quarta-feira, 23 de julho de 2014

Caminhos do Nordeste: Mossoró, cidade do primeiro voto feminino do Brasil, terra do sal e do petróleo



Hoje, iniciamos aqui, um quadro especial para mostrar as cidades nordestinas com suas belezas e diferenciais. Começamos por Mossoró, um dos principais municípios do Rio Grande do Norte, cidade entre o mar e o sertão. A distância entre Mossoró e Natal é de 281 km, pela BR-304. Para Fortaleza são 237 km.  De acordo com o IBGE, em 2013 a população estimada foi de 280 314 habitantes, sendo o segundo mais populoso do Rio Grande do Norte (ficando atrás somente da capital) e o 92º de todo o país.

Vista panorâmica de Mossoró
Conhecido por seus moradores como a terra do Sol, do sal e do petróleo, segundo o historiador Geraldo Maia, o nome da cidade foi dado em função da tribo de índios Monxorós, que foram os primeiros habitantes da região. “Os índios deram o nome ao rio e o rio deu nome a cidade”, explica.

Salinas e petróleo 

Foto: Internet

Foto: Internet

A cidade é bonita e próspera atraindo investimentos que tem gerado crescimento econômico e de infraestrutura. E, não é por menos. Mossoró é o maior produtor em terra, de petróleo no país.  O município também é responsável por cerca de 90% da produção salineira de todo o Brasil. O que não fica no Brasil vai principalmente para a Nigéria.


Foto: Internet

Foto: Internet
Fruticultura

Foto: Internet
Grande parte da fruticultura irrigada está voltada para a exportação. A região polarizada por Mossoró é, desde 1990, conhecida pelo Ministério da Agricultura como a região da "Mosca da Fruta", ou "Área Livre da praga Anastrepha Grandis". Essa condição proporciona e facilita a entrada de produtos em outros mercados consumidores, como, por exemplo, os Estados Unidos, o Japão e o bloco da União Europeia. O município é o principal produtor de melão do Brasil. O clima é semiárido quente.



A prestação de serviços rende R$ 1 429 934 mil  ao PIB municipal. O setor terciário atualmente é a maior fonte geradora do PIB mossoroense, destacando-se principalmente na área do comércio. A cidade possui diversos centros comerciais e centros de compras.


Primeiro voto feminino do Brasil

 Celina Guimarães Viana
Foi registrado em Mossoró o primeiro voto feminino do Brasil, em 1928.  Celina Guimarães Viana, professora e árbitra de futebol, obteve o primeiro título eleitoral e o primeiro voto feminino do país. Isso levou mulheres potiguares e de outros nove estados brasileiros a fazerem um grande movimento nas ruas das cidades para reivindicarem o direito ao voto, que já havia sido conquistado no Rio Grande do Norte.  No Brasil, as mulheres só ganharam o direito ao voto somente seis anos depois, em 1934, durante o governo do presidente Getúlio Vargas.

Cangaço:

Foto/Internet

Faz parte da história do município a resistência ao bando de Lampião, em 1927.  Os cangaceiros entraram no estado pelo município de Luís Gomes. Nesse ataque, Lampião e seu bando sofreram sua única derrota desde o seu início da vida como cangaceiro. A batalha aconteceu no ano de 1927 e até hoje é celebrada pelos moradores do município com um espetáculo teatral conhecido como Chuva de Balas realizada durante o evento Mossoró Cidade Junina, principal evento cultural do município.

Quando o assunto é cultura e festas a cidade atrai turistas como o  Mossoró Cidade Junina, um dos maiores arraiás do Brasil, e o Auto da Liberdade, o maior espetáculo brasileiro em palco ao ar livre. Mossoró conta com dois grandes teatros municipais: o Municipal Dix-Huit Rosado e o Teatro Lauro Monte Filho.  A cidade possui também o Memorial da Resistência Mossoroense,  o Museu do Petróleo,  Museu Municipal Jornalista Lauro Escócia, o Museu de Paleontologia Vingt-Un Rosado, entre outros.

Fonte: Wikipedia / Globo Cidadania

Mais fotos: Francisco Antônio da Nóbrega / Márcio Barbosa
















Nenhum comentário:

Postar um comentário