segunda-feira, 14 de março de 2011

Inadimplência do consumidor fecha primeiro bimestre com alta

O Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor apresentou crescimento de 25,4% no primeiro bimestre do ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo os economistas da Serasa Experian, essa alta reflete o maior endividamento do consumidor, com o acúmulo de dívidas e o encarecimento do crédito, em decorrência da política monetária para controle da inflação.

Por outro lado, a inadimplência do consumidor registrou queda de 2,3% em fevereiro ante janeiro de 2011, representando o segundo recuo mensal consecutivo. De acordo com os economistas da Serasa Experian, os recuos registrados nos primeiros meses do ano dão sinais de que a inadimplência está perdendo o fôlego, o que deve refletir na comparação entre iguais meses de 2011 e 2010 nos períodos a seguir. Na comparação anual – fevereiro em relação ao mesmo mês do ano passado – a inadimplência registrou alta de 25,9%.

Na decomposição do indicador, as dívidas não bancárias (cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como fornecimento de energia elétrica e água) foram as principais responsáveis pelo recuo mensal do índice, com queda de 1,9%. A inadimplência com os bancos também contribuiu para o declínio do indicador, com participação de 0,9%.

Fonte: Serasa

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