a atenção foram as do Antiquário Old Style Antiguidades, de Rose Marie Spinelli, que trouxe esculturas em mármore, bandejas de prata, garrafas e taças decorativas.




O Antiquário Café, de Sérgio Zarzar, único representante de Gravatá, expôs peças originais da louça alemã da marca Haus Dresden, dos anos 50. De Recife, Marília e Carlos Benevides, do Antiquário Bons Tempos, encantaram os visitantes com uma peça de oratório que pertenceu a uma família recifense do século XVIII, contendo em seu interior, as imagens de São Sebastião e de Nossa Senhora das Mercês. Outra peça deles que chamou a atenção foi uma Pinha portuguesa em louça, da Cidade do Porto, Portugal, com data aproximada entre o final do século XVIII e início do século XIX. “O objeto era utilizado antigamente para ornamentar a parte frontal das casas portuguesas, mas com o tempo caíram em desuso e praticamente desapareceram de Portugal. Hoje os portugueses estão querendo resgatar do Brasil, alguns destes objetos que foram trazidos pra cá”, explica Benevides.



A história também foi mostrada através de cartões postais de fotografias tiradas em aparelho estereoscópio no ano de 1910. O Antiquário Augusto Antiguidades, representante de João Pessoa, trouxe muitas destas fotos, originadas da França, Londres e Nova York. Poucos sabem, mas este tipo de fotografia serviu para iniciar o processo de produção dos filmes em terceira dimensão. No acervo de Carlos Augusto também se destaca a coleção numismática e de relógios de algibeira, oriundos de 1900.

Com Asssessoria  - Caderno 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário