sexta-feira, 4 de julho de 2014

44ª edição da Missa do Vaqueiro conta com apoio do Governo de Pernambuco


O governador João Lyra Neto recebeu, nesta quinta-feira (03), a presidente da Fundação Padre João Câncio, Helena Câncio, e o cantor e coordenador da Missa do Vaqueiro, Josildo Sá, que entregaram o projeto da 44ª edição do evento, que acontece de 23 a 27 de julho, no município de Serrita, no Sertão pernambucano. "Sei da importância desse evento, por isso vou fazer tudo que estiver ao meu alcance", garantiu o governador. Também participaram da reunião os secretário Luciano Vasquez (Casa Civil) e Ivan Mauricio (Imprensa).


A expectativa da organização é de que o evento reúna cerca de 90 mil visitantes durante os cinco dias. "Saio otimista dessa reunião. Realizamos um evento sério, que congrega todos os elementos da cultura sertaneja, então, tem que ter um olhar diferenciado", disse a presidente da Fundação.

A programação do evento conta com Vaquejada e pega de boi, shows artísticos, exposição de artesanato, além do encerramento, no domingo, com a tradicional Missa do Vaqueiro. Esta última contará com a participação do Quinteto Violado e dos cantores Josildo Sá e Flávio Leandro, além do Coral Aboios. O celebrante será o Bispo Dom Magnus. Entre as novidades para a edição deste ano, está a comemoração pela sanção, em setembro de 2013, da lei que regulamenta no Brasil a profissão de vaqueiro.

HISTÓRIA


Em 18 de julho de 1971, o Padre João Câncio dos Santos, juntamente com Luiz Gonzaga, realizou a primeira Missa do Vaqueiro, no Sitio Lages, em memória do vaqueiro Raimundo Jacó, que havia sido encontrado morto no local. Desde então, anualmente, no terceiro domingo de julho, vaqueiros de todo o Nordeste se encontram em romaria para renovar sua fé.

Em 1973, dois anos após a realização da primeira missa, Luiz Gonzaga e o Padre João Câncio construíram a estátua de Raimundo Jacó no local onde o vaqueiro foi morto. E assim, durante muitos anos, o momento era composto apenas pela missa religiosa, celebrada em frente ao monumento. Com a construção do Parque Estadual João Câncio, hoje propriedade da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), em 1974, a Missa do Vaqueiro passou a ser um dos principais eventos do calendário turístico de Pernambuco e a principal atividade econômica de Serrita.


(Com informações da Assessoria)

       

Nenhum comentário:

Postar um comentário