quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Projeto Moto Amiga realiza curso de Pilotagem Defensiva para motociclistas em Salgueiro

A Aliança Motos/Moto Amiga, em convênio com o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), promove, nos dias 14 e 15 de agosto, um curso de Pilotagem Defensiva para motociclistas, no município de Salgueiro, Sertão do Estado. O curso faz parte do Projeto Moto Amiga e será ministrado pela equipe de instrutores da Associação Brasileira de Distribuidores Honda (Assohonda), por meio do Núcleo Operacional Assohonda (NOA-II), sob a supervisão da Gerência de Ensino da Escola Pública de Trânsito, das 8h às 17h, no Centro de Treinamentos da Aliança Motos. Ao final do curso o associado Honda irá sortear brindes entre os participantes.

A carga horária do curso contará com 16 horas/aula, divididas em dois módulos de oito horas por dia cada, sendo oito horas de fundamentos teóricos e outras oito horas de aula prática. As aulas (teórica e prática) acontecem no Centro de Treinamentos da Aliança Motos, localizado na Avenida Coronel Veremundo Soares, 1700 - BR 232, em Salgueiro. Entre os temas, serão abordadas: Definição e elementos da pilotagem defensiva; Condução em condições adversas; Condução em situações de risco; Ultrapassagens; Derrapagem; Ondulações e buracos; Cruzamentos e curvas.

O curso de Pilotagem Defensiva é destinado a motociclistas e busca aprimorar suas competências quanto à condução segura de motocicletas. O objetivo é disseminar os conhecimentos sobre o manejo eficaz da motocicleta. "Além de incrementar as habilidades de condução adequada, com técnicas de pilotagem responsável e segura", acrescenta o instrutor de Pilotagem da Concessionária, Linneck Mota.

O curso vai abordar questões técnicas de como pilotar uma motocicleta, sempre buscando a condução correta e segura, minimizando as possibilidades de acidentes de trânsito, que são tão frequentes. "Muitas vezes, os acidentes acontecem pela falta de conhecimento ou pela imprudência do condutor", completa Linneck.

Para o gerente da Escola de Trânsito do Detran-PE, Ivson Correia, os cursos e programas que trabalham na prevenção de acidentes são uma grande oportunidade para que os motociclistas reflitam sobre as vitimas do trânsito. "Além da teoria, a experiência prática vai ajudar a evitar muitos acidentes. No momento da frenagem, por exemplo, o motociclista deve acionar os dois freios", ensina Ivson. "E também não esquecer de usar o capacete, que pode reduzir em 40% o risco de morte, e em 70% o risco de lesão corporal grave", expõe.


Estatísticas

De acordo com dados do Detran-PE, em 2014 foram 45.916 acidentes de trânsito, desses 75% foram ocorrências com motos, num total de 34.288. A falta de conhecimento, imperícia e a imprudência são a causa desses números.

A frota de motocicletas em Pernambuco triplicou nos últimos dez anos, registrando pouco mais de um milhão desses veículos. Atualmente, em Salgueiro, a frota contabiliza 10.473 mil motos.

Moto Amiga
Criada pela Honda há pouco mais de três anos, o projeto Moto Amiga trabalha para reduzir o alto índice de acidentes com motos no Brasil. Os instrutores do Centro de Treinamento Honda procuram fazer palestras educativas e mostrar que a grande parte dos acidentes se deve à falta de instrução sobre a pilotagem correta.

Com informações: Caderno 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário