terça-feira, 26 de abril de 2011

Sindicato dos Jornalistas pede sanções contra Requião

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF) encaminhou, nesta terça-feira (26), ao presidente do Senado, José Sarney, documento pedindo a aplicação de sanções de advertência e censura contra o senador Roberto Requião (PMDB-PR), acusando-o de impedir o exercício da profissão por jornalista, mediante o uso de "agressões físicas e verbais", informa a Agência Senado.
"Patenteando os tempos obscuros do período ditatorial, o senador da República, que deveria zelar pelo cumprimento das normas constitucionais, imiscuiu-se no direito de apropriar-se indevidamente de gravador (instrumento utilizado no exercício da profissão de jornalista) pertencente ao jornalista da Rádio Bandeirantes (Victor Boyadjian) por não ter sido do seu agrado a pergunta realizada pelo jornalista, promovendo ainda a chacota pública do profissional" - diz o documento.

O sindicato afirma que, "não satisfeito em retirar o instrumento de trabalho do jornalista, o senador ainda o agrediu com palavras e ameaças". O mesmo texto sustenta que cabe ao Estado assegurar condição de trabalho a todos os cidadãos, como medida de se proteger a obtenção do sustento em qualquer atividade profissional lícita.
O documento solicita que o senador Roberto Requião seja intimado a apresentar sua versão dos fatos, "sob pena de confissão e revelia". Da mesma forma, o sindicato requer a apresentação das imagens referentes aos fatos alegados.

Ao receber o documento, a secretária-geral da Mesa do Senado, Claudia Lyra, comunicou que o levaria ao presidente José Sarney.

Além do presidente do Sindicato dos Jornalistas, Lincon Macário, assinaram o documento o presidente do Comitê de Imprensa do Senado, Fabio Marçal, e o advogado Klaus Stenius Bezerra Camelo de Melo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário