quinta-feira, 13 de agosto de 2015

No Recife, Fundaj reabre Cinema do Derby e inaugura sala nova no dia 21

(Foto: Divulgação/Fundação Joaquim Nabuco)
Está marcada a data para inauguração do Cinema do Museu, segunda sala a ser mantida pela Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), no Recife. O local será aberto no dia 21 de agosto, no bairro de Casa Forte, Zona Norte da capital.
Enquanto isso, a Fundaj decidiu reabrir o Cinema da Fundação, no bairro do Derby, mesmo com o projetor digital em manutenção. Será usado o projetor de 35 mm e ficam em cartaz o filme “Permanência”, de Leonardo Lacca, e duas sessões especiais do filme inédito no Recife “Destinos Sentimentais”, dirigido por Olivier Assayas. Detalhes da programação podem ser consultados aqui. Este está em atividade desde a década de 1980, com audiência anual média de 55 mil espectadores.A sala de Casa Forte terá 166 poltronas e sessões diárias, com exceção das segundas-feiras. O sistema de projeção e sonorização é mais moderno e a programação será atrelada a eventos promovidos pelo Museu do Homem do Nordeste.

A reforma do auditório Benício Dias, onde o cinema vai funcionar, foi assinada pelo arquiteto Ronaldo L’Amour. Terá projeção digital 4K, sonorização digital Dolby de 5.1 e 7.1 canais e modernas caixas acústicas. Também poderão ser feitas no local exibições em 35mm, caso o filme seja de arquivo, feito no formato tradicional.

A nova sala gerou um custo de R$ 1,7 milhão, aproximadamente, incluindo obras de engenharia para adequar o local, que era plano, e atender a normas técnicas e de segurança, além de iluminação e climatização. Entre as 166 poltronas há duas destinadas a pessoas obesas, uma para os que têm dificuldade de locomoção e dois espaços para cadeirantes.


A programação de abertura terá curadoria dos coordenadores de cinema da Fundaj, o realizador Kleber Mendonça Filho e o jornalista Luiz Joaquim. Será uma mostra temática chamada de “O estado das coisas”, que fica em cartaz até o mês de outubro, exibindo títulos clássicos restaurados como "O demônio das onze horas"; "Pickpocket"; "Casa de cera" e "Invasores de corpos" - e também títulos contemporâneos do cinema mundial.

Do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário