terça-feira, 3 de junho de 2014

#OcupeEstelita: Prefeitura suspende alvará de demolição dos galpões e marca reunião com o consórcio

Foto divulgação/prefeitura
A Prefeitura do Recife decidiu suspender o alvará que permitia ao Consórcio Novo Recife demolir os galpões do Cais José Estelita para construir um empreendimento imobiliário. A decisão foi tomada durante reunião que ocorreu na manhã desta terça-feira (3) entre o prefeito Geraldo Julio e entidades interessadas. Uma nova reunião foi marcada para a próxima quinta-feira, com as empresas do consórcio, para discutir uma maneira de reduzir os impactos do projeto Novo Recife.
Participaram da reunião, na manhã desta terça-feira, o prefeito e o vice-prefeito do Recife, alguns secretários, nove representantes do movimento #ocupeestelita. Também estiveram à mesa, os presidentes do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/PE), do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB/PE), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PE), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), e os reitores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).
 A demolição dos galpões do Cais José Estelita já estava suspensa desde o segundo dia de execução das obras do projeto Novo Recife. Diversos grupos sociais reagiram negativamente à iniciativa do consórcio e passaram a estimular que a população do Recife ocupasse os galpões e a área em volta, através do movimento #ocupeestelita. O consórcio chegou a conseguir a reintegração de posse do terreno com a justiça, mas as mobilizações dentro do cais impediram que a polícia executasse o madado judicial. Na próxima quinta-feira, a prefeitura irá se reunir com as empresas do consórcio Novo Recife - Moura Dubeux Engenharia, Queiroz Galvão, Ara Empreendimentos e GL Empreendimentos -, entidades e grupos sociais interessados para discutir novas diretrizes para o projeto imobiliário. A intenção do prefeito Geraldo Julio é mediar novas discussões sobre o assunto, a fim de amenizar as divergências.

jconline

Nenhum comentário:

Postar um comentário