terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Recife recebe cerca de sete mil turistas em três cruzeiros

Transatlânticos aconraram no Porto do Recife por volta das 6h30. Navios vieram da Espanha e de Cabo Verde e seguem para Maceió e Rio de Janeiro (Foto: Penélope Araújo/G1)
Turistas e tripulantes de três transatlânticos desembarcaram no Recife, nesta segunda-feira (19), por volta das 6h30. Ao todo, sete mil pessoas chegaram nos navios Artania, que veio de Las Palmas (Espanha), e Aurora e Costa Deliziosa, que vieram da ilha de Cabo Verde. É a primeira vez que o Porto do Recife recebe três embarcações simultaneamente.
De acordo com o presidente do Porto, Olavo Lima, a operação é a maior que o Recife já recebeu. "E é a maior por coincidência, porque os três solicitaram a chegada no mesmo dia", disse, ressaltando que a maior dificuldade é a falta de um operador para o terminal de passageiros. O Porto está aguardando as propostas de licitação e, por isso, de acordo com o presidente, não opera de forma ideal. "O fato de não ancorarem na frente do Terminal [Marítimo de Passageiros], por exemplo, depende da dragagem, que não está pronta", justificou.Para receber os turistas, foi feita uma integração entre o Porto do Recife, o Governo do Estado e a Prefeitura do Recife. "A gente deslocou profissionais de outras áreas para esse receptivo, com atendentes bilíngues, um esforço para que o turista não perceba as dificuldades", explicou o secretário de Turismo do Recife, Camilo Simões. O secretário aponta ainda que, com a chegada de cruzeiros, a cidade se insere na rota do turismo.
"Estamos nos mobilizando para receber cada vez mais turistas", afirmou o secretário de Turismo de Pernambuco, Felipe Carreras, lembrando que o estado participará, em março de 2015, da maior feira de cruzeiros do mundo, em Miami (EUA). "Pernambuco vai se apresentar como um destino de cruzeiro", diz, apontando ainda que tem sido feito um trabalho de requalificação de pontos turísticos no estado.

Desembarque na capital


Após a ancoragem dos navios, o Porto disponibilizou ônibus para que os passageiros chegassem até o Terminal Marítimo de Passageiros, onde a recepção foi feita por uma orquestra de frevo e passistas. Os turistas têm o dia inteiro para circular pela cidade. Aproximadamente 3.500 deles já chegaram com pacotes turísticos fechados, enquanto outros preferiram conhecer o lugar por conta própria.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário