quinta-feira, 17 de julho de 2014

Eleitor pede impugnação de candidatura de Armando Monteiro


Uma ação, impetrada pelo eleitor Kleiton Rodrigues da Silva, de Olinda, pede a impugnação da candidatura petebista, além da do deputado federal João Paulo (PT), que disputa o Senado pela mesma chapa, alega que Armando "não tem capacidade para gerir bens públicos", aludindo à falência de algumas empresas que o parlamentar administrou. Os advogados da coligação Pernambuco Vai Mais Longe consideram a ação "risível", porque um cidadão não pode pedir a impugnação de um candidato".

O pedido de impugnação de João Paulo foi baseado em processos abertos pelo Tribunal de Contas do Estado na época em que o postulante ao Senado exerceu o cargo de prefeito do Recife. Apesar de João Paulo não ter sido condenado em nenhum dos processos, o pedido de impugnação faz referência a Lei da Ficha Limpa para justificar a inelegibilidade do candidato.


O pedido de impugnação, protocolado no Tribunal Regional Eleitoral nesta terça-feira (15), utiliza como base o artigo 41 da resolução 23.405 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Conforme o artigo, "qualquer cidadão no gozo de seus direitos políticos poderá, no prazo de cinco dias contados da publicação de registro de candidatura, dar notícia da inelegibilidade ao juízo estadual competente".

Em nota, a coligação Pernambuco Vai Mais Longe classificou a ação judicial como sendo "uma 'tentativa desesperada' de impugnar as candidaturas e de tentar "Terceirizar iniciativas e questionamentos inteiramente deslocados do espaço do debate político, algo inédito na história recente de Pernambuco, nossos adversários apelam para uma linha desqualificada de campanha e de atuação política".

Por sua vez, segundo o Jornal do Commercio, o rival de Armando Monteiro na disputa pelo Governo do Estado, Paulo Câmara (PSB), assegurou não conhecer o autor da ação que pede a impugnação da chapa trabalhista, limitando-se a dizer que cada cidadão tem o direito de recorrer à Justiça. Câmara encontra-se em segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto, atrás do petebista, na disputa pelo Palácio do Campo das Princesas.

Do Portal 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário