segunda-feira, 16 de junho de 2014

Paraíba cria o primeiro condomínio fechado público exclusivo para idosos


A Paraíba saiu na frente e criou o primeiro condomínio fechado público exclusivo para idosos, inaugurado no bairro do Cidade Verde, em João Pessoa. São 40 unidades habitacionais . Cada casa tem área de 54m² adaptada às necessidades das pessoas idosas. O condomínio é todo urbanizado dentro das normas de acessibilidade. O Governo do Estado entregou a obra, realizada pela Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap) e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (SEDH).  O local ainda possui guarita de vigilância, uma praça, pista de caminhada, redário, sala de atendimento médico, centro de vivência e uma horta comunitária. A área é toda urbanizada dentro das normas de acessibilidade.


Em João Pessoa, o projeto representa um investimento de R$ 3,6 milhões. Os moradores foram escolhidos após um completo estudo social. No Residencial Cidade Madura só será admitida a permanência de moradores idosos e estes não podem modificar, emprestar, locar ou ceder os imóveis. Eles podem morar sozinhos ou com seus cônjuges e pagarão apenas as despesas referentes à utilização do imóvel, que é de propriedade do Estado. A concessão só será reincidida caso o idoso manifeste interesse ou quando há perda de autonomia ou falecimento, sendo o imóvel cedido para outro idoso.

Para ter direito a participar do programa, é preciso residir preferencialmente na cidade há pelo menos dois anos, ter 60 anos ou mais e possuir renda de até cinco salários mínimos. Também é necessário que a pessoa tenha possibilidade de locomoção e lucidez compatível com as atividades da vida diária. Com a entrega da primeira unidade em João Pessoa, a Cehap avança com as obras do segundo residencial do programa, que está sendo construído em Campina Grande e ainda há projetos para construção de unidades em Sousa e Cajazeiras.


A aposentada Daura Silva Farias, que antes morava em um asilo, se disse ansiosa para morar no novo lar. "Isso aqui parece um pedacinho do céu que Deus me deu em vida. É tudo muito lindo, não esperava que fosse tão grandioso", agradeceu.

O projeto de João Pessoa custou R$ 4,4 milhões. "Esse condomínio representa o respeito e dignidade para quem já lutou tanto nessa vida. É um espaço de convergência com habitabilidade e, principalmente, inclusão social. É possível fazer um espaço de qualidade para a pessoa idosa", disse o governador Ricardo Coutinho. Taí uma boa ideia pra ser copiada por outros governos municipais, estaduais e o federal!

Com informações do PBAgora e FolhadoSertão





Nenhum comentário:

Postar um comentário