quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Fliporto tem programação em homenagem a Fernando Pessoa


O escritor português Fernando Pessoa será o grande homenageado da 11ª edição da Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto), que acontece em Olinda, de 12 a 15 de novembro. O evento será realizado no Colégio São Bento, no Sítio Histórico da cidade. Neste ano, a Fliporto conta com cinco polos distribuídos em 6 mil metros quadrados. As atividades serão distribuídas entre o Congresso Literário, a Fliporto Galera e Galerinha e a Feira do Livro. A Praça de Alimentação da festa é uma novidade: em um espaço de 500 m² serão montados oito food trucks, que também terão música ao vivo.
O Congresso Literário, que será realizado num auditório com capacidade para 240 pessoas, terá a palestra de abertura da feira, na noite da sexta-feira (13). A escritora Manuela Nogueira -- que também é sobrinha de Fernando Pessoa -- conversa com o ensaísta Arnaldo Saraiva sobre o poeta, a relação dele com a família e sua influência literária.Já no sábado (14), a programação inclui debates sobre memória e história, ambiguidades e identidades na literatura, os limites entre ficção e não-ficção e a relação cultural entre o Brasil e Portugal. No domingo (15), último dia da Fliporto, a tradução da poesia de Pessoa é tema de conversa entre Arnaldo Saraiva, Richard Zenith e Ioram Melcer -- os dois últimos são responsáveis por versões das obras de Pessoa em inglês e hebraico, respectivamente.

Ainda no domingo (15) será lançada a novela gráfica 'A vida oculta de Fernando Pessoa', durante debate sobre seus heterônimos. A publicação é luso-brasileira, do escritor português André Morgado e do ilustrador brasileiro Alexandre Leoni, que participam do lançamento. No encerramento do festival, o professor Paquale Cipro Neto participa de conversa sobre a língua portuguesa.
A programação da Fliporto Galera e Galerinha também conta com oficinas, contação de histórias, lançamentos e bate-papos com escritores. Na sexta-feira (13), por exemplo, haverá uma oficina de criação literária para o público infantojuvenil, enquanto os pequenos poderão participar de contação de histórias africanas. A programação completa está disponível no site do festival.

TRANSFER

Você pode estacionar seu carro no Shopping Tacaruna e apanhar o ônibus FLIPORTO que o levará à Festa.
Horários: 10 às 22h – Sábado (14) e Domingo (15)
O transfer é gratuito. Toda a Festa é gratuita.


http://fliporto.net/

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário