quinta-feira, 12 de março de 2015

Blog do Magno
Recife e Olinda que completam 478 e 480 anos, respectivamente, neste 12 de março de 2015.Recife, a capital do Estado, é a mais antiga entre as capitais estaduais brasileiras. Por volta do ano 1000, os índios tapuias que ocupavam a região da atual cidade do Recife foram expulsos para o interior do continente por povos tupis procedentes da Amazônia.

Quando os portugueses chegaram à região, no século XVI, a mesma era ocupada pelo povo tupi dos caetés. Durante os anos anteriores à invasão da Companhia das Índias Ocidentais, o povoado do Recife existiu apenas em função do porto e à sombra da sede Olinda, local que a aristocracia escolheu para residir devido à sua localização elevada, que facilitava a defesa.

Blog do Magno


Olinda, a mais antiga entre as cidades brasileiras declaradas Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO, foi o segundo centro histórico do país a receber tal título, após Ouro Preto, sendo também eleita a primeira Capital Brasileira da Cultura.

O povoado foi elevado à vila em 12 de março de 1537. O português Duarte Coelho ordenou a construção de um edifício destinado ao funcionamento da Câmara do Senado de Olinda, prédio este doado, em 1676, ao primeiro bispo de Olinda, dom Estevam Brioso de Oliveira, que o converteu em um palácio episcopal, até hoje bem conservado.

Olinda era sede da capitania de Pernambuco, mas foi incendiada pelos holandeses devido à sua localização. Segundo a concepção holandesa de fortificação, Olinda detinha um perfil de difícil defesa. Diante disso, a sede foi transferida para o Recife.


Ainda hoje as cidades irmãs têm muito em comum. São grandes potenciais turísticos do Estado e destacam-se pela tradição do frevo no carnaval, as belas praias que possuem e o clima agradável.

Recife com suas pontes, rios, e o belo Bairro do Recife, Olinda com suas ladeiras e o seu Sitio Histórico, encantam e atraem turistas durante todo o ano. Um salve às cidades irmãs que orgulham o povo pernambucano!

Do Blog do Magno

Nenhum comentário:

Postar um comentário