quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Notícias da Previdência Social

Avanços - Quando se fala em idosos, estudos da última Pesquisa Nacional por amostra de Domicílios (PNAD/IBGE) da Previdência Social, mostram o aumento da cobertura previdenciária. Chega a 82,2% – cerca de 19,32 milhões de pessoas em 2011- das pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Segundo o estudo essa melhoria na taxa de cobertura entre idosos é resultado, principalmente, do aumento da proteção de mulheres idosas, que saltou de 66,4%, em 1992, para 78,6%, em 2011.

Todo mês, o Regime Geral de Previdência Social (RGPS) paga, em dia, mais de 30 milhões de benefícios em todo o País. São mais de R$ 35 bilhões depositados todo mês nas contas dos aposentados e pensionistas, dinheiro que ajuda no sustento das famílias, na compra de alimentos, remédios, dentre outros itens básicos.


Novos desafios - Segundo o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, o Ministério da Previdência tem trabalhado para garantir proteção social à sociedade brasileira sem descuidar da sustentabilidade fiscal, mas alertou que as contas previdenciárias vêm sendo pressionadas pelo processo de envelhecimento populacional. Nas próximas quatro décadas deve haver um crescimento de 1 milhão de idosos por ano, chegando a 64 milhões de pessoas com 60 anos ou mais de idade em 2050. Atualmente, a população idosa responde por cerca de 10% da população total, patamar que deve se elevar para cerca de 30% em 2050. “Uma das alternativas para enfrentar esse grande desafio é aperfeiçoar nossas regras de pensões que são inadequadas e destoantes daquelas aplicadas na grande maioria dos países. Em 2011, as despesas com pensões, no RGPS e nos Regimes próprios, alcançaram cerca de 2,7% do PIB. No ano 2012, apenas no âmbito do RGPS, a despesa com pensões foi de R$ 70,9 bilhões”, calculou o ministro. (Fonte Ascom/MPS)

Um comentário:

  1. Belo texto e q bom q este blog esta .novamente no ar, estava com sa, bjdudades

    ResponderExcluir